A pergunta aqui é algo que me deixa muito confusa, muitas vezes me encontro negativa e triste, e div

18 respostas
A pergunta aqui é algo que me deixa muito confusa, muitas vezes me encontro negativa e triste, e diversos pensamentos ruins invandem a minha mente, como criando cenários de situações que gerariam conflitos entre mim e meu parceiro, principalmente atitudes da parte dele que me fizesse brigar (mas fica só na minha mente mesmo ). Pesquisei muito na internet sintomas/sentimentos relacionado a ciúmes, e não me identifiquei com nada, pois é raro eu sentir ciúmes de algo, a única coisa atualmente que me incomoda e não falei a respeito, é o fato dele chamar eu e outras garotas com o mesmo apelido. Pesquisei também em relação a depedência emocional, a maioria dos sintomas não sinto também, mas achei um post com maiores descrições e me identifico com 5 das emoções, que seriam "sentimento de insatisfação", "vazio emocional", "emoções negativas e desejo de autodestruição", "sentimentos de culpa e impotência" e "oscilações de humor". O terceiro é com maior frequência que os outros, e o último sentimento mencionado é maior de todos, eu tenho MUITA mudança de humor e às vezes é de um extremo ao outro do nada, isso me deixa muito mal. E eu não sei se o problema é emocional meu próprio, se é dependência ou sla o quê. Normalmente aparece isso quando ficamos uns dias sem se ver ou sem se mandar mensagem. obs: consigo diminuir bastante essas emoções quando ocupo a mente, como assistindo ou estudando, por exemplo.
Olá, compreendo sua confusão e preocupação com esses sentimentos. Oscilações de humor e emoções negativas podem ter várias causas, incluindo estresse, ansiedade, e até desequilíbrios hormonais. É importante observar quando e em que contexto essas mudanças de humor ocorrem para identificar possíveis gatilhos.

O fato de você se incomodar com ele usar o mesmo apelido para você e outras garotas, mas não ter falado sobre isso, pode estar contribuindo para sua insatisfação e oscilações de humor. A comunicação aberta no relacionamento é muito para resolver esses pequenos incômodos antes que se transformem em problemas maiores. Você pode conversar com seu parceiro sobre aquilo que te incomoda.

Embora você não se identifique totalmente com os sintomas da dependência emocional, algumas das emoções que você descreve, como sentimentos de vazio emocional, insatisfação e oscilações de humor, podem ser indicativos de que você está buscando validação externa para seu bem-estar emocional. Trabalhar na sua autoestima e desenvolver uma sensação de completude independentemente do seu parceiro pode ajudar a reduzir esses sentimentos.

