A síndrome da serotonina existe ou é um assunto obsoleto?

4 respostas
A síndrome da serotonina existe ou é um assunto obsoleto?
A síndrome serotoninérgica existe ,sim. Ela pode ser produzida por medicamentos que aumentem a concentração da serotonina na fenda sináptica, por bloqueio excessivo da recaptação do neurotransmissor. Muitos medicamentos atuam na mesma região do neurônio, potencializando o efeito e causando a síndrome, que apresenta risco de vida para o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, ela existe e deve ser levada a sério.
Você deve buscar um profissional que ira fazer os exames necessários para avaliar o grau do problema e em seguida começar o tratamento.
Em geral esse problema acontece com pessoas que tem problemas com a baixa produção de serotonina, como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno alimentares entre outros.
O uso de algumas substancias da família das anfetaminas também podem levar a essa alteração, que se dá, na transmissão de um neurônio para o outro lugar chamado de fenda sináptica.

A disposição
Dra. Sayonara Machado
Sim, a síndrome serotoninérgica existe. Como dito acima pelo colega, dr. Marcos Ferreira, "pode ser produzida por medicamentos que aumentem a concentração de serotonina na fenda sináptica, por bloqueio excessivo de recaptação" daquele neurotransmissor.
Atenção especial deve ser dada no caso de necessidade de "troca" de substâncias do mesmo grupo, devendo ser respeitadas as condições de retirada do medicamento e "entrada" do novo, como o "wash-up" de cerca de dez dias para eliminação do produto pois, o resultado poderá ser um acúmulo de concentração de serotonina, ou seja, incremento de efeitos colaterais indesejáveis, sem benefício nos sintomas que desejamos tratar.
A síndrome serotonérgica é uma intoxicação grave por serotonina.

Além do que os colegas que me antecedem já citaram, essa intoxicação pode acontecer em outros dois casos. As pessoas que fazem tratamento com antidepressivos, correm risco de ter essa intoxicação se fizerem uso de suplementos nutricionais que contenham triptofano ou se fizerem uso de ecstasy.

Att.

Especialistas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Marcelo Gomes Telles

Marcelo Gomes Telles

Psiquiatra

Belo Horizonte

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.