A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?

38 respostas
A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?
Olá! O atraso na menstruação com o uso de sertralina é bastante raro, o impedimento da menstruação mais ainda. Busque um psiquiatra para analisar seu caso e os medicamentos que você vem tomando, alguns (em conjunto com a sertralina) podem estar contribuindo para que esses sintomas apareçam. Caso precise de um psicólogo, estou a disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito raro ter o aumento da prolactina com o uso de ISRS mas quando ocorre algumas mulheres podem ter atraso menstrual. No entanto, outros fatores também podem interromper a menstruação e devem ser considerados. Por isso é muito importante fazer acompanhamento médico. Sugiro que leve esta dúvida ao seu psiquiatra. Cuide-se!
 Karin Hartveld Ferreira
Psicólogo
Rio de Janeiro
É incomum o atraso da menstruação ou amenorréia quando se está tomando Sertralina. Mas outros fatores podem inteferir no seu ciclo menstrual, como questões emocional, além de hormonais. Observe bem o que pode estar causando. Converse com seu psiquiatra e ginecologista, Peça orientação. Espero ter te ajudado, fique bem e fico à disposição.
 Thais C. C. C. Galvão
Psicólogo
Santos
Procure seu especialista que te medicou. Ele é o único que pode esclarecer suas dúvidas quanto a medicação
Olá! Pode acontecer... Alguns medicamento podem interferir na produção hormonal e no ciclo menstrual. Por isso, é importante conversar sobre isso com seu médico e, em casos de risco, é recomendável utilizar mais de um método anticoncepcional.
Olá! É raro isso acontecer, mas existe a possibilidade. Consulte o seu Psiquiatra e marque visita a um Ginecologista, para excluir todas as possibilidades. Isso pode ocorrer também devido à problemas emocionais. Se for esse o caso, procure um Psicólogo. Um abraço!
 Fernanda Silvestre
Psicólogo
Fortaleza
A ansiedade e o estresse por si só, provocam o aumento do nível de cortisol levando ao atraso do ciclo menstrual por dias ou meses.
Além disso, você deve primeiramente descartar a possibilidade de gravidez.
O efeito da sertralina em relação a mudanças no ciclo menstrual é raro, ocorre devido ao aumento da prolactina em menos de 0,1% dos pacientes. No entanto, outras medicações ou outras condições clínicas podem alterar os níveis de maneira mais proeminente.
Sugiro procurar os profissionais médicos que te acompanham em relação ao medicamento para investigar essas alterações e principalmente aderir a um processo psicoterápico, onde você poderá trabalhar suas questões emocionais.
É muito raro acontecer. Consulte o seu Psiquiatra e marque visita a um Ginecologista, assim ele fará exames e possa ver qual é o problema. As vezes o atraso na menstruação pode ser por problemas emocionais. Procure um Psicólogo. Abraços.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Seria interessante procurar o médico que indicou a medicação e também um ginecologista. Um abraço
 Marília Torres De Queiroz
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Seria muito pertinente que você consultasse um ginecologista para investigar as razões dos atrasos.
Importante consultar com seu psiquiatra! A desregulação do ciclo pode estar relacionada com efeito colateral, porém é bastante raro.
Dra. Mariana Ozório
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
É importante consultar com a sua psiquiatra e a sua ginecologista, para ver se desregulação do ciclo hormonal pode estar relacionada com o uso da medicação.
Abçs
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Oi, quem melhor pode te dar essa informação é o teu médico, pois além dele conhecer a medicação que te prescreveu também pode correlacionar a outras medicações e verificar as interações medicamentosas que possam está ocorrendo no teu organismo. Quero te fazer uma ressalva quanto a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento através de remédios. Normalmente são muitas as medicações que vão mexer com nosso psicológico gerando algum desconforto físico e/ou emocional. A experiência clínica nos tem feito ver que o tratamento multidisciplinar favorece muito a uma resposta com mais eficácia do tratamento medicamentoso e melhoria da qualidade de vida como um todo.
Olá, bom dia! Antes de responder a sua pergunta, eu gostaria de salientar que os problemas de saúde mental estão interconectados com o ciclo menstrual. Por exemplo, uma pessoa com depressão libera mais cortisol do que um indivíduo saudável. Ok, mas o que é cortisol? É o famoso hormônio do estresse, ele age como um mensageiro para uma região muito importante do cérebro, o hipotálamo. O hipotálamo é aquela parte do cérebro que, entre outras funções, "avisa" aos ovários para liberar um óvulo durante o período fértil, porém o cortisol tem um efeito significativo nessa área, fazendo com que as mensagens não cheguem de forma apropriada. E como resultado, podemos observar atraso e/ou interrupção da ovulação, o que na prática é traduzido como menstruação atrasada ou uma menstruação que "não desce". A sua pergunta é a dúvida de muitas pacientes e também de profissionais da saúde.  Embora a relação entre anormalidades no ciclo menstrual e o uso de antidepressivos seja um fenômeno menos comum, ainda assim é possível observar esse efeito na prática clínica - principalmente durante os três primeiros meses de uso. Caso você tenha observado alterações no seu ciclo menstrual, é importante que você marque uma consulta com o seu psiquiatra, e, se possível, marque uma consulta com o ginecologista. Esses profissionais certamente farão uma avaliação clínica criteriosa para descartar causas orgânicas.
