A pessoa pode ser diagnosticada com bipolaridade mesmo nunca tendo tido depressão e nem diminuição n
2
respostas
A pessoa pode ser diagnosticada com bipolaridade mesmo nunca tendo tido depressão e nem diminuição no humor?
Sim, porque atualmente, o critério para o diagnostico do transtorno bipolar tipo I e ter tido pelo menos um episódio de mania que, segundo a quinta edição (texto revisado) do manual de diagnostico e estatística da Associação Psiquiátrica Americana, deve constar dos critérios A-D CRITÉRIO A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente de atividade ou energia, com duração de pelo menos 1 semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração se a hospitalização for necessária). B. Durante o período de perturbação do humor e aumento de energia e atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor for apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança perceptível no comportamento habitual: C. A perturbação do humor é suficientemente grave para causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou ocupacional ou para necessitar de hospitalização para evitar danos a si mesmo ou a terceiros, ou há características psicóticas. D. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, uma droga de abuso, um medicamento, outro tratamento) ou a outra condição médica. Ha também o transtorno bipolar do tipo II, com episódios de hipomania (mais leves, com outros critérios).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim - um episódio de MANIA é suficiente para o diagnóstico de transtorno bipolar, mesmo nunca tendo havido um episódio depressivo
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Já nascemos com o transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Ola , tomo aripiprazol para transtorno bipolar , posso ingerir cerveja sem álcool ?
- O que acontece se uma pessoa não trata o transtorno bipolar?
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.