A queda de cabelo pode ser causada por fatores hormonais em mulheres jovens, por volta dos 20 anos? Parei

3 respostas
A queda de cabelo pode ser causada por fatores hormonais em mulheres jovens, por volta dos 20 anos? Parei de tomar o anticoncepcional a 1 ano e meio, e desde lá tenho crises de queda de cabelo, porém sem nenhum outro sintoma como acne, amenorreia, etc. Ou a perda dos fios pode ter outros fatores?
Olá ! Existem varias causas para queda do cabelo , como deficiência de vitaminas, anemias , algumas doenças !
Agende sua consulta para investigar a causa e os possíveis tratamentos !
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A queda de cabelo pode acontecer após quadros infecciosos, internamentos, cirurgias, uso de determinadas medicações, após a gestação e após stress importante (perda familiar, mudança de cidade, depressão).
Alguns pacientes confundem a queda de cabelo (quando você penteia ou passa a mão no cabelo, e os fios se soltam do couro cabeludo), com o afinamento dos fios (que dá o aspecto de cabelo mais ralo, fino, deixando o couro cabeludo mais aparente).
Esse afinamento é chamado de alopecia androgenética. Nesse caso, pode haver uma piora após parar o uso de anticoncepcional, pois essa medicação tem um efeito benéfico para esse tipo de calvície.
O ideal é agendar uma consulta com um dermatologista, que fará uma história completa (avaliando fatores que possam contribuir com a queda de cabelo) e examinará seu couro cabeludo + fios de cabelo, conseguindo assim diferenciar se o problema é a queda em si ou se está havendo um afinamento dos fios.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente.
Olá, existem vários tipos de queda de cabelo. Um dos tipos mais comuns é a queda aguda, chamada eflúvio telógeno agudo, que costuma ser desencadeada por algum fator específico, entre os quais o início de algumas medicações ou a troca de anticoncepcional. Em alguns casos, essas crises de queda podem acontecer repetidas vezes ou mesmo tornarem-se um quadro crônico. Outro tipo frequente é a queda de origem genética/hormonal, a chamada alopecia androgenética, que costuma ser caracterizada por um afinamento progressivo dos fios, causando aspecto de cabelo ralo na mulher. Essa alteração pode começar na adolescência, mas geralmente passa desapercebida por anos. Essas duas causas de queda podem até mesmo se sobrepor, além de existirem inúmeras outras. Por isso é fundamental a avaliação do dermatologista para diagnosticar e tratar corretamente seu quadro. Atenciosamente, Dra Lahis.

Especialistas

Victor Carvalho

Victor Carvalho

Especialista em biomedicina

Rio de Janeiro

Marina Baeta Neves

Marina Baeta Neves

Dermatologista

Rio de Janeiro

Letícia Caveagna Lealdini

Letícia Caveagna Lealdini

Dermatologista

São Paulo

Letícia Sobral Terceiro

Letícia Sobral Terceiro

Especialista em medicina estética

Fortaleza

Maiara Onetta

Maiara Onetta

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 331 perguntas sobre Alopecia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.