A seis anos atrás tive um relacionamento que não foi legal. E hoje em dia não sinto mais nada por el

17 respostas
A seis anos atrás tive um relacionamento que não foi legal. E hoje em dia não sinto mais nada por ele. Mais eu tenho medo de conhecer outras pessoas de vez em quando tenho crise de choro não consigo dormir direito e durante a noite eu escuto vozes as vezes não queria comer tomar banho e as vezes não tenho vontade de fazer nada . Não gosto de ficar perto mais das pessoas prefiro fica só.
Isso é depressão ou ansiedade?
Sinto muito por isso que está vivendo, parece estar sendo difícil...
Muitas vezes nos machucamos em relacionamentos e ficamos com as feridas abertas, dá trabalho pra cicatrizar. Mesmo anos depois elas podem ainda doer, e isso se expressa na depressão e na ansiedade: são a forma que você encontrou de lidar com essas feridas. Pelo seu relato você pode estar sentindo as duas coisas. Recomendo que você busque ajuda psiquiátrica se achar que está intenso demais, para ter um alívio mais imediato dos seus sintomas e poder retomar atividades que são importantes pra você ficar bem. Vai te ajudar também a ter mais energia para lidar com as feridas, mas não vai tratá-las. Para elaborar as marcas que ficaram desse relacionamento e certamente de outras experiências que não foram legais pode ser fundamental ter apoio psicológico. Fico à disposição caso queira conversar sobre isso

O que você descreve tem características dos dois, mas é bom lembrar que para fechar um diagnóstico é necessário fazer uma avaliação.
Me parece que sua experiência foi traumática e sendo assim, frente a memórias traumáticas, experienciamos ansiedade, que são os pensamentos cheios de medo e preocupação.
Por outro lado, há tristeza também e traços depressivos, como mencionei antes, não podemos fechar um diagnóstico sem avaliação, tanto a tristeza quanto a preocupação são reações normais frente a experiências e na avaliação podemos ver o quanto isso afetou você e se estabeleceu um Transtorno que foi além do simples sintoma.
A melhor conduta seria agendar uma consulta com um psiquiatra a fim de aliviar seus sintomas imediatos e marcar uma sessão com um psicólogo para avaliar o trauma que esse relacionamento gerou.
Procure ajuda, você não precisa passar por isso sozinho(a) e não é um caso perdido.
Agradeço por compartilhar seus sentimentos e experiências. Parece que você está passando por um momento desafiador, e é corajoso reconhecer e expressar esses sentimentos. Como psicanalista, meu objetivo é fornecer um espaço seguro e compreensivo para explorarmos essas questões juntas.

O relacionamento difícil que você teve há seis anos pode ter deixado um impacto emocional duradouro, mesmo que você não sinta mais nada por essa pessoa. Os sintomas que você descreve, como crises de choro, dificuldades para dormir, vozes noturnas, perda de apetite e a falta de vontade para realizar atividades cotidianas, sugerem que há uma carga emocional significativa em sua vida.

Na psicanálise, procuramos compreender as raízes inconscientes desses sintomas e explorar as dinâmicas internas que podem estar contribuindo para o seu sofrimento. O medo de conhecer novas pessoas pode estar relacionado a defesas psíquicas construídas para evitar possíveis feridas emocionais.

As manifestações físicas e emocionais que você está vivenciando podem ser uma expressão do que não foi processado adequadamente no passado. A psicanálise oferece um espaço para investigar essas camadas mais profundas da mente, proporcionando insights sobre padrões repetitivos de pensamento e comportamento.

Entendo que ficar sozinha é uma preferência neste momento, e é importante respeitar esse desejo. No entanto, considerando a intensidade dos sintomas, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, que pode oferecer suporte e orientação ao longo desse processo.

