A sensação de irrealidade está associada a depressão ou a ansiedade ?

10 respostas
A sensação de irrealidade está associada a depressão ou a ansiedade ?
A sensação de irrealidade pode estar associada a depressão e a ansiedade, como também ao transtorno de despersonificação/ desrealização. Para saber qual é o seu diagnóstico com mais precisão, é necessário que se busque uma avaliação psiquiátrica. É possível que você comece um tratamento com medicamentos. Além disso, é importante um acompanhamento psicológico, para trabalhar as causas que estão gerando esses sintomas e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A despersonalização e desrealização são sintomas que podem estar associados à ansiedade.
Ocorrem, geralmente, devido ao excesso de preocupações, medos, receios e constante vigilância da pessoa sobre aquilo que ela pensa, sente ou faz.
As pessoas que sentem a despersonalização/desrealização sentem-se separadas do mundo e do seu próprio corpo. Sente-se como se estivessem em um sonho, as coisas parecem irreais, desfocadas.
A pessoa ansiosa tem uma tendência de se preocupar demais com tudo e a despersonalização surge como um mecanismo de defesa, uma proteção a todo esse estresse.
Ultrapassar esses sentimentos sozinho pode ser difícil, procure ou oriente quem esteja passando por isso a procurar um psicólogo. Espero ter auxiliado.
A sensação de irrealidade ou estranheza e/ou separação do meio envolvente tem muito a ver com ansiedade, ataques de pânico mais especificamente, medos aterrorizadores sem uma causa concreta. É um dos sintomas de tantos da síndrome do pânico: taquicardia, sudorese, tremores, fadiga, formigamento, falta de ar, sensação de morte etc. É muito importante que se diagnostique bem e se inicie rapidamente uma psicoterapia com psicólogo , para acalmar essa sensação tão desagradável! Se necessário por ser muito aguda medicamentos poderão ser utilizados sempre bem orientado por um psiquiatra junto com a psicoterapia.
Olá! Sim, a desrealização pode aparecer tanto associada à depressão quanto à ansiedade, mas também pode ser parte de outro transtorno. Muitas vezes surge depois de uma situação de estresse intenso e tem a função de nos proteger do sofriemento. O ideal é que seja feita uma avaliação pelo psquiatra e um acompanhamento psicológico. Na psicoterapia existe uma estratégia recente chamada Mindulness, que é uma prática meditativa centrada no momento presente, na aceitação e atenção plena que pode contribuir para a melhora desse sintoma. Abraços.
Ela poderá está associada tanto a depressão quanto na ansiedade como sintomas ou como sinal de transtorno de despersonificação/ desrealização, para saber ao certo precisará passar por uma avaliação do psiquiatra, se for preciso ele entrará com o tratamento medicamentoso para melhorar os sintomas . Além disso , aconselho procurar ajuda psicoterápica para trabalhar as causas do sintoma, melhorando sua qualidade de vida , evitando maiores comprometimento tanto sociais,profissionais ou quaisquer outras áreas importantes.
Procure ajuda profissional! Qualquer 6, estou a disposição! Espero ter ajudado!
Geralmente os sintomas de irrealidade alem da depressão e ansiedade estão relacionadas também à síndrome do pânico, que é um tipo de transtorno caracterizado por crises espontâneas, intensas e súbitas sem causas aparentes; São sensações físicas desagradáveis e o medo de uma nova crise deixa a pessoa transtornada. É importante neste caso procurar um profissional de psicologia para ajudar a tratar estes sintomas desde o inicio para não se tornarem doença.
Não acredito que você saber seu diagnostico possa ajudar a partir do momento que não se saiba o que fazer com isso, talvez em terapia você possa entrar em contato com seus sentimentos e tentar fazer algo para mudar.
Att.
Eduardo
Penso que, num primeiro momento, seria importante poder falar a respeito desse mal estar, identificar as emoções e os pensamentos que a ele estão associados, considerando a sua história, os seus relacionamentos e o meio onde você vive, antes de pensar em um diagnóstico. Uma psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
É possivel considerar que nossa percepção de realidade tem relação direta com sentidos produzidos pela sociedade e reproduzidos individualmente. Tanto o que se denomina como depressão quanto a ansiedade podem ter relação com uma perda de sentido, seja de forma mais abstrata como de forma experimentada. Ainda nesse contexto, tanto o excesso quanto a falta de sentido podem trazer a sensação de irrealidade na experiência individual. A psicanálise oferece um espaço para acolher essas questões e melhor refleti-las, de forma a reduzir o sofrimento inerente dessas percepções.
Olá. A sensação descrita por você é característica da ansiedade. Compreender o que leva você a manifestar tais sintomas é fundamental para apropriar-se e identificar os gatilhos da realidade que a levam para tal situação. Dessa maneira, a busca por ajuda psicológica pode contribuir muito para compreender o que está por baixo desse sintoma manifestado. Espero ter ajudado! Att,

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.