A tecnologia tem impacto nos transtornos mental?

30 respostas
A tecnologia tem impacto nos transtornos mentais?
 Sara Pinto Carneiro
Psicólogo, Psicanalista
Piracicaba
Olá, sim a tecnologia pode impactar nossa saúde mental, inclusive já temos estudos científicos sobre isso.
Mas, é importante salientar que é o para quê, o como e quando essa tecnologia é usada que vai realmente dizer os impactos dela na sua saúde mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Já existem vários estudos sobre os impactos do uso (excessivo) dos componentes tecnológicos e das redes sociais, podendo influenciar diretamente na atenção, raciocínio, memória. Porém, não é o único fator que desencadeia um transtorno, sendo necessário avaliar cada caso.

 Gustavo Moraes
Psicólogo, Psicanalista
Jacareí
Olá! Pesquisas mostram que o uso das telas pode alterar o funcionamento do cérebro, principalmente no que se refere aos neurotransmissores do bem-estar. As tecnologias, quando em excesso, potencializam esse funcionamento de uma maneira não saudável e, inclusive, causam fenômenos de dependência. Há também uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes. Entre os principais sintomas psicológicos destacam-se: irritabilidade, ansiedade e frustração. Sintomas físicos também são comuns, como dores no pescoço e visão turva. Temos que entender que o uso de tecnologia é algo inerente à nossa espécie. Desde os primórdios inventamos ferramentas que são uma extensão de nós mesmos. A roda amplia nossa capacidade de locomoção. O fogo possibilita ampliar nossa visão, capacidade de aquecimento e produção de energia. E o mundo digital pode ser considerado uma extensão de nossa mente e intelecto. Ele é um ótimo apoio inclusive para o trabalho intelectual. Resumidamente a tecnologia amplia nossa capacidade intelectual, nossa capacidade de trabalho, nossas interações, aprendizado, mas não podemos negar nosso inconsciente diante de tanta informação, conheça-te, forte abraço!
Dra. Marilia Neri
Psicólogo
Santo Antônio de Jesus
Como digo, realmente pode haver impactos para a saúde mental, mas é preciso entender de quais tecnologias você se refere e quais os impactos para entendermos de que tipo de relação estamos falando.
 Eduardo Carvalho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim pode sim, ainda mais se gerar comportamentos e sentimentos disfuncionais. Mas a parte boa é que vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível dependência e/ou vício que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Oi, tudo bem?
Que pergunta estimulante a sua e a resposta é sim, com certeza. Agora, para mensurarmos tais impactos e atribuirmos a eles uma qualidade você precisaria ser um pouco mais específico sobre o que exatamente queres saber. Fico a disposição. Grande abraço.
Dra. Elisiara Carvalho
Psicólogo
Belo Horizonte
Oi! Sim,existem estudos comprovando mas você tem algum transtorno mental que perceba que a tecnologia está te afetando?
 Maria Eduarda de Moraes
Psicólogo
Mogi Mirim
Olá, como os colegas acima disseram, a tecnologia pode sim influenciar diretamente em nossa saúde mental, mas é importante tentar mensurar junto a um profissional e de quais tecnologias necessariamente você está falando. Espero ter ajudado, abraços!
Dr. Elielton Reis
Psicólogo
Belém do Pará
ola, de certa forma sim, porque tudo em exagero prejudica, em geral a tecnologia é uma aliada e se não nos atualizarmos e aderirmos a tecnologia também nos prejudicaremos.
 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
Sim, impacta. Transtornos tem várias origens, mas são mais alimentados no dia-a-dia por pensamentos distorcidos. Na TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada -, por exemplo, a ansiedade pode levar ao uso excessivo da tecnologia. E a armadilha a desarmar pode ser justamente o afastamento dela, se estiver causando prejuízos. Ressalvo que os jogos e as redes sociais são apenas ferramentas. O modo como cada um vê e utiliza a tecnologia é determinante para nutrir ou inibir os efeitos negativos dos transtornos. À disposição!

