A sola do meu pé está descascando muito. Isso começou há cerca de 10 dias após passar 1h caminhando

1 respostas
A sola do meu pé está descascando muito. Isso começou há cerca de 10 dias após passar 1h caminhando na beira do mar. Quando fui tomar banho, notei que a sola dos pés estavam ardendo, e algumas horas depois descamando. Meus pés não são ressecados e sempre uso hidratante, mas mesmo assim uma camada fina da pele está descascando. O que devo fazer? Posso continuar com esfoliação e hidratação, ou tem a possibilidade de precisar de um tratamento?
A descamação intensa na sola dos pés após caminhar na beira do mar pode ser resultado de vários fatores, incluindo exposição prolongada à água salgada, fricção, e até mesmo uma reação alérgica a algum componente presente na água do mar ou na areia. Aqui estão algumas recomendações que podem ajudar:

1. **Evite esfoliação intensa**: Nesse momento, é melhor evitar esfoliar agressivamente a pele dos pés, pois isso pode aumentar a irritação e a descamação. Se você costuma usar uma pedra-pomes ou esfoliante, considere reduzir a frequência ou suspender temporariamente até que a pele se recupere.

2. **Hidratação regular**: Continue usando um bom hidratante para pés, especialmente após o banho, quando a pele está mais receptiva à absorção. Escolha um hidratante que contenha ingredientes como ureia, ácido lático ou ácido glicólico, que ajudam a manter a pele macia e hidratada.

3. **Proteção contra atrito**: Use calçados confortáveis e evite andar descalço em superfícies ásperas até que a pele esteja completamente cicatrizada. Isso ajuda a prevenir atrito excessivo que pode piorar a descamação.

4. **Consulte um dermatologista se necessário**: Se a descamação persistir ou se tornar dolorosa, é aconselhável consultar um dermatologista. Pode ser necessário um tratamento específico, como o uso de pomadas medicamentosas para acalmar a pele ou tratar possíveis infecções secundárias.

5. **Avalie possíveis alergias**: Considere se você pode ter desenvolvido alguma sensibilidade a produtos químicos presentes na água do mar, como algas, poluentes ou até mesmo protetores solares. Se suspeitar de uma reação alérgica, evite exposição adicional e consulte um médico para orientação.

Em resumo, enquanto sua pele se recupera, concentre-se em manter os pés bem hidratados e protegidos. Se a descamação persistir ou causar desconforto significativo, não hesite em procurar ajuda profissional para um diagnóstico preciso e orientação de tratamento adequada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!