Dra. Paula Paiva
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Há diversos fatores que podem impactar em seu ciclo menstrual. Procure o atendimento especializado com quem te receitou a medicação.
Olá, a sertralina sozinha raramente vai alterar/atrasar seu ciclo menstrual, o ideal seria relatar isso e discutir com seu médico psiquiatra.
Porém, é importante ressaltar que a ansiedade, por si só, pode atrasar sua menstruação, já que aspectos emocionais têm o poder de interferir na produção hormonal (assim também acontece com a depressão, estresse, tensão…). Quando a razão do atraso menstrual é emocional, podem aparecer outros sintomas relacionados como dor de cabeça, diminuição da libido, etc. Aí é importante você SE observar e perceber onde está a disfunção na sua vida/rotina pra investigar a causa desse atraso… Espero que fique tudo bem.
É sempre importante consultar o seu medico para verificar as suas questões hormonais. Mas sempre é bom monitorar o seu ciclo menstrual, pois, algumas vezes os atrasos pode der por estresses e falta de autocuidado físico e mental.
 Sarah Simões
Psicólogo
Brasília
Olá, outras variáveis podem estar influenciando o atraso ou ausência da menstruação. O mais indicado é buscar um profissional (ginecologista e/ou endocrinologista) para investigar possíveis causas.
O acompanhamento psicológico também pode ser um aliado considerando que nossa saúde emocional também pode influenciar questões hormonais.
Dra. Jiciléia Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
Taboão Da Serra
Olá! O atraso na menstruação com uso apenas da sertralina é bastante raro. Caso ocorro esse efeito é necessário entrar em contato com o seu médico psiquiatra, ele fará investigações mais precisas. Existem os fatores emocionais também, que podem contribuindo para esse atraso. Recorrer a um acompanhamento psicoterapêutico seria de grande importância na contribuição do seu processo de tratamento.
Estrei a disposição para maiores informações.
 Marcela Assi
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá
Perguntas relacionadas a medicação nós psicólogos podemos esclarecer mas importante também é falar na consulta com o psiquiatra para uma melhor avaliação, pois você pode achar que é da sertralina e ser de outra medicação ou até outra causa.
Espero poder ter lhe ajudado.
Estou a disposição.
 Vanessa Feil Homa
Psicólogo
Porto Alegre
Oi, tudo bem?
Olha, até pode ocorrer atraso na mesntruação, mas conforme está descrito na bula, ela ocorre em menos de 0,1% das pessoas.
Conversa com o teu médico. Abraços!
Dra. Gabriela Gomes
Psicólogo
São Paulo
Olá! Então, é incomum o atraso ou a ausência de menstruação por conta da sertralina em si. Provavelmente seu corpo está reagindo dessa forma por outras razões que combinadas ou não com a medicação pode estar afetando seu sistema hormonal. Te aconselho a ir em seu ginecologista para esclarecer suas dúvidas e também ao psicólogo pois sempre é bom estar em acompanhamento e ter alguém que você confie, sem pre julgamentos para te apoiar e te escutar. Qualquer coisa estou por aqui! Fique bem.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Pode ser algo psicológico, mas é bom falar com o psiquiatra.
 Keli Mendes Franco
Psicólogo
São Paulo
Interações medicamentosas podem ocorrer diversos sintomas, assim como a somatização das emoções. Sugiro que converse com o médico que lhe receitou a sertralina e siga as orientações.
 Larissa Lima
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá! É raro o atraso da menstruação com o uso de sertralina. Entretanto, outros fatores podem interferir no ciclo menstrual. Aconselho consultar um ginecologista para investigar as razões dos atrasos. Lembrando que fatores emocionais também podem interferir na irregularidade menstrual.
É raro o atraso da menstruação pelo uso da Sertralina. Há a possibilidade desse atraso ser por fatores físicos ou psicológicos, o ideal é entrar em contato com o seu médico para que seja possível investigar o por quê.
 Gabriela G. Marcon
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Alterações no ciclo menstrual podem ser um efeito colateral relatado com o uso da sertralina, embora seja extremamente raro. Algumas mulheres podem experimentar irregularidades menstruais, incluindo atrasos no ciclo menstrual, alterações na duração do período menstrual ou até mesmo a ausência da menstruação por um período de tempo.

