A pessoa que possui o carcinoma basocelular há 4 anos tem cura?

5 respostas
A pessoa que possui o carcinoma basocelular há 4 anos tem cura?
Se você se submeteu a uma retirada de carcinoma basocelular e no exame anatomopatológico o laudo diz que as margens cirúrgicas estão livres você está curado mais não se engane ,o carcinoma basocelular geralmente surge em áreas com danos solares cumulativos durante anos isto significa que em outras áreas do seu corpo podem surgir outros cujos os quais não tem nada haver com este câncer já retirado e sim com a exposição solar que você se submeteu .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, tem cura. O carcinoma basocelular (CBC) possui um excelente prognóstico pois raramente evoluem com metástase a distância. O tratamento é cirúrgico. Procure um especialista para resolver essa questão o quanto antes.
O carcinoma basocelular é um tumor de pele maligno que tem cura na maioria das vezes, ou seja, aquele tumor que foi retirado não volta mais. No entanto, é um tumor que surge em áreas cronicamente expostas ao sol e podem surgir novos tumores em diferentes locais.
A avaliação de qualquer tumor necessita usar O Sistema TNM. Esse método de avaliação leva em
Conta o Tamanho do Tumor, se existem linfonodos acometidos (ínguas). E se o tumor espalhou à distância Metástases. De uma forma geral tumores basocelulares menores de dois centímetros, fora da face e dependendo do tipo histológico (resultado da biópsia ) costumam ser tumores menos agressivos! A única certeza sem avaaliar o paciente é que este tumor deve ser retirado assim que possível !
Procure sempre um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para melhor avaliar o seu caso!

Ps: não deixe para depois
O carcinoma basocelular é altamente curável. O risco de metástases (quando a doença vai para outros órgãos à distância) é muito baixo, tanto que eu nunca vi. O que pode acontecer é o aparecimento de outros focos de carcinoma basocelular numa pele doente, cronicamente exposta ao sol. Geralmente o tratamento é cirurgia e, eventualmente, complementada com radioterapia.

Especialistas

Adriana Cuglianna

Adriana Cuglianna

Dermatologista

São José dos Campos

Marina Baeta Neves

Marina Baeta Neves

Dermatologista

Rio de Janeiro

Letícia Caveagna Lealdini

Letícia Caveagna Lealdini

Dermatologista

São Paulo

Maiara Onetta

Maiara Onetta

Dermatologista

São Paulo

Mauricio Baptista Pereira

Mauricio Baptista Pereira

Oncologista

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.