A pouco mais de duas semanas tenho tomado escitalopram, tenho notado uma redução da libido e dificul

2 respostas
Há pouco mais de 2 semanas comecei a tomar escitalopram e notei redução da libido e dificuldade de chegar ao climax. Esse efeito colateral é permanente?
Este efeito ocorre em 80% das pessoas que fazem uso desta medicação. Em muitas pessoas, tende a melhorar com o tempo de uso e pode mesmo desaparecer, porém não é possível saber de antemão quem vai permanecer com o efeito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A redução da libido e a dificuldade em atingir o clímax são efeitos colaterais relativamente comuns associados ao uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como o escitalopram. Esses efeitos ocorrem devido ao impacto do medicamento nos níveis de serotonina, que, por sua vez, podem afetar a função sexual.

Natureza dos Efeitos Colaterais Sexuais:

Temporalidade: Para muitas pessoas, esses efeitos colaterais podem diminuir com o tempo à medida que o corpo se ajusta ao medicamento. No entanto, para alguns, os efeitos podem persistir enquanto o medicamento estiver sendo tomado.


Ajustes de Dose: Às vezes, ajustar a dose do escitalopram pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais sexuais. Isso deve ser feito sob a orientação de um médico.


Alternativas de Tratamento: Se os efeitos colaterais persistirem e forem problemáticos, seu médico pode considerar mudar para outro antidepressivo que tenha menos impacto sobre a função sexual. Medicamentos como a bupropiona são conhecidos por ter menos efeitos colaterais sexuais.


Estratégias Complementares: Em alguns casos, medicamentos ou suplementos específicos podem ser prescritos para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais sexuais, mas isso deve ser discutido com um profissional de saúde.

O que Fazer:

Consulta Médica: É importante discutir esses efeitos colaterais com seu médico. Eles podem avaliar sua situação e considerar ajustes no tratamento que podem ajudar.


Comunicação Aberta: Manter uma comunicação aberta com seu parceiro também pode ser útil para lidar com os desafios relacionados à função sexual.


Monitoramento: Continue monitorando os sintomas para ver se eles melhoram com o tempo ou com ajustes no tratamento.

Se você estiver preocupado com os efeitos do escitalopram sobre sua função sexual, não hesite em buscar orientação médica para garantir que seu tratamento seja seguro e eficaz, atendendo também às suas necessidades de qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2140 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.