A Ritalina pode ajudar na falta de foco e confusão durante a TPM?

5 respostas
A Ritalina pode ajudar na falta de foco e confusão durante a TPM?
A Ritlina* (metilfenidato) não tem uso aprovado para este tipo de queixa. Faça uma consulta psiquiátrica para que seja indicada uma conduta que seja comprovada e útil, para seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Ritalina (metilfenidato) é um estimulante do sistema nervoso central indicado principalmente para o tratamento do TDAH e, em alguns casos, da narcolepsia. Embora possa melhorar foco e atenção, seu uso não é recomendado especificamente para os sintomas cognitivos da TPM sem uma indicação médica clara.

Durante a TPM, oscilações hormonais podem causar dificuldades de concentração, confusão mental e variações no humor. No entanto, esses sintomas geralmente respondem melhor a estratégias como ajuste hormonal, mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos e, em alguns casos, uso de antidepressivos ou estabilizadores de humor, dependendo da gravidade do quadro.

Se os sintomas da TPM estão impactando muito sua rotina, o ideal é conversar com um médico para avaliar opções de tratamento mais adequadas.
Olá. A Ritalina é um medicamento psicoestimulante que não possui indicação formal para tratar alterações cognitivas e emocionais relacionadas ao período pré-menstrual devido ao risco de piorar sintomas como irritabilidade, dificuldades no sono e alterações no humor. O período pré-menstrual é um momento sensível no qual a mulher pode ter maiores dificuldades de concentração, mas há estratégias não farmacológicas e farmacológicas que o médico psiquiatra pode lançar mão para tornar este período mais confortável.
Olá! O metilfenidato (ritalina) não está indicado para o uso das alterações durante o ciclo menstrual e tampouco para o transtorno disfórico pré-menstrual. A automedicação pode levar a complicações graves. Caso esteja tendo muitos sintomas durante o período menstrual, o mais adequado é passar por uma avaliação com psiquiatria. Estou à disposição.
Embora a Ritalina possa ajudar a melhorar o foco em pessoas com TDAH, seu uso para sintomas de falta de foco e confusão durante a TPM não é recomendado sem a orientação de um médico. Existem opções mais apropriadas para tratar os sintomas da TPM, e um médico pode te ajudar a encontrar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Se tiver mais dúvidas ou quiser conversar sobre outras opções de tratamento, estou à disposição!

Especialistas

Simone Mendonça Pereira

Simone Mendonça Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 453 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.