Considerar a possibilidade de procurar um terapeuta pode ser uma boa ideia. Um psicólogo pode ajudar a explorar profundamente suas emoções, entender a origem dessas oscilações de humor, e desenvolver estratégias personalizadas para lidar com esses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá, tudo bem?
Pelo que você descreveu, me parece que você está em bastante sofrimento emocional e suas buscas na internet só te deixaram mais confuso (a), né?
Entendo que sentimentos, sensações e respostas psíquicas são muito complexos e um trabalho terapêutico profundo pode te ajudar.
desde entender tudo isso que você sente, entender porquê quando sua mente está "vazia"ela cria cenários catastróficos para que você lide com eles, mesmo estes não existindo e porquê você se identificou tanto com sintomas de dependência emocional.
Caso tenha interesse em cuidar disso com calma e profundidade está a disposição.
Parece que você está insegura em relação a este relacionamento, e se sente desvalorizada por ele, mas ao mesmo tempo não se coloca claramente, e fica imaginando situações conflituosas entre você e seu parceiro. Percebo sim uma dependência emocional e uma insegurança em relação a este relacionamento. Como anda sua autoestima?
Em relação às mudanças de humor constantes, acho que seja o que mais lhe afeta, afetando também o outro. Com isso seria interessante fazer uma psicoterapia para se entender melhor. e conquistar uma estabilidade emocional, que lhe trará maior confiança e melhorar a autoestima.
Olá. Percebi muto sofrimento pelo seu relato.
Talvez essa sua mudança brusca de humor seja decorrente dos seus pensamentos totalmente confusos, essa é a impressão que me passa, você está perdida com o que sente e pensa e suas emoções acompanham.
Recomendo que avalie os pontos positivos e negativos do seu relacionamento, avalie se a insegurança aparece somente na questão do apelido ou outras coisas. Avalie conversar sobre com seu parceiro sobre essa sua insegurança, tentando compreender o ponto de vista dele. Recomendo que busque terapia e dê um tempo de tantas informações na internet.
Fica bem!
Olá, acredito que precise se fortalecer na sua maturidade emocional. Tens pistas de que quando de fato se ocupa de coisas que te despertam interesse, os pensamentos negativos se esvanecem. Buscar se enquadrar em informações simplistas ou que rotulam nos post de rede social ou conteúdos de internet, oferece perigo pois são generalizações que não levam em consideração tua especificidade, tua situação única e acaba por propor padrões comportamentais que etiquetam, mas não resolvem as questões. Será que a busca por se enquadrar não piora ainda mais teu desconforto com a situação? Seria muito importante buscar atendimento psicanalítico para romper com o que te incomoda.
uma terapia vai ajudar muito, a dependência emocional pode trazer muitas danos a sua vida, costumo dizer que é um bem a ser combatido
Bom dia, pelo seu relato isso está causando muito sofrimento na sua vida. Há quanto tempo se sente dessa forma? Em outros relacionamentos esses problemas aconteciam também? Essas reflexões podem te ajudar a encontrar algumas respostas, mas para encontrar a origem e superar esse problema, a psicoterapia é fundamental. Sozinha será muito difícil e improvável que consiga resolver. Busque ajuda profissional para ter um apoio nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Me parece um caso de dependência emocional!
Algumas respostas ajudariam a entender melhor a situação: vc anda se cuidando ou espera que ele cuide de vc? o que passa pela sua cabeça quando ficam dias sem se ver? o que vc sente nesses dias? qual era seu momento de vida quando começou essa relação? qual a história dessa relação, como ela aconteceu e se estruturou?
Creio que uma psicoterapia vai te ajudar muito!
Fico à disposição!
Olá, como você está? espero que melhor (:
Pelo seu relato, percebo que você está em um processo de sofrimento considerável. Independente do nome que damos a esse sofrimento (diagnóstico, dependência emocional, etc) me chama a atenção você se identificar com emoções tão intensas como vazio emocional e emoções de auto destruição. Então, começamos do ponto: o que você sente é valido e importante, independente de corresponder a alguma descrição genérica ou não.
Em segundo lugar, seria interessante considerar se você se sente dessa forma em outras relações (como amizade, relações familiares), se você já viveu outros relacionamentos em que isso ocorreu. Identificar isso, nos da um norte para compreender o que pode ser "seu" e o que tem a ver com questões do seu relacionamento. Em todo caso, tudo que dói na nossa pele nos diz respeito, seja para ressignificar ou para rever lugares que ocupamos. Sugiro que você busque um acompanhamento terapêutico, é muito difícil chegar nesse tipo de resolução sozinha (senão impossível). Certamente um bom processo psicoterapêutico te auxiliará a compreender tudo isso que você tem sentido, separar o que é seu e o que é de seu relacionamento e o que pode estar impactando na piora da forma que você se sente. Espero ter ajudado, te convido a conhecer mais do meu trabalho @gidurat.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá. Aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação para esses pensamentos que parecem pelo seu relato intrusivos e têm relação com seu olhar consciente e inconsciente para si e para o mundo. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Parece que você está lidando com uma série de emoções e pensamentos complexos em relação ao seu relacionamento. É importante que você se permita explorar esses sentimentos e entender o que está por trás deles. A mudança de humor repentina e os pensamentos negativos podem ser um sinal de que algo está incomodando você, seja em relação ao seu parceiro ou a si mesma.

É positivo que você consiga aliviar essas emoções quando está ocupada, mas também é essencial que você encontre tempo para se autoconhecer e refletir sobre o que está te causando esses sentimentos. Considerar buscar ajuda profissional, como terapia, poderia ajudá-la a entender melhor suas emoções e encontrar formas saudáveis de lidar com elas.

Lembre-se de que é válido e importante cuidar da sua saúde mental e emocional, e você não precisa passar por essas questões sozinha. Converse com alguém de confiança sobre o que está sentindo e considere buscar ajuda profissional. Você merece se sentir bem e em equilíbrio consigo mesma.
Querida anônima,

agradeço por compartilhar tão detalhadamente suas preocupações e sentimentos. Sua descrição revela uma experiência emocional complexa, e é compreensível que você se sinta confusa sobre o que está acontecendo.

Na psicanálise, trabalhamos para entender os conflitos internos e os processos inconscientes que podem estar na raiz dos seus sentimentos e comportamentos. O fato de você sentir negatividade, tristeza e pensamentos ruins que criam cenários de conflito com seu parceiro sugere que há questões emocionais subjacentes que precisam ser exploradas.

É importante considerar que os sentimentos de insatisfação, vazio emocional, emoções negativas, desejo de autodestruição, sentimentos de culpa e impotência, e oscilações de humor podem estar interligados e podem ter origens em experiências passadas, traumas não resolvidos ou conflitos internos. Esses sentimentos podem não ser diretamente relacionados a ciúmes ou dependência emocional, mas podem estar ligados a outras áreas da sua vida e história pessoal.