 Karin Hartveld Ferreira
Psicólogo
Rio de Janeiro
O uso de telas, redes sociais, tecnologia certamente têm fortes impactos na saúde emocional e mental. Diante disso, temos que tomar alguns cuidados. O que realmente vem refletindo em você? Problemas para dormir, depressão, ansiedade, tristeza, angústia? Tudo na vida tem que ter um equilíbrio. Ficar atenta para não usar as telas por muito tempo, pode ter o mesmo efeito que um vício, isso quer dizer, que pode gerar o mesmo efeito ao vício em cocaína, por conta da dopamina (neurotransmissor que tem efeito de bem-estar, de prazer). A tecnologia veio para somar e ajudar, mas tem um limite. Qualquer coisa, estou à disposição.
 Flávia Camargo
Psicólogo
Bento Gonçalves
Ola, pesquisas mostram que o uso de telas em excesso pode causar danos tanto ao adulto quanto à criança. É importante estabelecer limites para essa exposição.
 Débora Laks
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! A tecnologia, assim como outras ferramentas que dispomos, pode ser utilizada de forma produtiva ou destrutiva. Você pode utilizar a tecnologia para ter acesso a mais informações, buscar vínculos, construir pontes com a realidade. No entanto, também é possível que a tecnologia seja utilizada como um fechamento e aí há de se ter cuidado. Também, existem evidências relacionadas ao uso excessivo, gerando dependência e outros sintomas como ansiedade, transtornos relacionados ao sono ou depressão.
A tecnologia em uso demasiado prejudica a saúde mental, pois pode provocar o adoecimento, desenvolvendo transtornos mentais ou pode ser a consequência de transtornos já existentes que está mau assistida. Também vale lembrar que o uso demasiado das tecnologias pode prejudicar o sono, momento tão importante para a saúde humana. Não podemos negar a importância destas ferramentas, devidas as suas utilidades, porém use em modo equilibrado.
 Marcela Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Quando utilizado de forma exagerada e inadequada, a tecnologia impacta significativamente na piora e no desencadeamento de transtornos mentais sim.
 Thais Carrijo
Psicólogo
São Paulo
Olá, importantíssimo questionamento... Sim, a tecnologia afeta significativamente todos nós e, consequentemente, os possíveis transtornos mentais, tanto positiva quanto negativamente. Por um lado, pode ser muito útil, por exemplo, no que diz respeito à aplicativos e plataformas digitais, oferecendo suporte para lidar com sentimentos, emoções, pensamentos... bem como promover maior acessibilidade de informações sobre saúde mental. Entretanto, o uso excessivo e descontrolado das redes e mídias digitais, podem levar ao isolamento social, aos comportamentos imediatistas, ao aumento da ansiedade e da depressão (para citar apenas os mais evidentes...). Considerando todos estes aspectos, é muito importante dosar o uso da tecnologia e estar atento aos sinais de que o uso excessivo ou inadequado da tecnologia está afetando negativamente a saúde. Espero ter contribuído na compreensão e me coloco à disposição!
 Anne Beatriz Carvalho Aguemi
Psicólogo
São Paulo
Olá,
A tecnologia, assim como qualquer outra ferramenta, pode ser utilizada para nos auxiliar. No entanto, se mal utilizada, pode oferecer sim um risco a saúde. Como por exemplo, vícios, má informação, compulsão, dentre outros. Como qualquer ferramenta, é necessário saber os limites e como se utilizar dela para usufruir de seus benefícios.
Espero ter oferecido algum insight :)
 Homero Artur Belloni Silva
Psicanalista, Psicólogo
Londrina
Sim, a tecnologia pode influenciar os transtornos mentais, seja negativamente, acentuando-os e agravando os casos, ou positivamente, servindo como ferramentas para um possível tratamento.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Com certeza.
 Clara Kislanov
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá!

Sim, há estudos que já confirmam o impacto do uso da tecnologia em relação aos transtornos mentais. O uso intensificado de celulares, computadores e outras ferramentas tecnológicas pode acentuar sentimentos de ansiedade, além de contribuir para o surgimento de comportamentos compulsivos. Se você sente que está usando em excesso os equipamentos tecnológicos e que isto pode estar atrapalhando suas atividades cotidianas, é interessante considerar a possibilidade de buscar auxílio profissional. Associados a tais comportamentos compulsivos, podem haver conflitos importantes a serem investigados em um processo de psicoterapia.
 Bruno Dal Pasquale
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá, em termos gerais podemos afirmar que sim, a tecnologia tem um impacto significativo nos transtornos mentais. Através da proliferação de dispositivos digitais e plataformas online, muitos aspectos da vida moderna foram transformados, incluindo a saúde mental. Por um lado, a tecnologia oferece acesso a informações sobre transtornos mentais, recursos de apoio e terapia online, o que pode ser benéfico para muitas pessoas. No entanto, também há preocupações com o aumento do estresse, da ansiedade e da dependência de dispositivos digitais, bem como questões de privacidade e segurança online que podem afetar negativamente a saúde mental. Portanto, enquanto a tecnologia pode oferecer oportunidades importantes, é crucial um uso equilibrado e consciente para minimizar os potenciais impactos negativos na saúde mental das pessoas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Prof. Felipe de Oliveira Foresto
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Obrigado pela pergunta. Tudo que fazemos tem algum impacto, mas é necessário compreender quais intensidades estão dispostas nestes fazeres. Lhe convido a iniciar um processo psicoterapêutico, onde essa e outras questões podem te auxiliar a entender um pouco mais sobre seu próprio funcionamento.
 Patricia Andrade
Psicólogo
São Paulo
a tecnologia não é um problema em si, mas COMO você a utiliza, sim. ela tem aptidão para nos dar gatilhos para ansiedade, depressão, vícios, perda da capacidade de concentração etc. convido você a falar sobre isso numa terapia e analisar como tem sido a sua relação particular com a tecnologia e quais tem sido os efeitos de como voce a tem utilizado, o que você busca através dela e como isso se relaciona com suas tendencias e fragilidades psicológicas/emocionais...
Sim, a tecnologia tem um impacto significativo nos transtornos mentais, tanto positivo quanto negativo. Por um lado, a tecnologia pode ser uma ferramenta útil no tratamento e manejo de transtornos psicológicos, como a Terapia Cognitivo-Comportamental Online (TCC), que tem se mostrado eficaz para distúrbios como ansiedade e depressão (Andersson et al., 2014). Além disso, aplicativos de monitoramento de saúde mental podem ajudar os indivíduos a rastrear seu humor, sono e atividades, facilitando o autocuidado.