A psicanálise pode ajudar a desvelar os significados subjacentes aos sintomas, promovendo uma compreensão mais clara de si mesma e permitindo a possibilidade de transformação e crescimento pessoal. Estou aqui para apoiá-la nesse processo e auxiliar na busca por respostas e alívio para o que está enfrentando.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
É comum lutos prolongados ou mesmo mal sucedidos de relacionamentos. Um amor que se vai pode nos causar uma dor física estranha, pois não é uma dor de lesão, é uma dor de afeto. Aquela parte que não está mais parece um pedaço arrancado e que deixou uma mutilação. Recompor a capacidade de fruição e realização faz parte do processo de luto. Algo que pode ser tratado por meio de um tratamento. A depressão e a ansiedade são diagnósticos que se popularizaram tanto que é comum enxergar eles em tudo. De certa forma, quem não é um pouco depressivo ou ansioso nesse mundo? Mas como patologias, depressão e ansiedade são coisas bem distantes do luto, apesar dele poder apresentar certos sintomas parecidos.
Olá! Acredito que o núcleo da questão envolve seus relacionamentos e vida amorosa. Traumas e sentimentos mal resolvidos precisam ser elaborados em terapia para sua vida fluir. Se o emocional paralisa por traumas, podem ocorrer várias doenças. São desequilíbrios do afeto e emocional. Quem sabe vc procura ajuda para cuidar da sua felicidade?
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para trauma psicológico - R$ 350
Olá! Considerando sua descrição, penso que seja importante procurar auxílio. A psicoterapia pode potencializar o seu desenvolvimento em face das questões apresentadas.
Olá, sinto que esteja passando por isso. Quando passamos por eventos traumáticos muitas vezes acabamos desenvolvendo sintomas físicos e psicológicos duradouros, que atrapalham sua vida. O ideal seria buscar ajuda na terapia para entender melhor o quadro e as possibilidades.

Estou à disposição para isso, abraço.
Olá!
Poxa, que difícil.
Lamento muito em saber que você passou por tudo isso.
Os sintomas que você está apresentando podem ser causados por depressão, ansiedade ou ambos.

A depressão é um transtorno que causa sentimentos de tristeza, desesperança e perda de interesse nas atividades que você costumava gostar. Também pode causar alterações no sono, no apetite e no nível de energia.

A ansiedade é um transtorno que causa sentimentos de medo, nervosismo e preocupação. Também pode causar sintomas físicos, como taquicardia, sudorese e tremores.

No seu caso, os sintomas de depressão e ansiedade estão presentes. O medo de conhecer outras pessoas, as crises de choro, a dificuldade para dormir, a perda de interesse nas atividades prazerosas, a falta de apetite e o isolamento social são sintomas comuns de depressão. A escuta de vozes durante a noite pode ser um sintoma de ansiedade ou até mesmo de outros transtornos.

Talvez, entender um pouquinho o que está acontecendo com você, possa ser o primeiro passo.
O funcionamento do cérebro é afetado pela depressão e pela ansiedade. Esses transtornos podem causar alterações nos níveis de neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores são responsáveis por regular o humor, o comportamento e o pensamento.
Sabia que existem medicamentos que podem auxiliar e regular esses níveis? Para isso você precisaria passar por uma avaliação com um médico psiquiatra, depois sugiro que faça terapia para ajudá-lo a entender os seus sintomas, a desenvolver estratégias de enfrentamento e a melhorar a sua qualidade de vida.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Um abraço
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica especialista em relacionamentos
@isabelrossetti.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1
olá, entendo sua ansiedade e tristeza. o processo do luto sempre é ser muito complexo delicado e pessoal, segue um percurso diferente para cada pessoa. o suporte adequado nestes momentos com profissionais qualificado é muito importante é na terapia que vai poder elaborar resinificar e buscar estratégia para lidar com os sintomas de angustia e ansiedade. me coloco a disposição
Olá! Imagino como deve ser difícil para você viver isso, sinto muito. Algumas vivências passadas podem deixar marcar emocionais em nossa vida e trazer consequências na nossa vida gerando sofrimento através de sintomas psicológicos e físicos. Pelo seu relato, a ansiedade e a depressão são hipóteses a serem consideradas, mas apenas com um acompanhamento de profissional será possível uma avaliação e uma compreensão diagnóstica. Se você perceber que essas questões estão te gerando prejuízos em sua vida, não deixe de buscar ajuda profissional. Você não precisa passar por isso sozinho(a), um psicólogo poderá te escutar sem julgamento, acolher suas dores e auxiliar a compreender e ressignificar essas vivências marcantes. Espero ter te ajudado! Fico à disposição, abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica - R$ 100
Seguem algumas dicas de como elaborar o luto de numa relação amorosa

