A síndrome do coração partido (cardiomiopatia de Takotsubo) é algo real? É possível acontecer de fat
2
respostas
A síndrome do coração partido (cardiomiopatia de Takotsubo) é algo real? É possível acontecer de fato após um choque emocional muito forte sendo negativo ou positivo?
Olá, assunto interessante e amplo. Resumidamente: a síndrome de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido, ou cardiomiopatia por estresse, é real. Pode ocorrer após estresse físico ou emocional (positivo ou negativo). Apresenta-se de forma semelhante ao infarto, com dor no peito e falta de ar (pode ter outros sintomas). É mais comum em mulheres, por volta dos 65 anos, e normalmente tem uma evolução benigna com recuperação completa. Chama-se “takotsubo”, em referência a uma armadilha de polvo utilizada no Japão, que tem o formato similar ao formato assumido pelo coração nesta patologia. Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Camilla Callado
Atenciosamente,
Camilla Callado
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo plenamente com a colega. Pode ocorrer por um espasmo da artéria coronária no momento da emoção forte. E quando as artérias coronárias são avaliadas por algum exame invasivo descobre-se que não existem lesões dentro das artérias. Pode recuperar completamente a função do coração posteriormente. Espero ter contribuído.
Abraços
Abraços
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido é transplantado de coração, está com um quadro gripal Pode tomar medicação para gripe ?
- Minha esposa teve queda da fração de ejeção em virtude de quimioterapia usando o medicamento "HERCEPTIM", a fração caiu a 42%. Como melhorar esta fração para que ela possa voltar a fazer a quimioterapia novamente? Meu contato: ddnaves1@hotmail.com. Grato pela atenção.
- Minha mãe é cardiopatia e recentemente esteve internada na UTI devido complicações como edema pulmonar e infeção pulmonar. Ela recebeu alta dia 11/06 e está apresentando um quadro gripal. Tosse, coriza e devido isso, um pouco de falta de ar. Seria caso de voltar ao pronto atendimento? Qual medicação…
- O meu ecocardiograma deu cardiopatia hipertensiva com ventrículo esquerdo adaptado. O Holter indicou instabilidade elétrica de alta incidência. Gostaria de ter opinião.
- Tenho taquicardia ventricular, posso pedi aposentaria pelo artigo 151 da 8.213/91?
- Bom dia... Tenho fração de ejeção entre 21% a 25%, alem dos betabloqueadores, em que a vitamina D mais cálcio implica em melhoras na IC ou ainda existem métodos de tratamentos mais modernos??/
- No meu ecocardiograma deu disfunção diastólica grau1 , eu posso trabalhar normalmente ?
- Boa tarde!!! Tenho insuficiência cardíaca com fração de ejeção 42% , é grave?
- Tenho insuficiência Cardíaca fração 42, tenho direito aposentadoria po invalidez? Qual seria o grau?
- Fração de Ejeção deu 0,730 isso é bom ou ruim? Se ruim, quais os cuidados que devo ter.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Cardiomiopatias
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.