A pessoa com TOC se torna agressiva? Sem paciência em ouvir o outro e até ter aversão a pessoa?
3
respostas
A pessoa com TOC se torna agressiva?
Sem paciência em ouvir o outro e até ter aversão a pessoa?
Sem paciência em ouvir o outro e até ter aversão a pessoa?
Algumas pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem se tornar agressivas em função de algum pensamento obsessivo que tenham ou quando alguém os impede de realizar um ritual compulsivo. Entretanto, isto não é obrigatório e, se a pessoa tem sido agressiva, haveria necessidade de se analisar especificamente no caso dela o que tem levado à agressividade: pode ter ou não a ver com o transtorno.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Por si só, o TOC não é uma dinâmica que provoca a raiva, agressividade ou impaciência. Mas dependendo da pessoa, pode ter alguma relação e estar aparecendo conjuntamente, é algo que teria de ser analisado de perto para entender.
As pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) têm como um dos sintomas a necessidade real e urgente de realizar ações repetidas. Tais atos, aparentam irracionais, são chamados de rituais. O cliente com TOC se sente refém dos seus próprios rituais e acredita que pode ser penalizado caso não execute as ações que decorrem do transtorno. Já estas ações, por serem compreendidas como irracionais, podem não ser entendidas pelos demais. Assim, é comum que a pessoa que apresenta sintomas de TOC sofra severas críticas por parte dos seus amigos e familiares. Deste modo, a raiva e a agressividade apresentada pelo cliente com TOC pode estar relacionado, também, as suas relações interpessoais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é diferenciada de outros transtornos psiquiátricos ?:
- O que é o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Quais as diferenças e semelhanças entre o Transtorno de personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) e Transtorno Obsessivo-Compulsiva (TOC)?
- O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?
- Quais são as características do Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Olá. Sofro com depressão desde os 12 anos e pensamentos suicidas já tendo tentado várias vezes o suicídio. Ter pensamentos sexuais em relação ao meu anterior relacionamento mesmo tendo sido o primeiro e tendo eu sido humilhado e rejeitado. E ficar extramamente irritado quando penso nela sendo que eu…
- Olá, como conseguir laudo caracterizado deficiência intelectual para concurso público? Preciso encontrar algum profissional. Abraços!
- Não consigo comer alguns alimentos por causa de sua textura e/ou cheiro, como a nata do leite, uvas muito macias. Quando era criança, não conseguia engolir carne de gado, por ser tão fibrosa. Mastigava e cuspia. Depois, fui desenvolvendo a habilidade, mas ainda hoje, aos 22, não consigo comer tranquilamente.…
- Óla, eu tenho a tendencia de organizar tudo por cores, data,ordem alfabetica, e por vezes, a roupa está arumada e eu desarumo e arumo novamente, se na segunda feira me visto de branco, a semana toda, tendo a vestir tudo branco, estou sempre a guardar frascos,caixinhas,sacos de presentes. tenho problemas…
- Morro de medo de ser uma narcisista vulnerável. Tenho TOC e é uma das obsessões, mesmo q eu não possa pedir reafirmação é algo q pode ser diagnosticado então não consigo aceitar a dúvida. Identifico muitos traços em mim e me sinto muito desesperada e culpada. Existe a possibilidade de ser narcisista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.