A pessoa com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) tem a consciência da sua condição psiquiátrica?
2
respostas
A pessoa com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) tem a consciência da sua condição psiquiátrica?

A pessoa com TOC tem capacidade de ver que não é como as outras pessoas. Ela sofre com o TOC, mas apresenta um padrão comum aos quadros ansiosos que é esconder seu incomodo e sintomas. A pessoa esconde tão bem que ela pode fazer terapia por anos sem que o psicólogo suspeite do quadro. Acontece que por reconhecer que está "doente"a pessoa esconde justamente as obsessões e compulsões.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

A maioria das pessoas com TOC tem clareza de que seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos são "exagerados" ou "não fazem sentido", mas ainda assim elas não conseguem evitá-los. Porém, existe uma pequena porcentagem de pacientes com TOC que apresentam "baixo insight"sobre sua condição; ou seja, que não reconhecem a inadequação dos pensamentos e rituais, se identificando com eles e por vezes querendo até que os familiares também adotem suas ritualizações. Em ambos os casos a melhora pode ser significativa com o tratamento adequado, mas os casos com "baixo insight" tendem a ser mais graves e de manejo mais desafiador.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- A relação entre transtornos alimentares e Transtorno Obsessivo Compulsivo (Toc) faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Uma pessoa pode ter transtorno de personalidade borderline e transtorno obsessivo-compulsivo simultaneamente? Como essa combinação pode impactar seu comportamento em relacionamentos?
- Qual é a qualidade de vida e das habilidades sociais em crianças e adolescentes com Transtorno Obsessivo Compulsivo ?
- As vezes só consigo buscar pelos meus objetivos sendo motivada pelo medo ou seja pensando "e se o pior acontece", como posso mudar isso?
- Quais os outros sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC0 além da dúvida?
- O Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode prejudicar o desempenho escolar ou profissional?
- Gostaria de saber se é possível ter mais de um tipo de TOC?
- Quais são as características do Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)?
- Quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo sabe que os comportamentos são anormais?
- Quanto tempo demora para clomipramina fazer efeito no toc, tenho despersonalizaçao tambem causado pelo toc e estou tratando os dois com clomipramina porque o psiquiatra receitou gostaria de saber quantas semanas demora para o remedio fazer um efeito significativo ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 273 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.