A sociopatia pode ser passada pelo material genético? Ou seja, se um sociopata tiver um filho é possível

8 respostas
A sociopatia pode ser passada pelo material genético? Ou seja, se um sociopata tiver um filho é possível considerar que este também terá o distúrbio.
O ser humano realmente herda algumas tendências biológicas dos pais, contudo acho que caberia mais uma linha de pensamento do tipo "como foi ser criado por um sociopata?".
Afinal este bebê desde sempre não foi acolhido e amado genuinamente, não houve uma preocupação com suas dores e angústias. Esse genitor provavelmente não tinha condições de exercer este papel pois provavelmente não teve registros saudáveis de afeto e cuidado em seu psiquismo. A hereditariedade pode se dar mais nesse sentido, de repetição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Veja...nós somos mais predispostos às doenças familiares físicas e psíquicas ... mas os distúrbios de personalidade não são genéticos...não são hereditárias...no teu caso como está preocupado com essa questão procure um psiquiatra para obter mais explicacao e um acompanhamento psicoterapico provavelmente lhe fará bem...
Ola! A genética é um fator importante, porém não determinante! Se vc pensa em uma família que têm obesidade o pensamento e: todos meus filhos serão obesos tb. Essa crença eh desfuncional, ou seja, uma distorção de um ponto que foi "verdade" ampliada como um paradigma. Muitos estudos, inclusive o meu realizado em Barcelona e California, provam que nesse caso a obesidade esta vinculado com o estilo de vida e não apenas com uma "tendência" genética. Todos nós teremos um aspecto negativo da genética, mas o que potencializamos eh o que irá dominar. Então: ser ter uma genética ou rasgos da sociopatia não determina ou invalida uma pessoa. Um tratamento especializo com psicoterapia, psiquiatra e escolhas que trazem um auto-conhecimento poderá modificar as condutas e sentimentos! Abraço
Olá! A sociopatia é uma condição que não afeta apenas a pessoa em si, mas também outras pessoas diretamente relacionadas à ela. Por isso é importante que a questão seja ampliada, não pensando apenas se é uma carga que passa geneticamente, mas sim pelo afeto ou pela falta dele.
Pensando dessa forma, independente da criança ter "herdado" ou não a sociopatia, é importante que ela passe por acompanhamento médico e terapêutico, pois só assim pode ser percebida a forma que ela está sendo afetada e, assim, ser feito algo no sentido de mediar e prevenir. Além disso, os familiares também podem passar por aconselhamento caso sintam necessidade, buscando compreender a melhor forma de lidar e agir com a criança e seus pais.
Espero ter auxiliado! Um abraço!
Olá!
Ainda não ha evidencias concretas de que a sociopatia seja herdada pelo material genético. Existem alguns estudos interessantes sobre como alguns traumas severos (por exemplo traumas de guerra) podem provocar alterações no DNA e desenvolver consequências em gerações subsequentes.
A convivência com um sociopatia (que é um dos tipos de trantornos de personalidade anti-social) pode ser muito complicada e gerar muito sofrimento e ser traumático para as relações mais próximas.
O filho de um sociopata pode trazer marcas profundas e que se não forem tratadas podem perpetuar nas gerações futuras. Por isso a psicoterapia é fundamental.
Um exemplo: se eu fui abusado fisicamente tenho MUITO mais chances de ser um futuro abusador.
Claro que também é relevante a qualidade da vinculação com a mãe, que pode ser um atenuante ou aumentar os riscos de problemas psicológicos e psiquiátricos nos filhos.
Ainda estão sendo feitos estudos a respeito, mas hoje o que podemos afirmar é que aparentemente a sociopatia não é herdada pelo material genético. Além disso, nos casos em que uma característica dessas é possível de ser herdada outros fatores ambientais influenciam na formação final da personalidade da pessoa.
Pode ser passado geneticamente, mas isso não quer dizer que o decendente desenvolva a doença, se tiver um grau leve de transtorno e um ambiente saudável, pode ser que consiga se adequar. Os estudos feitos são poucos, tem pouquíssimos dados referentes a origem do transtorno anti social e varios tipos de categorias e graus do transtorno. Muitos falam de fatores genéticos outros falam do social. Para mim e a interação dos dois.
Fatores genéticos e neurofisiológico podem estar envolvidos no desenvolvimento do comportamento anti-social na infância. O mais preocupante é no ambiente onde a criança sofrem privação afetiva. Que receber cuidados maternos e paternos inadequados. País agressivos e violentos, mães com problemas de saúde mental. O comportamento anti-social são frequentemente observados no período da adolescente os sintomas isolados e transitório.

Especialistas

Karina Andrade

Karina Andrade

Psicólogo

Betim

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Pedro Evandro Valente Pereira Filho

Pedro Evandro Valente Pereira Filho

Médico de família

Mimoso Do Sul

Alexandre Quelho Comandule

Alexandre Quelho Comandule

Psiquiatra

Campinas

Rafael Moisés de Assis Silva

Rafael Moisés de Assis Silva

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.