Na psicanálise, começamos a explorar essas emoções através da fala livre, onde você pode expressar todos os seus pensamentos e sentimentos sem censura. Esse processo permite que você e eu possamos identificar padrões, temas recorrentes e possíveis origens desses sentimentos. Por exemplo, os sentimentos de vazio e oscilações de humor podem ser indicativos de conflitos internos ou de uma dificuldade em integrar diferentes partes da sua personalidade e experiências.

A questão específica de seu parceiro usar o mesmo apelido para você e outras garotas pode ser um gatilho que traz à tona sentimentos de insatisfação e insegurança. Embora isso possa parecer uma questão pequena, na psicanálise entendemos que pequenos detalhes podem revelar grandes significados emocionais. Este comportamento pode estar ativando sentimentos mais profundos de não ser única ou especial, que podem estar enraizados em experiências anteriores de sua vida.

Também consideramos que ocupar a mente com atividades como assistir ou estudar pode ajudar a diminuir essas emoções negativas temporariamente, mas não resolve a causa subjacente. O objetivo da psicanálise é ajudar você a entender e resolver essas causas profundas, para que as emoções não retornem de forma tão intensa.

Explorar o que desencadeia essas mudanças de humor extremas e como elas se conectam com suas experiências passadas e presentes pode ser um caminho longo e detalhado, mas extremamente útil. Ao entender a origem desses sentimentos, podemos trabalhar juntos para integrar essas partes de você de uma maneira mais saudável e equilibrada.

A psicanálise oferece um espaço seguro e acolhedor para você explorar esses aspectos mais profundos de sua psique, sem julgamento. Através desse processo, você pode ganhar insights significativos sobre si mesma e aprender maneiras mais eficazes de lidar com suas emoções e relações.

Estou aqui para apoiar você nessa jornada de autodescoberta e cura. Se decidir iniciar o tratamento psicanalítico, podemos trabalhar juntos para explorar e entender melhor suas experiências, trazendo alívio e clareza para sua vida emocional.
Espero ter te ajudado. Sinta-se abraçada!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá, todas essas sensações desagradáveis, pensamentos disfuncionais, o ciúme são sintomas e mostram que algo aí, dentro de você, precisa ser olhado, cuidado e validado. Saiba que há outras pessoas que se encontram com sentimentos, com sensações, pensamentos e comportamentos como você. Você não está só. Procure ajuda de uma psicóloga que seja especialista em Terapia do Esquema ou DBT. Fico à disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá,
A busca por informações gerais na internet tende a ser algo muito comum hoje em dia, mas lembrem-se que são informações genéricas, sem considerar a individualidade de cada caso e sem escuta profissional qualificada.

