A sindrome de meniere pode desaparecer?

2 respostas
A sindrome de meniere pode desaparecer?
Prezado paciente-internauta,

Não é o mais comum que o paciente portador desta experimente um desaparecimento total das crises, embora, com o tratamento adequado e o controle fino, estas tornem-se raras e, na sua ocorrência muito mais brandas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a) internauta, esse curso é clinicamente variável mas existem alguns trabalhos que avaliam o curso natural (como evolui) da "doença clássica de Ménière". Segundo o autor Silvestein (1989) as crises de tonturas vertiginosas (mais comuns) tendem a desaparecer em 57% dos pacientes depois de 2 anos e em 71% após 8 anos da doença. É esperado que com a piora da função do sistema do equilíbrio o paciente ainda possa manter uma certa instabilidade do equilíbrio, princialmente no escuro após esse período. Quanto a a questão da audição esses dados costumam mostrar mais variabilidade ainda. Um autor Stahle (1991) pontua que depois de 5-10 anos é esperado que o paciente tenha 50-60% da capacidade de discriminar palavras e uma perda moderada da audição, mas segundo Shea (1993) a flutuação da audição (assim como a vertigem-tontura que roda) tende a se estabilizar com a progressão da doença. Procure um otorrino para avaliar e tentar estabilizar a sua doença. Isso é possível. Boa sorte.

Especialistas

Lucas Moura Viana

Lucas Moura Viana

Otorrino

Brasília

Sebastião José da Rocha Neto

Sebastião José da Rocha Neto

Otorrino

Brasília

Rafaela Maia

Rafaela Maia

Otorrino, Neurologista

São Paulo

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Fonoaudiólogo

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Doença de Ménière
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.