É importante discutir essa questão com o seu médico. Eles poderão avaliar sua situação individualmente, considerando outros fatores que possam estar contribuindo para qualquer alteração menstrual e oferecer orientações adequadas.
Olá , boa tarde, eu oriento , buscar um retorno no médico que te receitou, e também um ginecologista. Um abraço
A sertralina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) que é comumente usado para tratar a depressão, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e outros problemas de saúde mental.

Em relação ao ciclo menstrual, a sertralina geralmente não causa um atraso direto ou impede a menstruação de ocorrer. No entanto, alguns efeitos colaterais relacionados ao uso de sertralina podem afetar indiretamente o ciclo menstrual. Alguns indivíduos podem experimentar alterações no padrão de sono, apetite e humor, que podem, por sua vez, ter um impacto no ciclo menstrual. Estresse, ansiedade e mudanças hormonais também podem afetar o ciclo menstrual.

Caso você esteja tomando sertralina e esteja preocupada com alterações no seu ciclo menstrual, é importante discutir suas preocupações com um profissional de saúde, como seu médico ou ginecologista. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar outros fatores que possam estar afetando seu ciclo menstrual e fornecer orientações adequadas para sua situação.

Lembrando que cada pessoa pode reagir de forma diferente à medicação, portanto, é importante buscar orientação profissional para esclarecer suas dúvidas específicas e obter informações mais precisas com base no seu histórico médico e na medicação que está sendo utilizada.
Ola, bom dia. É raro o atraso da menstruação ou amenorreia quando se está tomando Sertralina. Sugiro que busque seu psiquiatra ou ginecologista para avaliar e te orientar melhor.
Olá, tudo bem?
Como os colegas disseram, a própria bula sugere que esse é um efeito raro.
Eu quero salientar duas questões, uma bastante óbvia e a outra nem tanto:
1) existe a possibilidade de você estar grávida? Sugiro que faça um teste rápido, pelo menos, e se possível consulte um medico ginecologista para descartar essa e outras possibilidades ginecológicas.

2) o ciclo menstrual está intimamente conectado as nossas emoções, sugiro que você faça um mapeamento disso, tentando perceber as correlações existentes entre as fases do ciclo e como você se sente. Em especial, no mês do atraso da sua menstruação, tente se lembrar de como você se sentiu, quais situações foram mais desafiadoras, o que te afetou mais…

