A troca de Escitalopram 14 Mg para Fluoxetina 20mg para tag provoca aumento inicial ansiedade? Qual

4 respostas
A troca de Escitalopram 14
Mg para Fluoxetina 20mg para tag provoca aumento inicial ansiedade? Qual o prazo para o início do efeito terapêutico da Fluoxetina?
Boa tarde. O inicio do uso da fluoxetina pode provocar alguns efeitos colaterais, entre eles o aumento da ansiedade. Mas essa sensação é transitória, a medida que o organismo acostuma com a medicação nova e começa a fazer efeito para o tratamento da ansiedade, ela deve diminuir. O tempo do inicio de ação pode variar, mas em geral a partir da segunda semana já começa a ter uma melhora, alguns melhoram antes, alguns levam um tempo a mais. Se estiver com muita ansiedade, recomendo que retorne ao psiquiatra para avaliar se iniciará com uma dose menor e aos poucos ir aumentando ou se associaria outra medicação para conter a ansiedade inicial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode ser devido ao uso inicial do medicamento e com o tempo isso deve diminuir (de qualquer forma, a consulta ao seu psiquiatra para verificar os sintomas e efeitos do remédio é o mais indicado). Também gostaria de ressaltar que o acompanhamento terapêutico concomitante ao acompanhamento psiquiátrico também é recomendado e de muita ajuda no processo. Espero ter ajudado.
Como não há comprimido com 14 mg de escitalopram, você digitou errado ou está em uso (também) de solução oral.

Tanto o escitalopram quanto a fluoxetina são medicações do grupo dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS), de modo que a troca de um pelo outro pode ocorrer sem novos efeitos colaterais.

Entretanto, não existe uma equivalência clara de doses de um ISRS para o outro e mesmo os efeitos podem ter pequenas diferenças, seja na potência de inibição de recaptura de serotonina, seja na especificidade. Isto é, apesar de serem chamadas de ISRS, estas drogas atuam também sobre outros neurotransmissores (substâncias que comunicam as células nervosas umas com as outras) como, por exemplo, a noradrenalina. Por tudo isto, pode ter algum efeito que não tenha sentido antes.

A melhora dos efeitos colaterais ocorre APROXIMADAMENTE na mesma proporção do início dos efeitos terapêuticos: os colaterais vão diminuindo e os terapêuticos vão aumentando, nas primeiras semanas.
Recomendo procurar seu médico psiquiatra para que ele possa te orientar! Toda medicação deve ser utilizada através da orientação médica. O acompanhamento com psicólogo também é importante no tratamento da ansiedade.
Grata!

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.