A pessoa pode andar normalmente com o rompimento completo do LCA?

3 respostas
A pessoa pode andar normalmente com o rompimento completo do LCA?
Olá! Na verdade, podemos dividir as fases que sucedem a lesão do LCA (ligamento cruzado anterior) em fases aguda e crônica. Na fase aguda (imediatamente após a lesão), é muito comum haver dor, inchaço do joelho, dificuldade para movimentar o joelho e para andar. Algumas poucas pessoas, nessa fase, apesar de ter toda a história clássica de trauma torcional com aquele estalo audível, não vão apresentar sintomas. Com a melhora da inflamação, vem a fase crônica. Nessa fase, a maioria das pessoas já se adaptou a lesão e andam normalmente. No entanto, os movimentos de giro e rotação do joelho ainda causam muito desconforto, porque promovem o deslocamento anormal dos ossos do joelho e os sintomas/sinais de falseio. De qualquer forma, mesmo que uma pessoa qualquer esteja adaptada à lesão e pense que está tudo bem, normalmente não está. O joelho é como uma engrenagem e a falta de uma peça (ligamento) faz com que todo o funcionamento do joelho fique alterado. Assim, mesmo que a pessoa não perceba, ela estará realizando micromovimentos anormais o tempo todo e isso acelera o desgaste da articulação. Por isso, após a lesão é fundamental o trabalho de reabilitação e o tratamento com reconstrução do ligamento. Procure um especialista para confirmar se há lesão do ligamento e para recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Melhoras!

Sim, a maioria dos pacientes conseguem andar, dirigir, pedalar e até fazer musculação, mesmo a lesão completa do ligamento cruzado anterior. O problema são os movimentos que envolvem mudança de direção, giro ou rotação do joelho, nestes movimentos, quando o ligamento está rompido, há uma movimentação anormal entre o osso da coxa e da perna e o paciente tem a sensação de que o joelho está deslocando ou saindo do lugar (falseio), estes falseios quando ocorrem podem ser muito dolorosos ou nem tanto. Porém mesmo que a princípio o paciente consiga levar uma vida próxima ao normal, a tendência com o tempo é que estes falseios levem e lesões das cartilagens e meniscos e consequentemente haja piora da dor e a precipitação de um processo degenerativo mais precoce do joelho. Por isso em pacientes ativos geralmente é indicado tratamento cirúrgico após o diagnóstico da lesão completa de ligamento cruzado anterior.
Olá!
Pode sim! Inclusive não só andar como também correr, nadar, malhar, etc.
O problema sao as acelerações (e desacelerações) bruscas ou as mudanças de direção do joelho. Sem a integridade do ligamento cruzado anterior você pode ter algum falseio ou mesmo micromovimentos que acabam por sobrecarregar as estruturas adjacentes, como meniscos e os outros ligamentos, o que pode ocasionar lesões dessas estruturas.
Não deixe de procurar um ortopedista especialista em joelho para lhe acompanhar.
Boa sorte!