a piromania é de fato ou não um transtorno mental ?

8 respostas
a piromania é de fato ou não um transtorno mental ?
Entender o que nos costumamos chamar de transtorno mental é polêmico. A profissão psiquiátrica tende a equiparar à doenças o comportamento e as experiências que se encontram suficientemente fora da norma estatística. Cabe enfatizar que se trata de uma definição estatística, pois não temos provas físicas suficientes por tanto que a neurociência esteja prometendo tais provas. Virou moda. Mas por exemplo a presênça ou ausência de um determinado químico no cérebro não só é quase impossível de se medir (ele é constatado empiricamente pela efeito que dá o acréscimo articifical deste químico por fora), ou a observação radiográfica de atividades ou inativadade de certas partes do cérebro, visto a complexidade e o pouco conhecimento que nos temos dos processos cerebrais, são insuficientes.

A alternativa para quem não quer falar em transtorno é de procurar entender o sentido que o comportamento e a experiência determinados faz na nossa cultura e assim para a pessoa. Interpretar. Nada menos.

Tanto Cid 10 quanto dsm 5 tal " comportamento" encontra-se catalogado. Há alguns requisitos para diagnóstico diferencial. Por exemplo, o diagnóstico não é feito caso o comportamento incendiário seja melhor explicado por: transtorno de conduta, episodio maníaco ou transtorno de personalidade anti-social.
Olá!
De acordo com o DSM-V, sim, a piromania é considerada um transtorno.
Ola bom dia
Deve se fazer um diagnóstico com psiquiatra ou psicologo. Se estiver associado com um tranrotono como esquizofrenia,transtorno bipolar etc.Pode ser considerado transtorno metal.Caso contrario avaliar se o ato nao foi motivado por raiva, conflitos de grupos etc. De qualquer forma bom procurar ajuda, pois e algo grave. Abraço
Olá, pode ser considerado um transtorno mental, porém é necessário uma avaliação mais aprofundada, pois pode estar associada a outros transtornos mentais.
Conforme dito acima sim pela DSM-V SIM É considerado porém existe outras sintomas que acompanha o piromaniaco como sintomas de esquizofrenia e transtorno de personalidades... para ser diagnosticado tem que se fazer um acompanhamento psiquiátrico juntamente terapêutico criterioso e cuidadoso...
Conforme já informado acima segundo o DSM- V sim. Porém para ter um diagnóstico, mais específico é necessário que existam outros 3 sintomas associados. A esquizofrenia, a mania bipolar, e o comportamento anti- social. Mas a avaliação e o acompanhamento psiquiátrico e fundamental.
Concordo com os colegas e acredito que seja fundamental uma avaliação mais detalhada sobre o caso.