A sibutramina pode ser usada para a depressão em substituição ao escitalopram, ou são medicamentos

3 respostas
A sibutramina pode ser usada para a depressão em substituição ao escitalopram, ou são medicamentos totalmente diferentes?
A Sibutramina não é antidepressivo, é um remédio usado para perda de peso e emagrecimento. Escitalopram é um antidepressivo verdadeiro e pode ser trocado por: Fluoxetina, Sertralina, Citalopram, Duloxetina, Venlafaxina, entre outros. Veja com seu médico psiquiatra a possibilidade de troca de medicação. Abraço forte e boa semana!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sibutramina não deve ser utilizada no tratamento da depressão. Ela não é indicada por nenhum guideline nacional ou internacional, e também não é uma opção terapêutica citada em nenhum dos grandes livros de referência em psiquiatria.
Na minha opinião, a existência de alguns artigos científicos ou grupos isolados de profissionais que façam essa indicação não é embasamento suficiente para usar a sibutramina no lugar de outras medicações mais seguras e mais consagradas, como o escitalopram.
Também vale muito a pena realizar psicoterapia para tratamento da depressão.
A sibutramina é uma medicação quer pertence, teoricamente, à classe dos antidepressivos. Porém, ela não é utilizada como antidepressivo e nao tem eficácia para essa finalidade. Sua ação é mais semelhante à dos psicoestimulantes, promovendo uma inibição do apetite e podendo aumentar sintomas ansiosos e de irritabilidade.
Assim, ela não deve ser utilizada em substituição ao escitalopram.
Hoje, existem antidepressivos que possuem menos efeitos colaterais e não levam ao ganho de peso.
Consulte seu médico para avaliar a melhor opção para você.
Um abraço.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 808 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.