A Ritalina estabiliza o humor e reduz a ansiedade? Deu esse efeito em mim.
7
respostas
A Ritalina estabiliza o humor e reduz a ansiedade? Deu esse efeito em mim.
Difícil responder adequadamente sua pergunta sem maiores detalhes do porque do uso da ritalina (metilfenidato). Mas indo direto ao assunto ela não é considerada estabilizador de humor. Mas pode sim reduzir a ansiedade - esta advindo do TDAH - transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade. No tipo hiperativo ou misto a ritalina "acalma" mais deixando aquela ansiedade do tipo "em busca de novidades". Mas requer melhor investigação.
Mas atenção: ela não é ansiolítica (retirar a ansiedade); pelo contrário, em vários pacientes ela pode aumentar a ansiedade. Converse com o psiquiatra que prescreveu.
Mas atenção: ela não é ansiolítica (retirar a ansiedade); pelo contrário, em vários pacientes ela pode aumentar a ansiedade. Converse com o psiquiatra que prescreveu.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade que você refere pode ser sintoma de hiperatividade e a irritação um sintoma de impulsividade, o que justificaria uma melhora. Mas apenas seu médico pode avaliar essa evolução
Importante entender o porquê você foi medicado com Ritalina, qual a dosagem e uma série de perguntas. Se você acha que este foi o efeito que lhe causou, logo pressupõe que sem o remédio o seu humor se desestabiliza? Parece que você entendeu que o remédio lhe traz muitos ganhos, mas que não sabe se são de fatos pela farmacologia ou psicológicos. Importante refletir sobre isso com um bom Psicólogo.
Provavelmente pela atuação da medicação ter baixado o excesso de agitação tanto motora quanto a mental, deu a sensação de tranquilidade e estabilidade, e por consequência diminuiu a irritabilidade.
A ritalina atua melhorando o desempenho social e acadêmico, a memória (o que, consequentemente, tem um impacto positivo na aprendizagem), além de diminuir a atividade motora e a impulsividade. Todos esses sintomas, se não tratados adequadamente, podem causar um impacto emocional grande, gerando ansiedade e problemas de autoestima. Com o uso da medicação a qualidade de vida do paciente aumenta e pode gerar uma sensação de diminuição da ansiedade. De qualquer forma, se você tem alguma dúvida sobre a ação da medicação que você utilizando é interessante voltar a consultar o médico que te receitou a mesma.
O uso do Metilfenidato (Ritalina) ou outras medicações com o mesmo princípio ativo é bastante recomendado pelos médicos psiquiatras e neurologistas. Em relatos dos pacientes em tratamento o medicamento pode favorecer a concentração e melhora dos sintomas impulsivos. A ansiedade é um sintoma que não comum apenas em pacientes com diagnóstico de TDAH. Este é um sintoma que aparece em pessoas com este diagnóstico e outros diagnósticos psiquiátricos também. Desta forma, mesmo que o seu diagnóstico seja o TDAH, o tratamento do sintoma de ansiedade não deve ficar restrito a medicação. Neste sentido a psicoterapia pode ajudar no tratamento desta ansiedade a qual se refere. Lembrando sempre que os sintomas de ansiedade não melhoram por si mesmos, talvez com a Ritalina você não esteja tendo acesso a eles como antes, mas todo sintoma de ansiedade é indicativo que existe um conflito interno a ser tratado.Portanto, a combinação de psicoterapia e medicamento é a mais indicada. Até mais, Leidiane.
Cada organismo funciona de forma diferente, geralmente a ritalina faz vc se concentrar melhor, se tem uma sensação de aqui agora. pessoas que sofrem desse mal, são ansiosas, e não consegue focar por ter essa condição, pois o pensamento é rápido de mais , a ritalina deixa o pensamento mais lento, fazendo com que a pessoa foque no objetivo, por isso vc tem a sensação de estar mais calmo.
Perguntas relacionadas
- É possivel tomar ritalina juntamento com suplementos naturais para o humor (L-tirosina, L-triptofano e outros minerais/vitaminas) ?
- Sou diagnósticada com TDAH e com TEA, meu médico indicou 3 comprimidos de ritalina no dia, tomo 1 a cada 4 horas, mas apenas sinto o "pico" da ritalina no terceiro comprimido. É normal?
- Recentemente fui diagnosticada com TDAH e iniciarei o tratamento com ritalina. O remédio pode ter efeitos no coração? Seria interessante consultar com um cardiologista antes de iniciar o tratamento?
- olá, meu filho toma 15mg de metilfenidato, dissolvo em soro e deixo na seringa por 1h até a hora dele tomar. isso diminui o efeito? ele nao engole o comprimido e nao te qum dissolva na hora pra ele tomar
- Eu costumo tomar duas taças de vinho todas as noites. É compatível com tratamento de TDAH com Ritalina?
- Boa noite!! Meu esposo toma Ritalina de 10 e bebe cerveja. Isso pode? Estou preocupada.
- Faço uso de velija, aristab e puran t4. Comecei a tomar ritalina pra TDAH e estou tendo palpitação e pressão alta, mas já usei antes (sem o velija e o puran T4) e não tive problemas. Será que está havendo uma interação medicamentosa?
- Fui disgnosticada com TDAH e meu médico introduziu ao meu dia a dia o uso da Ritanila 10mg durantes dois horários, pela manhã e pela tarde. Não tive nenhum efeito colateral mas também não vi nenhuma mudança quanto as minhas dificuldades. Isso significa que ainda vou me adaptar? Tenho receios quanto ao…
- Ritalina contribuir para o aparecimento do Parkinson? Após algum tempo de uso.
- Eu comecei a tomar ritalina la30mg à 15 dias e os meus pensamentos negativos aumentar muito É normal e quanto tempo decorre
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 362 perguntas sobre Ritalina
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.