A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?

34 respostas
A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?
Olá! O atraso na menstruação com o uso de sertralina é bastante raro, o impedimento da menstruação mais ainda. Busque um psiquiatra para analisar seu caso e os medicamentos que você vem tomando, alguns (em conjunto com a sertralina) podem estar contribuindo para que esses sintomas apareçam. Caso precise de um psicólogo, estou a disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 90

É muito raro ter o aumento da prolactina com o uso de ISRS mas quando ocorre algumas mulheres podem ter atraso menstrual. No entanto, outros fatores também podem interromper a menstruação e devem ser considerados. Por isso é muito importante fazer acompanhamento médico. Sugiro que leve esta dúvida ao seu psiquiatra. Cuide-se!
É incomum o atraso da menstruação ou amenorréia quando se está tomando Sertralina. Mas outros fatores podem inteferir no seu ciclo menstrual, como questões emocional, além de hormonais. Observe bem o que pode estar causando. Converse com seu psiquiatra e ginecologista, Peça orientação. Espero ter te ajudado, fique bem e fico à disposição.
Procure seu especialista que te medicou. Ele é o único que pode esclarecer suas dúvidas quanto a medicação
Olá! Pode acontecer... Alguns medicamento podem interferir na produção hormonal e no ciclo menstrual. Por isso, é importante conversar sobre isso com seu médico e, em casos de risco, é recomendável utilizar mais de um método anticoncepcional.
Olá! É raro isso acontecer, mas existe a possibilidade. Consulte o seu Psiquiatra e marque visita a um Ginecologista, para excluir todas as possibilidades. Isso pode ocorrer também devido à problemas emocionais. Se for esse o caso, procure um Psicólogo. Um abraço!
A ansiedade e o estresse por si só, provocam o aumento do nível de cortisol levando ao atraso do ciclo menstrual por dias ou meses.
Além disso, você deve primeiramente descartar a possibilidade de gravidez.
O efeito da sertralina em relação a mudanças no ciclo menstrual é raro, ocorre devido ao aumento da prolactina em menos de 0,1% dos pacientes. No entanto, outras medicações ou outras condições clínicas podem alterar os níveis de maneira mais proeminente.
Sugiro procurar os profissionais médicos que te acompanham em relação ao medicamento para investigar essas alterações e principalmente aderir a um processo psicoterápico, onde você poderá trabalhar suas questões emocionais.
É muito raro acontecer. Consulte o seu Psiquiatra e marque visita a um Ginecologista, assim ele fará exames e possa ver qual é o problema. As vezes o atraso na menstruação pode ser por problemas emocionais. Procure um Psicólogo. Abraços.
Olá! Seria interessante procurar o médico que indicou a medicação e também um ginecologista. Um abraço
Seria muito pertinente que você consultasse um ginecologista para investigar as razões dos atrasos.
Importante consultar com seu psiquiatra! A desregulação do ciclo pode estar relacionada com efeito colateral, porém é bastante raro.
É importante consultar com a sua psiquiatra e a sua ginecologista, para ver se desregulação do ciclo hormonal pode estar relacionada com o uso da medicação.
Abçs
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Oi, quem melhor pode te dar essa informação é o teu médico, pois além dele conhecer a medicação que te prescreveu também pode correlacionar a outras medicações e verificar as interações medicamentosas que possam está ocorrendo no teu organismo. Quero te fazer uma ressalva quanto a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento através de remédios. Normalmente são muitas as medicações que vão mexer com nosso psicológico gerando algum desconforto físico e/ou emocional. A experiência clínica nos tem feito ver que o tratamento multidisciplinar favorece muito a uma resposta com mais eficácia do tratamento medicamentoso e melhoria da qualidade de vida como um todo.
Olá, bom dia! Antes de responder a sua pergunta, eu gostaria de salientar que os problemas de saúde mental estão interconectados com o ciclo menstrual. Por exemplo, uma pessoa com depressão libera mais cortisol do que um indivíduo saudável. Ok, mas o que é cortisol? É o famoso hormônio do estresse, ele age como um mensageiro para uma região muito importante do cérebro, o hipotálamo. O hipotálamo é aquela parte do cérebro que, entre outras funções, "avisa" aos ovários para liberar um óvulo durante o período fértil, porém o cortisol tem um efeito significativo nessa área, fazendo com que as mensagens não cheguem de forma apropriada. E como resultado, podemos observar atraso e/ou interrupção da ovulação, o que na prática é traduzido como menstruação atrasada ou uma menstruação que "não desce". A sua pergunta é a dúvida de muitas pacientes e também de profissionais da saúde.  Embora a relação entre anormalidades no ciclo menstrual e o uso de antidepressivos seja um fenômeno menos comum, ainda assim é possível observar esse efeito na prática clínica - principalmente durante os três primeiros meses de uso. Caso você tenha observado alterações no seu ciclo menstrual, é importante que você marque uma consulta com o seu psiquiatra, e, se possível, marque uma consulta com o ginecologista. Esses profissionais certamente farão uma avaliação clínica criteriosa para descartar causas orgânicas.
