A perda auditiva é reversível?

4 respostas
A perda auditiva é reversível?
Dependendo do tipo de perda auditiva, sim.
Procure um otorrinolaringologista que lhe tirará as dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amigo! Dependendo do tipo e causa da lesão, existem perdas auditivas reversíveis e irreversíveis. A prevenção em certos casos é muito importante. Por exemplo: pessoas que trabalham expostas a ruído constante, acima de 85 decibéis por 8hs. Nesse caso, o equipamento de proteção individual é fundamental para prevenir uma perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados. Esse tipo de perda auditiva, por exemplo, é irreversível pois, infelizmente, devido à exposição à grande intensidade de pressao sonora, algumas celulas do ouvido sao devastadas, provocando a perda.
Existem perdas auditivas reversíveis, como por exemplo, uma perda auditiva causada por uma otite aguda (inflamação). Após o tratamento medicamentoso realizado com um otorrinolaringologista, geralmente se nao houver outros fatores correlatos, a audição tende a voltar ao normal. Consulte um fonoaudiólogo e um otorrino para mais informações. Espero ter ajudado. Um abraço!!
Prezado paciente-internauta,

Há perdas auditivas que podem ser reversíveis e outras para as quais, infelizmente, não dispomos de métodos ou instrumentos que viabilizem o retorno do sentido da audição. São diversas as causas de "perda auditiva" - e a sua reversibilidade e prognóstico, dependeram muito da causa e do local em que está o problema.

Assim, só para citar alguns exemplos, perdas auditivas em decorrência de problemas no sistema de condução do som e cujas causas se situam nos segmentos externo e médio da orelha, como cerume impactado e otite média catarral, podem e devem ter bom prognóstico e ser plenamente reversíveis. Contrariamente, aquelas associadas a exposição contínua à ruído, ao envelhecimento ou a doenças que incidem sobre o segmento neurossensorial "do circuito" auditivo, orelha interna, nervo auditivo e áreas do sistema nervoso central, são geralmente irreversíveis (mas apesar disso podem ser tratadas e manejadas).

O diagnóstico preciso é de suma importância.
Dependendo do tipo e da causa da perda auditiva pode ser reversível sim, procure um Otorrinolaringologista.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Noé Costa e Silva de Sa

Noé Costa e Silva de Sa

Otorrino

Campinas

Sarah Gois

Sarah Gois

Fonoaudiólogo

Campo Grande

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Perda Auditiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.