A terapia Cognitivo Comportamental pode ser usada no tratamento de Esquizofrenia hebefrenica?

22 respostas
A terapia Cognitivo Comportamental pode ser usada no tratamento de Esquizofrenia hebefrenica?
Sim a TCC busca reduzir os sintomas, que no caso da esquizofrenia hebefrênica é marcado pela desorganização do sujeito, predominando as alterações do pensamento e das emoções, juntamente com a fraqueza da vontade. O paciente tende a ficar indiferente a realidade, fechado em seu pensamento e sentimentos, parecendo viver em um mundo paralelo. O terapeuta vai estimular através da análise do seu comportamento o contato do paciente com a realidade. intervindo de modo que ele não fique tão imerso no seu mundo paralelo e desse modo aumentando o seu repertório social .

Sim. O Psicoterapeuta que atua com abordagem teórica terapia cognitiva comportamental pode atuar em casos como Esquizofrenia hebefrênica. Em linhas gerais, qualquer psicólogo tem ou deveria ter competências para lidar com esses casos, independente se atua com a terapia cognitiva comportamental ou não. Assim, sinta-se livre para buscar o profissional que melhor se ajusta a sua demanda.
Olá! Pode sim e também outras abordagens atuam com esquizofrenia hebefrênica. O importante é você se identificar tanto com a abordagem e com o profissional. Deve ter empatia para realizar um bom processo terapêutico.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 120
Oi! Sim, pode ser usada, assim como outras linhas de abordagens também podem ser interessantes para o tratamento.
Pode e é a mais indicada
Sim, o psicólogo clínico ou cognitivo comportal atua de forma a tratar e amenizar os comportamentos indesejáveis facilitando sua melhor interação no ambiente.
Sim. É necessário ter acompanhamento Psicológico para manter pelo menos o mínimo necessário em contato com a realidade.
Olá !
As diferentes abordagens que existem na psicologia podem ser utilizadas para o tratamento de Esquizofrenia.
A Terapia Cognitiva Comportamental é muito indicada e os resultados podem ser significativos representando assim uma maior qualidade de vida para o sujeito.
Olá! Sim, pode e é uma das linhas mais indicadas para tal. Porém deve ser observado que qualquer linha terá capacidade para atender qualquer demanda dentro da psicoterapia. O que pode ser observado é se o o profissional escolhido possui experiência com a demanda especifica. Sucesso!
Boa tarde, sim, o TCC e outras linhas/abordagens psicológicas podem tratar a Esquizofrenia. O importante é que você se identifique com a linha, confie e se sinta acolhido pelo profissional. Além disso, é importante que você busque um psiquiatra. Essa doença pede um tratamento multidisciplinar, unindo psicólogo com psiquiatra. Espero ter ajudado, fique bem!
Sim! A TCC é uma das abordagens mais indicadas para o tratamento desse quadro.
Como os colegas já assinalaram as TCCs podem sim ajudar no tratamento de Esquizofrenia hebefrenica, principalmente as de terceira onda, como a Terapia Comportamental Dialética, que não é só um conjunto de técnicas de mudança comportamental por meio da experiência, mas também um conjunto de técnicas de aceitação com o objetivo de conduzir o paciente na sua reabilitação psicossocial.
Olá, penso que todas as psicoterapias podem ser usadas no tratamento em paciêntes com esquizofrenia, inclusive a TCC. Entretanto, em minha experiência com pacientes com tal diagnóstico que trazem embotamento afetivo isolamento social e desinteresse, alteração na vontade, obtive resultados satisfatórios com terapias orientadas por uma equipe multisciplinar.
Espero ter ajudado!
Por ser um transtorno mental que altera as funções, emocionais comportamentais e cognitivas, a terapia trabalha as disfunções ocorridas nessas funções.
Sim, com certeza, as Psicoterapias auxiliam no tratamento coadjuvante com a Psiquiatria, consegue-se um bom resultado no comportamento.
Espero que tenha conseguido ajudar.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Sim a TCC Terapia Cognitivo Comportamental é bem eficiente e eficaz também para o tratamento da Esquizofrenia hebefrenica.
Olá! Sim. O profissional que acompanha o paciente nas sessões de terapia consegue identificar fatores estressores que costumam piorar o quadro e, a partir disso, ensina o paciente a evitá-los. A terapia também ajuda na parte de comunicação e interação social, independência, auto estima e maturidade emocional (controle de sentimentos e sensações).
Existem diversos tipos de terapia que podem ser aplicadas no tratamento da esquizofrenia e também no de outros transtornos (depressão, transtorno bipolar, autismo, etc.), mas sempre há um que se encaixa melhor às necessidades do paciente, caso a caso.
A terapia-cognitivo comportamental é a que apresenta mais evidências no tratamento dos sintomas da esquizofrenia hebefrenica.

Olá! Sim, a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada no tratamento da Esquizofrenia hebefrenica. Importante ressaltar a importância do trabalho conjunto com o psiquiatra. Há profunda relação entre TCC e esquizofrenia, por isso os ganhos são grandes! Conte comigo!
Olá! Sim. O profissional que acompanha o paciente nas sessões de terapia consegue identificar fatores estressores que costumam piorar o quadro e, a partir disso, ensina o paciente a evitá-los. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
No tratamento da esquizofrenia, a TCC busca reduzir os sintomas, ensinando o paciente a analisar, enfrentar e mudar pensamentos e crenças disfuncionais, melhorando a qualidade de vida.
então é uma das mais indicadas técnicas para tratamento da patologia, entretanto, ela deve ser associada a tratamento psiquiátrico.
Olá! Sim! No começo da década de 1960, Aaron T. Beck deu início a uma revolução no campo da saúde mental, dedicando-se a uma série de experimentos para a busca de explicações. Ele identificou as cognições negativas e distorcidas que existem nas pessoas, desenvolvendo uma forma de psicoterapia de curta duração chamada terapia cognitivo-comportamental. O tratamento é baseado na compreensão da história de cada paciente e tem sido adaptada a pacientes com diferentes níveis de educação e renda, assim como em pacientes com uma variedade de culturas e idades, desde crianças pequenas até adultos com idade mais avançada.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Olá. Sim. Aliás, é uma das Terapias mais recomendadas e efetivas para este caso. Um forte abraço