A pessoa pode ser diagnosticada com bipolaridade mesmo nunca tendo tido depressão e nem diminuição n

2 respostas
A pessoa pode ser diagnosticada com bipolaridade mesmo nunca tendo tido depressão e nem diminuição no humor?
Sim, porque atualmente, o critério para o diagnostico do transtorno bipolar tipo I e ter tido pelo menos um episódio de mania que, segundo a quinta edição (texto revisado) do manual de diagnostico e estatística da Associação Psiquiátrica Americana, deve constar dos critérios A-D CRITÉRIO A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente de atividade ou energia, com duração de pelo menos 1 semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração se a hospitalização for necessária). B. Durante o período de perturbação do humor e aumento de energia e atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor for apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança perceptível no comportamento habitual: C. A perturbação do humor é suficientemente grave para causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou ocupacional ou para necessitar de hospitalização para evitar danos a si mesmo ou a terceiros, ou há características psicóticas. D. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, uma droga de abuso, um medicamento, outro tratamento) ou a outra condição médica. Ha também o transtorno bipolar do tipo II, com episódios de hipomania (mais leves, com outros critérios).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim - um episódio de MANIA é suficiente para o diagnóstico de transtorno bipolar, mesmo nunca tendo havido um episódio depressivo

Especialistas

Marlon Willfried Fritze Soares

Marlon Willfried Fritze Soares

Psiquiatra

Joinville

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Viviane Nóbrega

Viviane Nóbrega

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.