A sensibilidade auditiva é um dos sintomas do DPAC?

4 respostas
A sensibilidade auditiva é um dos sintomas do DPAC?
 Inayara Curti
Fonoaudiólogo
Ribeirão Preto
Sim, a sensibilidade auditiva pode ser um dos sintomas do Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC). O DPAC é uma condição em que o cérebro tem dificuldade em processar as informações sonoras que recebe dos ouvidos. Embora a audição periférica (os ouvidos) esteja normal, o processamento e a interpretação dos sons no cérebro estão comprometidos. Isso pode se manifestar de várias maneiras, incluindo sensibilidade a sons.

Entre outros sintomas, uma pessoa com o DPAC pode ter: Dificuldade em entender a fala quando há muito barulho ao redor; Dificuldade em determinar a origem de um som; Dificuldade em Seguir Instruções Auditivas; Dificuldade em lembrar informações transmitidas oralmente; Dificuldade na leitura e na escrita; Fadiga auditiva ou cansaço mental após esforços prolongados para ouvir e processar informações auditivas.

É sempre importante procurar por uma fonoaudióloga para fazer o diagnóstico e tratamento correto.

Espero ter ajudado. :-)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Cintia Ortegosa
Fonoaudiólogo
São Paulo
A sensibilidade auditiva também pode ter causas fisiológicas como uma má formação genética na orelha interna, no músculo tensor do tímpano ou nos músculos responsáveis pelos reflexos auditivos.. Entretanto, também é preciso levar em consideração causas emocionais, que podem causar a diminuição da serotonina cujo déficit pode afetar a audição.
Existem doenças auditivas (como a doença de Meniére) são o agente causador da hipersensibilidade auditiva.
Para chegar a um diagnóstico de hipersensibilidade auditiva, é recomendado fazer não só a audiometria (para identificar o menor nível de incômodo com ruídos), como também uma avaliação clínica com um profissional da área, ou seja, um fonoaudiólogo e/ou otorrinolaringologista.
O tratamento vai depender da causa, mas de forma geral, é feito com medicamentos, terapias sonoras (feita por um fonoaudiólogo, consiste em ajustar os aparelhos auditivos em uma frequência que irá abafar determinados ruídos incômodos), dessensibilização auditiva, em que o paciente é exposto a sons suaves do ambiente por determinados períodos para que suas orelhas se acostumem e, assim, o desconforto auditivo diminua, terapia cognitivo comportamental ou psicoterapia.
Dra. Fabiana Gobo
Fonoaudiólogo
Brasília
A sensibilidade auditiva também conhecida como MISOFONIA, pode ser uma característica da dificuldade de processar os sons como figura fundo, gerando desconforto estremo. Sempre recomendamos realizar uma avaliação fonoaudiológica para verificar as particularidades do seu caso
Olá! sim, a sensibilidade auditiva pode ser um dos sintomas observados em indivíduos com Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), embora não seja uma característica exclusiva ou universal. No contexto do DPAC, essa sensibilidade pode se manifestar de diferentes formas, dependendo das áreas do processamento auditivo que estão comprometidas.
Outros sintomas comuns do DPAC incluem:
Dificuldade em entender a fala quando há muito barulho ao redor.
Dificuldade em determinar a origem de um som.
Dificuldade em seguir instruções auditivas.
Dificuldade em lembrar informações transmitidas oralmente.
Fadiga auditiva ou cansaço mental após esforços prolongados para ouvir e processar informações auditivas.
Se a sensibilidade auditiva for significativa, é essencial realizar uma avaliação audiológica completa, incluindo testes específicos de processamento auditivo, para identificar se ela está relacionada ao DPAC ou a outras condições. Após o diagnóstico, o tratamento pode incluir terapias de reabilitação auditiva, estratégias compensatórias e, em alguns casos, abordagens para melhorar a tolerância a sons.
Espero ter ajudado.
Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.