A terapia cognitivo comportamental poderia causar alguma melhora na despersonalização?

10 respostas
A terapia cognitivo comportamental poderia causar alguma melhora na despersonalização?
A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha com o olhar para pensamento, emoção e comportamento. Atuando de forma prática com atividades que visam modificar a estrutura de pensamento do paciente e consequentemente modificar a emoção e o comportamento. Sendo assim, existe resultado positivo sim quando a Cognitivo Comportamental trabalha com casos de despersonalização.

Olá. O reconhecimento do distúrbio é recente. Infelizmente as pesquisas voltadas para o diagnóstico diferenciado é em nivel elementar.
No entanto, a técnica usada cognitivo comportamental tem apresentado resultados satisfatórios, no processo psicoterapêutico mas com a ação medicamentosa como coadjuvante.
A despersonalização é um fenômeno muito recorrente, o terceiro mais prevalente, após a depressão e ansiedade.
Trata-se de um transtorno onde há dificuldade em reconhecer como antes o próprio corpo, de questionar se suas memórias são fatos reais, isolamento e certo distanciamento do que acontece ao seu redor.
A TCC trabalha no cognitivo, ou seja no processamento da tríade : visão de si mesmo, visão do outro e visão do mundo. A intenção é a de encontrar distorções de pensamentos e crenças limitantes, e capacitar o indivíduo a intervir nesses processos disfuncionais. Portanto, extremamente eficiente no tratamento desse transtorno.
Grande abraço
Toda psicoterapia que tenha fundamentação teórica e aplicada por profissionais habilitados pelo Conselho Federal de Psicologia sao eficientes...dependendo do vínculo entre terapeuta e paciente os resultados poderão ser melhores
Sim se deseja saber se a Terapia Cognitiva Comportamental é eficiente para esse caso , sim ela é .
Olá, sim, a TCC é eficiente para o tratamento da despersonalização. Essa abordagem trabalha pensamentos, emoções e comportamentos de forma a ajudar o paciente a descobrir, compreender e modificar as cognições que o levam a acreditar, sentir e a se comportar de forma disfuncional. A Terapia do Esquema - que é uma outra uma terapia cognitiva - pode ser também muito eficiente no tratamento da despersonalização, principamente quando utilizada em conjunto com a TCC, pois ela une, além do trabalho com foco no presente (TCC) , alguns aspectos mais profundos da vida emocional do paciente que são construídos na infância e adolescência e reforçados na vida adulta e que, portanto, também interferem, de forma significativa, nos pensamentos, emoções e comportamentos atuais, tornando o tratamento mais profundo, mais abrangente e, portanto, mais eficaz.
Espero ter colaborado. Abs
A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que é mais especifica, breve focada no problema atual do paciente.Ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.Existem pensamentos na qual não analisamos , são chamados pensamentos automáticos que podem ser positivos ou negativos. Eu como psicologa vou ajudar o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos, afim de muda-los.O que nos afetam não são os Acontecimentos e sim as Formas que interpretamos. A terapia cognitiva tem demonstrado ser uma das técnicas mais eficazes no tratamento de vários transtornos.
A despersonalização, da forma como os profissionais da saúde a entendem, traz uma sensacao de estranhamento e distanciamento em relação a si mesmo. Pode estar presente como um dos sintomas em uma diversidade de problemas psiquiatricos, como ex. ansiedade, pânico, situacao traumatica atual/passada, depressão, uso de drogas, stress, etc. O primeiro passo é tentar definir o que pode estar causando essa despersonalizacao. Definida a causa, o tratamento medicamentoso costuma ajudar bastante. A terapia cognitiva comportamental também traz um alivio importante. Ensina tecnicas como o relaxamento muscular progressivo e de respiracao que reduzem o stress e ansiedade mais intensa, que em muitos casos, são os gatilhos para os momentos de despersonalizacao. Tambem ajuda a administrar melhor as emocoes nos ensinando a reconhecer possiveis formas de pensar alternativas às que estamos acostumados. Mudando a maneira como encaramos as situacoes, o stress tende a diminuir.
Olá. Sim a Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar.
Identificando os pensamentos disfuncionais que estão presentes, promovendo a reestruturação cognitiva e mudança nas emoções e comportamento. Há tratamento.Abraço.
Olá! Sim, isso é possível. Como alguns colegas já mencionaram, há técnicas que podem ser muito úteis na mudança de percepção e podem resultar em um manejo satisfatório do problema. Acrescento que caso não seja possível uma melhora significativa, pode ser interessante investir na aceitação daquilo que você sente e pensa, tornando mais simples a convivência com um certo distanciamento de si mesmo. Acredito que o mais importante é descobrir como você pode se manter com a mente saudável.