1. Não ignore o luto, sinta sem medo. ...
2. Você não precisa passar por isso sozinho. ...
3. Não se isole. ...
4. O luto não tem tempo. ...
5. Desapegar não é esquecer. ...
6. Aos poucos, volte à rotina. ...
7. Procure ajuda profissional.

Vamos agendar uma sessão para que possamos conversar melhor e te ajudar na elaboração desses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Os sintomas que você descreve, como crises de choro, dificuldade para dormir, escutar vozes, falta de vontade para realizar atividades diárias, isolamento social e mudanças no apetite, podem ser indicativos de um quadro de depressão e/ou ansiedade.

A depressão e a ansiedade são distúrbios mentais distintos, mas frequentemente estão interligados, podendo apresentar sintomas sobrepostos. A depressão é caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e no apetite, sentimentos de desesperança e baixa autoestima, entre outros sintomas. A ansiedade, por sua vez, pode se manifestar através de preocupações excessivas, tensão, medos irracionais, dificuldade de concentração e sintomas físicos, como palpitações e sudorese.

A situação traumática que você viveu no relacionamento passado pode ter desencadeado sentimentos de estresse pós-traumático, que podem estar contribuindo para o seu estado emocional atual.

É importante buscar ajuda profissional para uma avaliação e um diagnóstico preciso. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação detalhada, ouvir suas experiências e sintomas, e assim determinar se você está lidando com depressão, ansiedade, estresse pós-traumático ou uma combinação desses problemas. A partir desse diagnóstico, poderá ser recomendado um tratamento adequado, que pode envolver terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos.

Não deixe de buscar suporte emocional. Com o tratamento correto e o apoio adequado, é possível superar esses desafios e melhorar sua qualidade de vida.
Olá. Os sintomas que você mencionou, como crises de choro, dificuldade para dormir, escutar vozes durante a noite, falta de apetite, aversão à interação social e falta de motivação, são indicativos de que algo está afetando seu bem-estar emocional. Procure ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação. orientação e tratamento adequados. Lembre-se de que buscar ajuda é um passo corajoso e importante para cuidar da sua saúde mental. Sempre à disposição.
Olá! Os sintomas que você descreve podem ser indicativos tanto de depressão quanto de ansiedade, ou até mesmo de uma combinação dos dois. A depressão pode se manifestar através de sentimentos de tristeza, apatia, desinteresse pelas atividades cotidianas, alterações no sono e no apetite, além de isolamento social. Por outro lado, a ansiedade pode causar preocupações excessivas, medo de situações sociais, dificuldade para dormir e concentração, entre outros sintomas.
Olá! Vivemos numa era de informações e todas podem ser acessadas e trazer para nós uma certa identificação, antes do diagnosticar, que tal procurar um profissional que você se sinta acolhida(o), e juntos possam encontrar caminhos que te levem ao melhor tratamento. Percebo que há uma possível associação dessa dor pelo antigo relacionamento e isso lhe preoucupa. Contudo, não se deixe pra depois, procure um profissional da saude mental e confie em seus processos.
Ola, em algum momento da nossa vida, passaremos por situações desafiadoras, e nem sempre sabemos como sair delas. A terapia ajuda a identificar os sentimentos e emoções que desencadearam esses sintomas, e a melhor forma de lidar com esses sintomas e a somatização. Busque ajuda de um profissional. Me coloco à disposição.
Olá! Para a construção de um saber sobre o que lhe ocorre é importante escutar-se em torno do que determinadas questões se organizam e ao que estas lhe remetem. É importante olhar para além do momento presente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!