A pessoa já nasce com neurose obsessiva ou ela a adquire?

8 respostas
A pessoa já nasce com neurose obsessiva ou ela a adquire?
 Renata Alli Nunes Correa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá.

O TOC tem um componente genético. A pessoa pode nascer com "tendência", mas, com certeza, o ambiente, a família, a vida de forma geral, pode favorecer o aparecimento do transtorno. Muitas pesquisas falam sobre a origem dos diversos transtornos psiquiátricos, porém, isso não é o mais importante. O importante é que seja adequadamente diagnosticado para fazer o tratamento correto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Embora possa existir uma tendência genética, pode surgir à partir de algo que marcou a vida da pessoa.

Por isso a importância do tratamento Psicoterápico para a busca de um maior equilibrio psico-emocional, através do autoconhecimento.

Abraços
Dra. Adna Rabelo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Na perspectiva da Terapia Cognitivo-comportamental é possível considerar que existem fatores de vulnerabilidade (genético, ambiental e comportamental) que podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno. Normalmente, é possível identificar alguns marcos importantes que "desencadearam" o transtorno. É importante destacar que há a diferença entre traço e transtorno, sendo o primeiro mais "leve" e o segundo que é, dentre outros, caracterizado por comprometer o funcionamento do indivíduo em alguma área importante da sua vida. Espero ter ajudado! Abraços.
Como os colegas disseram anteriormente, o que somos hoje é o resultado da nossa genética, somado às influências do nosso ambiente familiar e social... De qualquer forma, sempre que há sofrimento emocional, existem tratamentos e dicas de qualidade de vida para minimizar as dificuldades e melhorar o seu cotidiano, por que todos merecemos ter uma vida com mais momentos felizes.
Pode existir vulnerabilidade para o desenvolvimento do TOC, porém, são as experiências de cada indivíduo que promovem sua evolução. Não tratar pode agravar o quadro, por isso a necessidade de buscar ajuda ainda na forma inicial do seu curso de desenvolvimento.
 Naihara Gurjão
Psicólogo
Campina Grande
A avaliação psicológica ajudaria a defensoria a causa ou surgimento do TOC, assim como o melhor tratamento.
A pessoa não nasce com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). As pesquisas apontam que o TOC tende a ocorrer entre pessoas de uma mesma família sugerindo uma condição genética. Porém, não se sabe com certeza que outros fatores estariam envolvidos, talvez uma doença ou eventos estressantes durante a vida poderiam de certa forma induzir a atividade de genes associados aos sintomas do TOC.
 Vilma Oliveira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Londrina
o TOC possui uma base neurobiológica, porém o conhecimento e análise de como cada pessoa se organiza psicologicamente e lida com seus conflitos internos e externos são importantes. Em terapia é possível ajudar o paciente a desenvolver a consciência de diferentes emoções, nomeá- las e reagir de formas diferentes a cada situação vivida, sem a padronização característica desse diagnóstico.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Daniel Santos Hercos

Daniel Santos Hercos

Psiquiatra

Uberaba

Natanael Carlos Lima

Natanael Carlos Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 276 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.