A pessoa com esquizofrenia deve se casar?

8 respostas
A pessoa com esquizofrenia deve se casar?
Embora seja um transtorno mental complexo, a esquizofrenia tem tratamento. A gravidade do transtorno varia para cada paciente. Muitos pacientes são acompanhados por psiquiatras e outros profissionais da saúde e se beneficiam do uso de medicamentos de demais terapias, que minimizam os sintomas, diminuindo o sofrimento psíquico e melhorando a qualidade de vida, tanto do paciente, quanto dos familiares e pessoas ao seu redor. Pacientes com quadros menos graves, tem mais facilidade no relacionamento familiar, desenvolvem habilidades sociais e profissionais, e muitos deles chegam a se casar e levam uma vida conjugal como qualquer outra pessoa. Já em casos mais graves, quando o paciente não consegue estabelecer contato com a realidade, as dificuldades aumentam e o paciente apresenta maiores limitações. Porém, mais importante que chegar ao matrimônio é facilitar à pessoa com esquizofrenia a possibilidade de ter acesso ao tratamento adequado para que ela possa ter maior qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como todo o tipo de adoecimento precisamos saber o grau de comprometimento da patologia na capacidade produtiva e na funcionalidade da pessoa. A esquizofrenia, como dito anteriormente por outros colegas, é possível ser tratada e estabilizada, sendo assim permitindo que as pessoas possam ter qualidade de vida e por consequência poderem, inclusive, se casar.
Tenho pacientes casados, que trabalham, e com o uso do medicamento e a psicoterapia propiciam uma inserção na sociedade. O contato com a realidade e o ajustamento criativo também facilitará este encontro de si mesmo e com o mundo.Tendo o apoio da família é um casamento perfeito para a melhora desse paciente. Eles fazem parte desse mundo e têm direito á felicidade.

Att.
Mônica Araujo
Quanto mais rica for a rede social e afetiva daquele que padece de qualquer sofrimento psíquico, melhor o prognóstico. A sua qualidade ( e expectativa) de vida aumenta e podemos dizer que toda a sociedade se beneficia com a inclusão do "diferente".
Não ha nada que impeça de ter uma vida normal.
Entendo sua preocupação, mesmo sendo a Esquizofrenia, complexa, através de medicamentos e Psicoterapia, há controle.
Tenho pacientes que estão hoje num grau de controle tal, que não vivem bem, numa vida normal, um ajudando o outro.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
A pessoa com esquizofrenia pode se casar sim! E se fizer um tratamento adequado, poderá viver como qualquer outra pessoa.
Sendo o paciente acompanhado por psiquiatra e tratado adequadamente, não há impedimento.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.