A pessoa com transtorno delirante persistente, cisma que está acometido de alguma doença grave? Com

7 respostas
A pessoa com transtorno delirante persistente, cisma que está acometido de alguma doença grave? Com queixas de muita dor de cabeça e insônia?
É preciso avaliar o paciente para fazer diagnóstico diferencial com transtornos de ansiedade e de somatização.

A insônia é muito comum nos transtornos psiquiátricos mas não é comum a queixa de doenças graves. È importante estar sempre em contato com o psiquiatra para informá-lo o estado do paciente,a qualidade do sono é fundamental para a melhora do estado psíquico. Dores de cabeça podem ser efeito colateral de algum medicamento mas não tem como afirmar sem consultar o médico que está acompanhando o paciente.
Boa tarde. Pensamentos obsessivos relativos à doenças podem, de fato, estar presentes em alguns transtornos mentais. Mas lembre que, muitas vezes, o rótulo de “portador de transtorno” leva ao descrédito das queixas do indivíduo, e nesse caso moléstias orgânicas podem acabar sendo negligenciadas. Dores de cabeça e insônia são sintomas inespecíficos, o que abre um enorme leque de possíveis causas. O ideal seria buscar a opinião de um clínico geral experiente, que investigará as características desses sintomas, visando a integridade física do paciente. Mesmo assim, independentemente do quadro orgânico, aconselho que busque o auxílio de um psicólogo a fim de tratar das questões já diagnosticadas no campo da saúde mental. Abraços e boa sorte!
O problema que por vezes diante do diagnóstico se coloca para a pessoa que pode ser algo delirante, mas mesmo que seja algo que não condiz, esta sentindo que verdade ou não, ele sente, tem as dores, que seja delirante. Importante que a partir de acompanhamento médico possa ajuda lo a elucidar o que esta sentindo. E com maior propriedade assim pode ajuda lo a lidar melhor com este transtorno e importante contar com o apoio familiar e paciência, pois não é fácil para todos.
Importante não pára o tratamento, constante acompanhamento de equipe ao menos o psiquiátrico e psicológico.
Não necessariamente. Dependerá da avaliação clínica, psiquiátrica e neurológica, dilucidar se os sintomas de dor de cabeça e insônia fazem ou não parte do delírio. De qualquer forma, o primeiro a resolver será a insônia, com tratamento psiquiátrico. Ninguém pode estar, pensar, interagir bem sem ter descansado o suficiente.
Também será importantíssimo o acompanhamento psicoterapêutico.
Sim. Ela pode "cismar" (Se for um delírio, agirá como se tivesse certeza). Já a insônia pode ser proveniente de uma série de problemas (rotina, ansiedade, etc), assim como a dor de cabeça (que pode ser uma somatização por acreditar que está doente, efeito colateral de medicamento, cansaço/estresse ou outro problema). Enfim, são sintomas que podem aparecer no transtorno, mas não o define.
É sempre bom procurar um médico clínico para eliminar as dúvidas sobre os sintomas orgânicos, como os que você cita. No entanto, não podemos deixar de dar importância para os sintomas psicossomáticos, pois eles fazem a pessoa sofre da mesma forma. Descartado as condições orgânicas procure o psiquiatra e psicologo para tratar mente e comportamento.