A Terapia Cognitvo-Comportamental é a melhor opção para uma pessoa diagnosticada por psiquiatra como
10
respostas
A Terapia Cognitvo-Comportamental é a melhor opção para uma pessoa diagnosticada por psiquiatra como fóbico social e que deseja melhorar suas habilidades sociais tanto no campo afetivo quanto profissional?
De fato, há muitos estudos comprovando a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em casos de Transtornos Ansiosos. Contudo, na prática, é possível observar que fatores subjetivos importantes influenciam significativamente na fator terapia-melhora. Entre eles, destaca-se a relação terapeuta-paciente, na qual a afinidade com o profissional e o sentimento de acolhimento e confiança em relação ao mesmo são imprescindíveis para a evolução de cada paciente. Além disso, cabe falar que a TCC e outras terapias comportamentais irão atuar na sintomatologia, enquanto as linhas psicodinâmicas e fenomenológicas buscam trabalhar visando um contexto geral do funcionamento da pessoa, o que tende a "produzir os sintomas" fóbicos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A TCC para esses casos é a mais indicada, pois trabalhará os aspectos do pensamento e do comportamento, nesses contextos que você apontou, ou seja, afetivos e profissionais, afim de que se tornem mais funcionais no seu cotidiano!
Grande abraço!
Grande abraço!
Complementando um pouco e sintetizando as respostas dos colegas, há um leque de opções terapêuticas disponíveis para o tratamento de uma pessoa com fobia social, e como o tratamento é da pessoa com a fobia e não da fobia, ele deve ser altamente individualizado. Entre as formas de tratamento, há estratégias medicamentosas, que tem papel importante sobretudo em casos de maior gravidade. Há também uma vasta gama de abordagens psicoterápicas possíveis, entre elas: (A) TCC tradicional: abordagem com grande evidência científica de benefício. Inclui o chamado Treinamento de Habilidades Sociais, o que geralmente é muito útil; (B) Psicoterapia Baseada em Mindfulness: abordagem bastante estudada ultimamente, voltada para o desenvolvimento da habilidade de observar pensamentos, emoções e sensações como fenômenos mentais, sem um grande valor autorreferencial. É uma estratégia com evidências de benefício e que pode incluir ou não técnicas de TCC tradicional; (C) Terapias Psicodinâmicas.
Sim. De acordo com os colegas!!!
Forte abraço!!!
Forte abraço!!!
Olá!
A TCC - Terapia Cognitivo-comportamental é frequentemente recomendada por psiquiatras para o tratamento de transtornos ansiosos, dentre eles o TAS (Transtorno de Ansiedade Social), devido a sua eficácia comprovada através de estudos. Porém, existe outras abordagens da psicologia que também tratam o TAS. Mas a melhor abordagem é a qual você se identifica!
Um abraço!
A TCC - Terapia Cognitivo-comportamental é frequentemente recomendada por psiquiatras para o tratamento de transtornos ansiosos, dentre eles o TAS (Transtorno de Ansiedade Social), devido a sua eficácia comprovada através de estudos. Porém, existe outras abordagens da psicologia que também tratam o TAS. Mas a melhor abordagem é a qual você se identifica!
Um abraço!
A TCC apresenta excelentes resultados para a questão da fobia social. Vale lembrar que é uma abordagem objetiva e focada da questão apresentada pelo paciente, por isso costuma ser considerada breve se comparada a outras terapias. Outro ponto que vale a pena ser dito é que as habilidades sociais podem ser aprendidas de forma sistemática (treinamento). Ou seja, existe solução para esse desconforto. Você não precisa viver assim, procure ajuda e ganhe saúde.
Sem dúvidas a terapia tem muito a contribuir neste caso! No entanto é importante buscar um profissional com o qual vc se identifique, bem como se sinta a vontade com sua conduta terapêutica (forma como são realizadas as sessões). Pois vale lembrar que ainda que sigamos a mesma abordagem, terapeutas diferentes tem condutas terapêuticas diferentes e não significa que um seja melhor que o outro, o importante é encontrar alguém com quem vc se sinta bem!
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser uma aliada no tratamento da Fobia Social e Treino de Habilidades Sociais, pois possui protocolo específico para isso. No entanto, a melhor opção será aquela que você se identificar mais para que possa se engajar completamente no tratamento. Um abraço!
Olá, a terapia cognitivo-comportamental com toda certeza será uma boa escolha, pois esta é uma abordagem que tem eficácia comprovada no tratamento de Ansiedade Social.
Ola recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como consigo acompanhamento psicólogico emocional gratuito?
- não sei mais o que fazer por minha esposa nunca tá feliz com que eu faço, sempre tento agradar ela, mas quando uma agulha falta ela muda de humor, sem contar as desconfianças de comportamento feito por ela, se me perfume ela diz que é pra algum do trabalho, antes era a condição financeira agora melhoramos…
- Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?
- Olá. Minha filha sempre foi reservada na escola e sempre se queixou de que seus colegas eram desorganizados e bagunceiros o que para ela era um incomodo. Ela sempre foi inteligente e não gosta de fazer perguntas sobre as matérias na escola porque acredita não ter necessidade, certo dia anos atrás, ela…
- Minha filha tem 14 anos, possui hipotiroidismo controlado, corpo normal, não se senti a vontade de fazer amizades com adolescentes de sua idade somente mais novos na escola a mesma coisa é bastante ativa,,falante as vezes ansiosa. É normal ela não querer fazer amizades com amigos mais novos que ela?
- Para tratar transtorno bipolar, que necessita remédios, só um psiquiatra ou um médico neurologista…
- Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?
- Meu filho de 5 anos foi vítima de abuso pelo meu enteado de 13 anos. Se ele ficar vendo o seu agressor é possível que ele tenha mais consequências graves? E ñ consiga esquecer a medida que ele vá crescendo?
- Boa noite! Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas mentiras ,esta praticamente impossível em acreditar nele.Qual especialista devo procurar?
- Minha esposa reclama constantemente que não dou o mesmo carinho e atenção a ela como na época de namoro. Não sei mais como me aproximar dela. Minhas tentativas de aproximação resultam em desconfiança da parte dela, pois ela julga essa atitude como "inédita" e logo "me corta". O que eu faço?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.