Há diversos fatores que podem impactar em seu ciclo menstrual. Procure o atendimento especializado com quem te receitou a medicação.
Olá, a sertralina sozinha raramente vai alterar/atrasar seu ciclo menstrual, o ideal seria relatar isso e discutir com seu médico psiquiatra.
Porém, é importante ressaltar que a ansiedade, por si só, pode atrasar sua menstruação, já que aspectos emocionais têm o poder de interferir na produção hormonal (assim também acontece com a depressão, estresse, tensão…). Quando a razão do atraso menstrual é emocional, podem aparecer outros sintomas relacionados como dor de cabeça, diminuição da libido, etc. Aí é importante você SE observar e perceber onde está a disfunção na sua vida/rotina pra investigar a causa desse atraso… Espero que fique tudo bem.
É sempre importante consultar o seu medico para verificar as suas questões hormonais. Mas sempre é bom monitorar o seu ciclo menstrual, pois, algumas vezes os atrasos pode der por estresses e falta de autocuidado físico e mental.
Olá, outras variáveis podem estar influenciando o atraso ou ausência da menstruação. O mais indicado é buscar um profissional (ginecologista e/ou endocrinologista) para investigar possíveis causas.
O acompanhamento psicológico também pode ser um aliado considerando que nossa saúde emocional também pode influenciar questões hormonais.
Olá! O atraso na menstruação com uso apenas da sertralina é bastante raro. Caso ocorro esse efeito é necessário entrar em contato com o seu médico psiquiatra, ele fará investigações mais precisas. Existem os fatores emocionais também, que podem contribuindo para esse atraso. Recorrer a um acompanhamento psicoterapêutico seria de grande importância na contribuição do seu processo de tratamento.
Estrei a disposição para maiores informações.
Olá
Perguntas relacionadas a medicação nós psicólogos podemos esclarecer mas importante também é falar na consulta com o psiquiatra para uma melhor avaliação, pois você pode achar que é da sertralina e ser de outra medicação ou até outra causa.
Espero poder ter lhe ajudado.
Estou a disposição.
Oi, tudo bem?
Olha, até pode ocorrer atraso na mesntruação, mas conforme está descrito na bula, ela ocorre em menos de 0,1% das pessoas.
Conversa com o teu médico. Abraços!
Olá! Então, é incomum o atraso ou a ausência de menstruação por conta da sertralina em si. Provavelmente seu corpo está reagindo dessa forma por outras razões que combinadas ou não com a medicação pode estar afetando seu sistema hormonal. Te aconselho a ir em seu ginecologista para esclarecer suas dúvidas e também ao psicólogo pois sempre é bom estar em acompanhamento e ter alguém que você confie, sem pre julgamentos para te apoiar e te escutar. Qualquer coisa estou por aqui! Fique bem.
Pode ser algo psicológico, mas é bom falar com o psiquiatra.
Interações medicamentosas podem ocorrer diversos sintomas, assim como a somatização das emoções. Sugiro que converse com o médico que lhe receitou a sertralina e siga as orientações.
Olá! É raro o atraso da menstruação com o uso de sertralina. Entretanto, outros fatores podem interferir no ciclo menstrual. Aconselho consultar um ginecologista para investigar as razões dos atrasos. Lembrando que fatores emocionais também podem interferir na irregularidade menstrual.
É raro o atraso da menstruação pelo uso da Sertralina. Há a possibilidade desse atraso ser por fatores físicos ou psicológicos, o ideal é entrar em contato com o seu médico para que seja possível investigar o por quê.
Alterações no ciclo menstrual podem ser um efeito colateral relatado com o uso da sertralina, embora seja extremamente raro. Algumas mulheres podem experimentar irregularidades menstruais, incluindo atrasos no ciclo menstrual, alterações na duração do período menstrual ou até mesmo a ausência da menstruação por um período de tempo.

É importante discutir essa questão com o seu médico. Eles poderão avaliar sua situação individualmente, considerando outros fatores que possam estar contribuindo para qualquer alteração menstrual e oferecer orientações adequadas.
Olá , boa tarde, eu oriento , buscar um retorno no médico que te receitou, e também um ginecologista. Um abraço
A sertralina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) que é comumente usado para tratar a depressão, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e outros problemas de saúde mental.

