A pessoa com diabetes pode fazer uso do antietanol?

4 respostas
A pessoa com diabetes pode fazer uso do antietanol?
O Antietanol* (dissulfiram) é uma medicação aprovada para o tratamento do alcoolismo e não está contra-indicado em diabéticos. Na verdade, se ajudar na abstinência, protege contra os efeitos prejudiciais que o álcool pode ter no diabetes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde!!!Sim, com certeza pode !Estimo melhoras.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O dissulfiram (ou Antietanol) atua de forma a inativar uma enzima hepática responsável pela metabolização do álcool. Ocorre que nesse processo também eleva os níveis sangüíneos de colesterol, aumentando a viscosidade sanguínea e podendo ocasionar neuropatia diabética (em que o paciente diabético vai perdendo a sensibilidade das extremidades - principalmente dos pés - com a possibilidade de ocorrência de lesões de difícil cicatrização). Além disso, se o paciente tiver algum grau de comprometimento hepático, pode haver piora da função do fígado por ser um medicamento com potencial tóxico. Trata-se de um medicamento e, portanto, só deve ser usado sob orientação expressa do seu médico, e após as devidas avaliações clínicas. Importante lembrar também que nunca deve ser usado sem o conhecimento e consentimento do paciente, ok? Mas não existe impedimento ao uso pelo fato de o paciente ser diabético. Espero ter ajudado. Um abraço e melhoras.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 293 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.