A primeira cirurgia que fiz de pterigio foi uma raspagem e levei um ponto. Voltou muito pior. Fiz a segunda
2
respostas
A primeira cirurgia que fiz de pterigio foi uma raspagem e levei um ponto.
Voltou muito pior. Fiz a segunda dia 11-11-2013.transplante de conjutiva foi usado uma broca de diamante. continua como antes. voltou estaca zero.
o que posso fazer?
Voltou muito pior. Fiz a segunda dia 11-11-2013.transplante de conjutiva foi usado uma broca de diamante. continua como antes. voltou estaca zero.
o que posso fazer?
A cirurgia de pterígio, mesmo quando feita com as técnicas mais modernas que são a utilização de mitomicina C durante a cirurgia com transplante de membrana amniótica ou auto-transplante conjuntival, apresenta taxas de recidiva que variam de 7 a 20%. Quem já operou e teve recidiva tem essa porcentagem ainda mais elevada. Após a cirurgia (e mesmo antes) deve ser orientado o uso de óculos de sol com proteção 100% para UVA e UVB e colírios lubrificantes, já que a poeira e a exposição as radiações ultravioletas do sol são as principais responsáveis pelo crescimento e recidiva do pterígio. Infelizmente quando ocorre uma recidiva ela costuma ser bem precoce mesmo, já no segundo mês de pós-operatório é possível ver sinais de recidiva. Quem já foi submetido a cirurgia de pterígio por 2 vezes deve ter cautela antes de marcar uma terceira cirurgia. Isso porque além de ter altíssima chance de nova recidiva, cirurgias repetidas costumam deixar a córnea afinada. Procure um oftalmologista!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O pterígio pode recidivar, infelizmente não é raro. Existem técnicas que diminuem a chance de recidiva, como o uso do transplante conjuntival, mas mesmo assim existe o risco. Deve- se investigar o que está ocorrendo para recidivas tão rápidas ( alguma alergia, alguma infecção, exposição precoce a vento etc). recomendo retornar ao oftalmologista e conversar sobre novas possibilidades de tratamento. Obs: a broca de diamante serve apenas para deixar a córnea "mais limpa" ela não interfere na recidiva.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz a cirurgia de pterígio há 4 meses, porém voltou, posso fazer outra cirurgia ou é recomendado esperar mais tempo?
- Fiz uma cirurgia de pterígios sinto que não ficou bem-feito o que devo fazer?
- Boa tarde! Fiz cirurgia de pterígio a 43 dias, ainda sinto ardência e tá um pouco vermelho é normal? Por quanto tempo ainda ficará assim? Continuo fazendo uso do colírio de lubrificação,é normal até quanto tempo? Muito obrigada,abraço.
- Olá é normal essa lente de contato , pós cirurgia de pterígio, embaçar a visão?
- Fiz a cirurgia de pterígio tem 33 dias e meu olho ainda aparece o amarelo da cola biológica e minha pálpebra ficou caida, meu olho tá menor que o outro. Isso é normal?
- Estou com 5 dias que fiz a cirurgia de pterígio e aonde tinha vermelho agora está amarelado é normal isso?
- Criança com glaucoma congênito pode tomar banho de mar ?
- Fiz uma cirurgia de ptose há 13 dias e meu olho ainda não abre, ainda não percebi resultado. Estou usando as medicações corretamente porém a pálpebra está caída e a visão está um pouco turva. É normal?
- Meu esposo operou pterígio tem 5 dias , ele está sentindo muita dor no local da operação e tem um coágulo na parte branca do olho. Isso é normal?
- Meu marido fez uma cirurgia de catarata a quase 1 mês estava indo tudo bem, mas hoje ele amanheceu com o olho vermelho, o olho dói na claridade e a visão está embaçada
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1588 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.