Em relação ao ciclo menstrual, a sertralina geralmente não causa um atraso direto ou impede a menstruação de ocorrer. No entanto, alguns efeitos colaterais relacionados ao uso de sertralina podem afetar indiretamente o ciclo menstrual. Alguns indivíduos podem experimentar alterações no padrão de sono, apetite e humor, que podem, por sua vez, ter um impacto no ciclo menstrual. Estresse, ansiedade e mudanças hormonais também podem afetar o ciclo menstrual.

Caso você esteja tomando sertralina e esteja preocupada com alterações no seu ciclo menstrual, é importante discutir suas preocupações com um profissional de saúde, como seu médico ou ginecologista. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar outros fatores que possam estar afetando seu ciclo menstrual e fornecer orientações adequadas para sua situação.

Lembrando que cada pessoa pode reagir de forma diferente à medicação, portanto, é importante buscar orientação profissional para esclarecer suas dúvidas específicas e obter informações mais precisas com base no seu histórico médico e na medicação que está sendo utilizada.
Ola, bom dia. É raro o atraso da menstruação ou amenorreia quando se está tomando Sertralina. Sugiro que busque seu psiquiatra ou ginecologista para avaliar e te orientar melhor.
Olá, tudo bem?
Como os colegas disseram, a própria bula sugere que esse é um efeito raro.
Eu quero salientar duas questões, uma bastante óbvia e a outra nem tanto:
1) existe a possibilidade de você estar grávida? Sugiro que faça um teste rápido, pelo menos, e se possível consulte um medico ginecologista para descartar essa e outras possibilidades ginecológicas.

2) o ciclo menstrual está intimamente conectado as nossas emoções, sugiro que você faça um mapeamento disso, tentando perceber as correlações existentes entre as fases do ciclo e como você se sente. Em especial, no mês do atraso da sua menstruação, tente se lembrar de como você se sentiu, quais situações foram mais desafiadoras, o que te afetou mais…

Corpo e mente são partes da totalidade do que você é, está tudo integrado!
Espero ter ajudado.
Desejo que você fique bem. Se precisar, conte comigo!
A sertralina, um antidepressivo comumente prescrito, pode impactar o ciclo menstrual de algumas pessoas, mas não é garantido que isso aconteça. Os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo. Em alguns casos, a sertralina pode causar alterações no ciclo menstrual, incluindo atrasos na menstruação. Isso pode ser devido aos efeitos da medicação no sistema endócrino, que regula os hormônios responsáveis ​​pelo ciclo menstrual. No entanto, é importante ressaltar que não é uma ocorrência comum para todas as pessoas que tomam sertralina, e a ocorrência de alterações no ciclo menstrual pode depender de vários fatores, como a dose do medicamento, a sensibilidade individual e outros aspectos da saúde geral. Se alguém estiver experimentando alterações significativas em seu ciclo menstrual ao tomar sertralina, é importante que discuta esses sintomas com um profissional de saúde para avaliação e orientação.
OLA BOA NOITE ! ALGUNS PACIENTES QUE TOMAM SERTRALINA TRAZEM COMO SINTOMA ALTERAÇÃO DO CICLO MENTRUAL. POREM, SÃO CASOS RAROS.
PROCURE AUXILIO MÉDICO GINECOLOGISTA E PSIQUIATRA PARA RELATAR QUALQUER ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA , NO CICLO MENSTRUAL . PODE SER VÁRIOS FATORES A CAUSA DESSA ALTERAÇÃO COMO : HORMÔNIOS, EMOCIONAL E ATÉ O PRÓPRIO MEDICAMENTO.
Como psicólogo, é importante notar que a sertralina, um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode ocasionalmente afetar o ciclo menstrual de algumas pessoas, embora não seja uma reação comum para a maioria dos usuários. Os efeitos colaterais específicos podem variar de pessoa para pessoa, e a alteração no ciclo menstrual pode ser influenciada por diversos fatores individuais, incluindo a resposta ao medicamento, a saúde geral e outros aspectos pessoais.

Se alguém está experimentando mudanças significativas em seu ciclo menstrual enquanto toma sertralina, é fundamental consultar um médico ou um ginecologista para avaliar a situação de maneira adequada. Isso permite determinar se a medicação pode estar contribuindo para as alterações e discutir opções de tratamento ou ajustes necessários. É sempre importante que essas questões sejam abordadas com profissionais de saúde para garantir o cuidado adequado e personalizado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150