A sogra da minha irmã anda tendo comportamento esquisito: Guarda coisas da cozinha no guarda roupa,

6 respostas
A sogra da minha irmã anda tendo comportamento esquisito: Guarda coisas da cozinha no guarda roupa, defeca no balde e joga na pia cozinha para lavar, veste roupas molhadas do varal,etc... Ela tem 70 anos. Isso é demencia?
É importante realizar consulta com neurologista e com neuropsicólogo para realizar avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica é uma avaliação das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, através de testes psicológicos padronizados.
Um dos objetivos:

É auxiliar o médico no diagnóstico de transtornos neurológicos e psiquiátricos.

Estabelece e implementa o plano de tratamento de reabilitação cognitiva em situações que existam alteração cognitiva e comportamental.

Abcs e boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro consultar com um neurologista para saber exatamente o que tem acontecido com ela.
É importante realizar uma consulta com o neurologista e uma avaliação neuropsicológica, a fim de compreender melhor o quadro. Entender quando os esses comportamentos "esquisitos" começaram, se é algo recente ou se sempre apresentou esse tipo de comportamento. Pois só uma avaliação detalhada com profissionais especializados poderá afirmar com certeza se é um quadro demencial ou outra condição clínica.
Nesse momento é extremamente importante fazer uma boa investigação para entender o que está acontecendo. Os profissionais que podem te ajudar seriam um neurologista, um psiquiatra com especialização em geriatria (para ajudar principalmente na questão comportamental e para descartar qualquer outra questão psiquiátrica que possa estar associada) e um psicólogo para, num primeiro momento, fazer uma boa avaliação psicológica e posteriormente poder pensar em uma estimulação cognitiva.

Espero ter ajudado! Se precisar de algo, fico a disposição!
provavelmente, sim. Procure o quanto antes um médico. Certifique-se ao marcar a consulta que ele seja especialista em geriatria e particularmente se atende pacientes com sindrome demencial. O quanto antes for iniciado qualquer tratamento, melhores serão as respostas do paciente. Procure também apoio psicológico especializado para casos demenciais para os familiares diretamente envolvidos, para que recebam orientações de manejo e suporte emocional. Muitos comportamentos "estranhos" podem ser minimizados com farmacoterapia e ajustes ambientais e de relacionamento entre o cuidador principal e o paciente.
Pode ser um quadro demencial sim, mas outras causas devem ser descartadas também. É muito importante um acompanhamento médico nesse caso.

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Isadora Leticia Silvestre Martins

Isadora Leticia Silvestre Martins

Psicólogo

São Paulo

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.