A pouco mais de duas semanas tenho tomado escitalopram, tenho notado uma redução da libido e dificul

2 respostas
Há pouco mais de 2 semanas comecei a tomar escitalopram e notei redução da libido e dificuldade de chegar ao climax. Esse efeito colateral é permanente?
Este efeito ocorre em 80% das pessoas que fazem uso desta medicação. Em muitas pessoas, tende a melhorar com o tempo de uso e pode mesmo desaparecer, porém não é possível saber de antemão quem vai permanecer com o efeito.

A redução da libido e a dificuldade em atingir o clímax são efeitos colaterais relativamente comuns associados ao uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como o escitalopram. Esses efeitos ocorrem devido ao impacto do medicamento nos níveis de serotonina, que, por sua vez, podem afetar a função sexual.

Natureza dos Efeitos Colaterais Sexuais:

Temporalidade: Para muitas pessoas, esses efeitos colaterais podem diminuir com o tempo à medida que o corpo se ajusta ao medicamento. No entanto, para alguns, os efeitos podem persistir enquanto o medicamento estiver sendo tomado.

Ajustes de Dose: Às vezes, ajustar a dose do escitalopram pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais sexuais. Isso deve ser feito sob a orientação de um médico.

Alternativas de Tratamento: Se os efeitos colaterais persistirem e forem problemáticos, seu médico pode considerar mudar para outro antidepressivo que tenha menos impacto sobre a função sexual. Medicamentos como a bupropiona são conhecidos por ter menos efeitos colaterais sexuais.

Estratégias Complementares: Em alguns casos, medicamentos ou suplementos específicos podem ser prescritos para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais sexuais, mas isso deve ser discutido com um profissional de saúde.

O que Fazer:

Consulta Médica: É importante discutir esses efeitos colaterais com seu médico. Eles podem avaliar sua situação e considerar ajustes no tratamento que podem ajudar.

Comunicação Aberta: Manter uma comunicação aberta com seu parceiro também pode ser útil para lidar com os desafios relacionados à função sexual.

Monitoramento: Continue monitorando os sintomas para ver se eles melhoram com o tempo ou com ajustes no tratamento.

Se você estiver preocupado com os efeitos do escitalopram sobre sua função sexual, não hesite em buscar orientação médica para garantir que seu tratamento seja seguro e eficaz, atendendo também às suas necessidades de qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500