Corpo e mente são partes da totalidade do que você é, está tudo integrado!
Espero ter ajudado.
Desejo que você fique bem. Se precisar, conte comigo!
 Wagner Luiz da Costa
Psicólogo
Ribeirão Preto
A sertralina, um antidepressivo comumente prescrito, pode impactar o ciclo menstrual de algumas pessoas, mas não é garantido que isso aconteça. Os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo. Em alguns casos, a sertralina pode causar alterações no ciclo menstrual, incluindo atrasos na menstruação. Isso pode ser devido aos efeitos da medicação no sistema endócrino, que regula os hormônios responsáveis ​​pelo ciclo menstrual. No entanto, é importante ressaltar que não é uma ocorrência comum para todas as pessoas que tomam sertralina, e a ocorrência de alterações no ciclo menstrual pode depender de vários fatores, como a dose do medicamento, a sensibilidade individual e outros aspectos da saúde geral. Se alguém estiver experimentando alterações significativas em seu ciclo menstrual ao tomar sertralina, é importante que discuta esses sintomas com um profissional de saúde para avaliação e orientação.
Dra. Bárbara Chelante Lourenço
Psicólogo
São Vicente
OLA BOA NOITE ! ALGUNS PACIENTES QUE TOMAM SERTRALINA TRAZEM COMO SINTOMA ALTERAÇÃO DO CICLO MENTRUAL. POREM, SÃO CASOS RAROS.
PROCURE AUXILIO MÉDICO GINECOLOGISTA E PSIQUIATRA PARA RELATAR QUALQUER ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA , NO CICLO MENSTRUAL . PODE SER VÁRIOS FATORES A CAUSA DESSA ALTERAÇÃO COMO : HORMÔNIOS, EMOCIONAL E ATÉ O PRÓPRIO MEDICAMENTO.
 Amanda Kül
Psicólogo
Goiânia
O atraso na menstruação é muito relativo. Podem ter diversas causas, inclusive fator emocional

Não deixe de buscar ajuda especializada.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Busque o médico que te prescreveu a medicação para saber todos os detalhes da medicação.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A sertralina, um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode ocasionalmente causar alterações no ciclo menstrual, embora isso seja considerado raro. Aqui estão os principais pontos sobre como a sertralina pode afetar a menstruação.
A sertralina pode, em alguns casos, causar atrasos na menstruação. Isso pode ocorrer devido ao aumento dos níveis de prolactina, que afeta o ciclo menstrual em menos de 0,1% dos pacientes. Além do atraso, algumas mulheres podem experimentar irregularidades menstruais, como alterações na duração do período ou até mesmo a ausência da menstruação (amenorreia) por períodos de tempo.
É importante considerar que fatores emocionais, como estresse e ansiedade, também podem impactar o ciclo menstrual. A depressão e a ansiedade podem levar a alterações hormonais que influenciam o ciclo.
Se você estiver tomando sertralina e notar alterações significativas no seu ciclo menstrual, é fundamental discutir essas preocupações com um profissional de saúde, como um psiquiatra ou ginecologista. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar outros fatores que possam estar afetando seu ciclo e fornecer orientações adequadas.
Além disso, é sempre uma boa prática descartar a possibilidade de gravidez se houver qualquer dúvida nesse sentido.
Se precisar de mais informações ou orientações sobre o uso da sertralina e seus efeitos, estou à disposição para ajudar!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

A sertralina, assim como outros antidepressivos, pode influenciar o ciclo menstrual, mas de maneira variável em cada pessoa. Para algumas mulheres, pode haver um atraso, ciclos irregulares ou até mudanças no fluxo. Isso acontece porque os neurotransmissores que a sertralina regula, como a serotonina, têm impacto sobre o eixo hormonal que controla a menstruação. É como se o cérebro estivesse priorizando o equilíbrio emocional e, no meio disso, o ciclo menstrual ficasse um pouco "em segundo plano".

No entanto, se a menstruação estiver muito atrasada ou não estiver descendo por um período prolongado, é sempre bom investigar outras causas, como fatores hormonais, estresse ou até mesmo uma possível gestação, dependendo do caso. O ideal é conversar com um ginecologista para avaliar melhor a situação e entender se a sertralina pode estar influenciando de forma significativa no seu caso. Caso precise, estou à disposição!
Olá. A sertralina não costuma causar atraso ou inibição da menstruação diretamente, mas pode influenciar o ciclo menstrual de algumas pessoas. Isso acontece porque os antidepressivos afetam neurotransmissores como a serotonina, que podem interferir no eixo hormonal que regula o ciclo menstrual. O ideal é conversar com seu médico para avaliar melhor a situação. Sempre à disposocão.

Especialistas

Renato Mancini

Renato Mancini

Psiquiatra

São Paulo

Nelson Fernando Bezerra de Melo

Nelson Fernando Bezerra de Melo

Psiquiatra

Garopaba

Alessandra Bevilaqua

Alessandra Bevilaqua

Psicólogo

Curitiba

Luan Felipe Barbosa

Luan Felipe Barbosa

Psicopedagogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 148 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.