A perda da libido pelo uso de antidepressivo é só nas primeiras semanas ou meses, ou perdura durante

6 respostas
A perda da libido pelo uso de antidepressivo é só nas primeiras semanas ou meses, ou perdura durante o tratamento?
Depende de cada paciente, pode ser inicial ou ficar prejudicada a libido enquanto estiver utilizando. Caso esteja causando prejuízo em sua vida a diminuição da libido, recomendo que retorne a consulta psiquiátrica e informe ao médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende de qual antidepressivo é, depende de qual estágio da depressão, vários fatores além do remédio podem influenciar na perda de libido. Sugiro que você converse com seu médico e busque terapia, pois aliando medicamento e terapia você terá mais sucesso em seu tratamento
Pode ser relativo, pois a perda da libido está conectada às emoções! Além da influência da medicação, uma avaliação da história de vida no âmbito da sexualidade, a motivação da pessoas, os aspectos cognitivos, dentre outros aspectos relevantes levantados na anamnese para a Terapia sexual! Também há opção de reavaliar a medicação para redução dos efeitos colaterais no interesse/excitação sexual! É bem importante uma avaliação integrada nesse sentido!
Isso varia de paciente para paciente, mas pode acontecer durante todo o período de uso do medicamento sim. Se estiver sendo muito prejudicial, converse com seu psiquiatra, e veja com ele a possibilidade de trocar de remédio. Lembrando que antidepressivos costumam ter efeitos colaterais mesmo, e que se for algo que você consiga levar durante o período do tratamento, pode valer a pena, se está te fazendo bem quanto aos sintomas depressivos. Importante ter o acompanhamento de um psicólogo ou psicanalista também, e falar sobre essa falta de libido, pois existe o fator medicamentoso mas com certeza há o psicológico também. Como essa falta de libido te afeta? O que mais pode estar bloqueando seu desejo? Muito a se pensar...
Olá. A alteração da libido está relacionada com múltiplos fatores.
As alterações hormonais como menopausa, hiperprolactinemia, alterações da tireoide e redução da testosterona podem provocar alteração da libido.
Questões psicogênicas, estresses físicos e emocionais, problemas de saúde, problemas conjugais podem alterar a libido.
O uso de anticoncepcionais podem alterar a libido. O uso de antidepressivos pode alterar a libido durante todo o período de uso.
A psicoterapia pode ajudar no seu tratamento.
O seu médico ginecologista pode ser importante no seu tratamento.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.
Olá!
Como já falado pelos colegas, isso varia muito de pessoa pra pessoa. Existem pacientes que fazem uso de medicações psiquiátricas e não sofrem perdas da libido, setem outros sintomas. O mais importante é você retornar ao seu médico e relatar esses efeitos para que ele reavalie. Outro ponto importante seria o trabalho em conjunto com um psicologo, podem existir problemas emocionais que estejam "ajudando" nessa perda. Problemas emocionais, são os principais causadores nas desordem da vida sexual das pessoas, a depressão por si só, pode ter uma forte influencia, já que é desencadeada por problemas emocionais.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Especialistas

Thales Faria Favaro

Thales Faria Favaro

Médico clínico geral

São Paulo

Giovanna Brandolim

Giovanna Brandolim

Ginecologista

Astorga

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Isabela Caetano

Isabela Caetano

Ginecologista

Brasília

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 213 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.