Isso significa que elas não necessariamente vão te ajudar a entender o que se passa e muito menos contribuir para que você consiga elaborar a situação que descreve. Procure profissionais capacitados para que você consiga trabalhar tais questões em psicoterapia/análise.
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem! Entendo que você esteja se sentindo confusa e sobrecarregada com esses sentimentos e pensamentos negativos. É importante reconhecer que você está enfrentando um desafio emocional significativo e dar esse primeiro passo para buscar ajuda já é um grande avanço.
Os sentimentos que você descreve, como a criação de cenários conflituosos na mente, oscilações de humor e sensações de insatisfação e vazio emocional, podem ser sinais de que há questões emocionais mais profundas a serem observadas e tratadas. Esses sintomas não necessariamente se encaixam perfeitamente em categorias como ciúmes ou dependência emocional, mas isso não diminui a importância de como isso tudo afeta sua vida e seu bem-estar.
Essas flutuações de humor e os pensamentos negativos que invadem sua mente podem estar ligados a várias causas, incluindo estresse, ansiedade, ou até mesmo questões não resolvidas de autoestima e autoconfiança. Pode ter ligação com a relação, mas o relacionamento pode ser um gatilho e não a causa central. É preciso investir antes de afirmar. A tendência de criar cenários negativos, especialmente sobre o relacionamento, pode ser uma maneira que sua mente encontrou para lidar com a insegurança ou medo de abandono, não é uma afirmação, é um ponto a ser pensado, mesmo que você não se identifique com os temas que viu na internet. A internet é um lugar rico de informações, mas as vezes é preciso um olhar individual, para compreensão do histórico de vida e outros sinais.
O fato de você conseguir diminuir essas emoções quando ocupa sua mente é um sinal muito positivo. Isso demonstra que atividades que exigem sua atenção podem ajudar a reduzir a intensidade dos pensamentos negativos e das oscilações de humor. No entanto, essa estratégia é mais uma forma de alívio temporário do que uma solução definitiva.
Para entender melhor esses sentimentos e trabalhar de forma eficaz para superá-los, a psicoterapia pode ser extremamente benéfica. Nas sessões de terapia, você terá a oportunidade de explorar esses pensamentos e sentimentos com mais profundidade, identificar padrões emocionais e comportamentais e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável.
Havendo interesse para iniciar um tratamento de auto cuidado personalizado, me mande uma mensagem.
Estou aqui para apoiar você nesse processo. Posso lhe ajudar à entender melhor o que está acontecendo emocionalmente e encontrar maneiras de promover seu bem-estar e equilíbrio emocional. Estou à disposição, conte comigo, aguardo por você.
Entre em contato para agendar uma consulta e iniciar esse caminho de autoconhecimento e cura.
Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Boa tarde,
Respondendo a sua colocação. Vamos la:
Os sintomas que descreveu são de depressão. Os pensamentos ruminativos são aqueles que invadem sua mente e a deixa confusa. Tem relação com suas crenças sobre o mundi e as pessoas ao seu redor. Sugiro que agende a primeira consulta para poder obter melhores detalhes para uma boa avaliação e posteriormente, um tratamento cognitivo comportamental para depressão
Olá! Imagino como deve ser difícil pra você conviver com todos esses sintomas desagradáveis. Todos esses sentimentos negativos e essa mudança de humor pode ser devido a um transtorno de humor ou transtorno de personalidade. O transtorno de humor é uma doença que não faz parte de um padrão, antes você era de um jeito e acontece algo que você começa a se sentir da forma como está atualmente. Já o transtorno de personalidade se refere a um padrão, a pessoa sempre foi assim, não existiu algo ou algum evento específico que fez com que houvesse essa mudança. Ambos exigem tratamento que deve ser feito necessariamente com psicólogo e dependendo da avaliação com um psiquiatra, caso seja necessária medicação.
As abordagens da psicologia clínica que podem ser eficazes para tratar as suas dificuldade são a Terapia Cognitivo Comportamental ou a Terapia do Esquema.
Estou a disposição para quaisquer dúvidas.
Os sentimentos e experiências que você descreve parecem envolver uma complexa mistura de emoções e pensamentos que podem estar influenciando sua qualidade de vida e suas relações. É importante considerar vários fatores psicológicos que podem estar em jogo aqui.

Explorando Possíveis Causas
Ansiedade e Insegurança Relacional: Muitas vezes, pensamentos invasivos sobre conflitos ou problemas na relação podem ser um sinal de ansiedade relacionada ao relacionamento. Isso não necessariamente se manifesta como ciúmes, mas pode estar ligado a preocupações sobre a estabilidade e segurança emocional na relação.

Dependência Emocional: Embora você não se identifique com muitos sintomas típicos de dependência emocional, as emoções que você relata, como vazio emocional e oscilações de humor, podem indicar algum grau de dependência em termos de buscar segurança emocional em seu parceiro.

Possíveis Transtornos de Humor: Oscilações de humor intensas, de um extremo ao outro, podem indicar a presença de um transtorno de humor. Transtornos como o transtorno bipolar e ciclotimia incluem mudanças de humor que você descreve e podem impactar profundamente a maneira como você percebe e interage em suas relações.

Próximos Passos
Consulta com um Psicólogo ou Psiquiatra: Seria aconselhável buscar uma avaliação profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a explorar a fundo suas emoções, pensamentos e comportamentos, além de oferecer um diagnóstico preciso se houver alguma condição de saúde mental subjacente.

Terapia Individual: Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são eficazes para trabalhar questões como pensamentos intrusivos, ansiedade e oscilações de humor. Um terapeuta pode ajudar você a desenvolver estratégias para gerenciar e transformar esses pensamentos e sentimentos em algo menos perturbador e mais construtivo.

Comunicação no Relacionamento: Seria útil discutir suas preocupações com seu parceiro, especialmente a questão do apelido que é usado tanto para você quanto para outras pessoas, que parece estar te afetando. Comunicar suas inseguranças e necessidades pode fortalecer a relação e esclarecer mal-entendidos.

Atividades de Mindfulness e Relaxamento: Já que você menciona que ocupar a mente ajuda a diminuir essas emoções, incorporar práticas como mindfulness (atenção plena), meditação ou yoga no seu dia a dia pode proporcionar ferramentas úteis para gerenciar suas oscilações de humor e ansiedade.

Você já está fazendo um trabalho importante ao observar e reconhecer seus sentimentos e comportamentos. O próximo passo crucial é buscar ajuda profissional para obter um entendimento mais claro e apoio para gerenciar e melhorar sua saúde emocional e seu bem-estar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!