Por outro lado, o uso excessivo de tecnologia, especialmente das redes sociais e dispositivos digitais, pode agravar condições como ansiedade social, depressão e distúrbios do sono. O isolamento social, a comparação constante e a exposição a conteúdos negativos podem aumentar os sintomas de transtornos mentais (Primack et al., 2017). Além disso, o uso excessivo de telas tem sido associado ao aumento da ansiedade e da dificuldade de concentração.

Portanto, enquanto a tecnologia pode ser uma aliada no tratamento e apoio à saúde mental, seu uso deve ser equilibrado e consciente, considerando tanto os benefícios quanto os riscos.
Olá. A questão não é a tecnologia (porque a evolução dela é inevitável); mas sim, o impacto que deixamos que ela tenha sobre nós. A tecnologia deve nos servir e não devemos permitir que ela nos absorva de forma integral. Normalmente, mudanças de comportamentos e hábitos mais positivos poderão desviar a pressão do mundo moderno. Se quiser evoluir nesse assunto, estou à disposição. Meu nome é Dra Lourdes Avelar. A primeira sessão é em cortesia
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A tecnologia tem impacto nos transtornos mentais?
Sim voce pode ler algumas pesquisas feitas sobre os efeitos de telas, jogos, filmes, e os impactos na saude mental das pessoas. A internet o uso excessivo de redes sociais e telas causado efeito prejudicial a quem não tem necessariamente um problema então quem já apresenta dificuldades pode ter um impacto ainda maior. por isso recomendamos limite de tempo não mais do que 2 horas de telas por dia, isso conta com celular, TV, computadores, videos games.
E sempre que possível fazer exercicio fisicos e ter mais contato com natureza que vai ajudar a diminuir agressividades, ou ajuda a melhorar o humor.
A tecnologia tem um impacto significativo na saúde mental, tanto positivo quanto negativo. O uso excessivo de redes sociais, por exemplo, pode aumentar a ansiedade e a depressão, além de prejudicar o sono e promover o isolamento social. Porém, quando utilizada de forma equilibrada, a tecnologia pode ser uma grande aliada no cuidado com a saúde mental. A terapia online, aplicativos de bem-estar e ferramentas de autoconhecimento têm ajudado muitas pessoas no gerenciamento emocional.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Sim depende do uso que se faz da tecnologia,que pode ser adequado ou não.Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
Dr. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

Sim, a tecnologia tem um impacto significativo nos transtornos mentais, tanto de maneira positiva quanto negativa. Por um lado, o acesso à informação e aos recursos online pode oferecer suporte valioso para aqueles que enfrentam problemas de saúde mental. Plataformas digitais, aplicativos de meditação e terapia online proporcionam acesso a ferramentas de autocuidado e à terapia, permitindo que mais pessoas busquem ajuda, especialmente em áreas onde o suporte presencial é limitado.

Por outro lado, o uso excessivo de tecnologia, especialmente das redes sociais, pode contribuir para o aumento da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. O ambiente online pode promover comparações sociais prejudiciais, cyberbullying e uma sensação de desconexão, o que pode afetar a autoestima e o bem-estar emocional. Além disso, a exposição constante a informações negativas pode ser sobrecarregante e gerar estresse.

É importante encontrar um equilíbrio saudável no uso da tecnologia e estar atento a como ela impacta seu estado emocional. Se você perceber que a tecnologia está afetando negativamente sua saúde mental, pode ser útil estabelecer limites e buscar formas de se desconectar.

Caso você esteja enfrentando desafios relacionados a esses aspectos, procurar suporte profissional pode ser um passo importante. Estou disponível para ajudar a explorar essas questões e desenvolver estratégias para um uso mais saudável da tecnologia. Para mais informações ou para agendar uma consulta, acesse meu perfil no Doctoralia: Leonir Troscki - Psicólogo ou visite o site Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Paula Oliveira Capelo

Paula Oliveira Capelo

Psicólogo

Bom Jesus Dos Perdões

Elizandra Martins

Elizandra Martins

Psicólogo

Florianópolis

Nicole N.Gabriel

Nicole N.Gabriel

Psicólogo

Niterói

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.