A ritalina interfere no nível de insulina ou glicemia? Tenho tdah e faço uso dela como forma de tra

2 respostas
A ritalina interfere no nível de insulina ou glicemia?
Tenho tdah e faço uso dela como forma de tratamento medicamentoso.
A Ritalina* (metilfenidato) não costuma ter efeitos diretos sobre a insulina ou a glicemia. Mas, pode reduzir o apetite e, com isto, afetar a glicemia, indiretamente, em alguns casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Ritalina® (Metilfenidato) é um psicoestimulante, sendo o principal tratamento para quadros de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua ação é permitir maior liberação de dopamina e noradrenalina nos terminais sinápticos, o que aumenta a capacidade da pessoa manter o foco em alguma atividade, seja por maior concentração ou inibição da hiperatividade.
Por essa ação principalmente da Dopamina, que é um neurotransmissor envolvido do circuito da recompensa no cérebro pode ocorrer redução do apetite no tempo de ação da medicação. Esse inapetência temporária pode levar a menor ingesta, o que traria como consequência uma menor glicemia. Dessa forma, é importante ficar atento e não deixar de se alimentar corretamente nesse período.
Se ainda houver dúvidas procure seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos sobre esta e outras questões pertinentes ao seu planejamento terapêutico. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidade e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.