A pessoa pode andar normalmente com o rompimento completo do LCA?

3 respostas
A pessoa pode andar normalmente com o rompimento completo do LCA?
Olá! Na verdade, podemos dividir as fases que sucedem a lesão do LCA (ligamento cruzado anterior) em fases aguda e crônica. Na fase aguda (imediatamente após a lesão), é muito comum haver dor, inchaço do joelho, dificuldade para movimentar o joelho e para andar. Algumas poucas pessoas, nessa fase, apesar de ter toda a história clássica de trauma torcional com aquele estalo audível, não vão apresentar sintomas. Com a melhora da inflamação, vem a fase crônica. Nessa fase, a maioria das pessoas já se adaptou a lesão e andam normalmente. No entanto, os movimentos de giro e rotação do joelho ainda causam muito desconforto, porque promovem o deslocamento anormal dos ossos do joelho e os sintomas/sinais de falseio. De qualquer forma, mesmo que uma pessoa qualquer esteja adaptada à lesão e pense que está tudo bem, normalmente não está. O joelho é como uma engrenagem e a falta de uma peça (ligamento) faz com que todo o funcionamento do joelho fique alterado. Assim, mesmo que a pessoa não perceba, ela estará realizando micromovimentos anormais o tempo todo e isso acelera o desgaste da articulação. Por isso, após a lesão é fundamental o trabalho de reabilitação e o tratamento com reconstrução do ligamento. Procure um especialista para confirmar se há lesão do ligamento e para recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a maioria dos pacientes conseguem andar, dirigir, pedalar e até fazer musculação, mesmo a lesão completa do ligamento cruzado anterior. O problema são os movimentos que envolvem mudança de direção, giro ou rotação do joelho, nestes movimentos, quando o ligamento está rompido, há uma movimentação anormal entre o osso da coxa e da perna e o paciente tem a sensação de que o joelho está deslocando ou saindo do lugar (falseio), estes falseios quando ocorrem podem ser muito dolorosos ou nem tanto. Porém mesmo que a princípio o paciente consiga levar uma vida próxima ao normal, a tendência com o tempo é que estes falseios levem e lesões das cartilagens e meniscos e consequentemente haja piora da dor e a precipitação de um processo degenerativo mais precoce do joelho. Por isso em pacientes ativos geralmente é indicado tratamento cirúrgico após o diagnóstico da lesão completa de ligamento cruzado anterior.
Olá!
Pode sim! Inclusive não só andar como também correr, nadar, malhar, etc.
O problema sao as acelerações (e desacelerações) bruscas ou as mudanças de direção do joelho. Sem a integridade do ligamento cruzado anterior você pode ter algum falseio ou mesmo micromovimentos que acabam por sobrecarregar as estruturas adjacentes, como meniscos e os outros ligamentos, o que pode ocasionar lesões dessas estruturas.
Não deixe de procurar um ortopedista especialista em joelho para lhe acompanhar.
Boa sorte!

Especialistas

Rodrigo Damaso Rauen

Rodrigo Damaso Rauen

Ortopedista - traumatologista

Rio Negro

Marcello Zaia Oliveira

Marcello Zaia Oliveira

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Fabricio Severino

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Valaença

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 876 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.