A partir de qual dosagem o Rivotril passa para o leite materno? No caso do gotas. A partir de quanta
7
respostas
A partir de qual dosagem o Rivotril passa para o leite materno? No caso do gotas. A partir de quantas gotas?
Não há doses seguras do clonazepam (rivotril) para as mulheres em amamentação, apesar de ser um medicamento considerado de baixo risco nessas condições.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando o colega acima, o rivotril é secretado no leite materno independente da dose, ok. Por esse motivo, seu uso não é recomendado neste período, mesmo o sendo, algumas vezes, na prática.
O clonazepam é contraindicado em lactantes, independente da dose. Ele é excretado no leite materno, podendo causar sedação ou efeitos colaterais mais graves ao bebê. Se houver indicação absoluta do uso do medicamento, a amamentação deve ser descontinuada.
Contrariando a todas as respostas anteriores, pode-se prescrever o Rivotril na amamentação o que é excretado no leite materno é muitíssimo irrisório, não causando nenhum dano ao recém-nascido. Fiz isto durante 29 anos de atuação de psiquiatra e com o aval dos pediatras, que as mães consultavam. Quanto a dosagem teria que avaliar a dosagem em consulta médica psiquiátrica. Um abraço.
A literatura especializada não recomenda o uso de benzodiazepínicos, inclusive Clonazepan, nome comercial de referência Rivotril, durante a amamentação. Caso haja a necessidade de uso de medicação para insônia é recomendável o uso zolpidem, nome comercial de referência, Stilnox. A melhor decisão será dada pelo seu médico psiquiatra. Abraço.
De modo geral, os benzodiazepínicos não são indicados para gestantes, a não ser que haja indicação absoluta e se os benefícios superarem os riscos para o feto. O mesmo vale para o período da amamentação, independente da dose utilizada.Se você realmente precisar usar o clonazepam, o melhor seria a descontinuação da amamentação.
Segundo cartilha do Ministério da Saúde :
" Q Uso criterioso durante a amamentação. Excretado no
leite materno, porém estudos mostraram baixa incidên-
cia de toxicidade em crianças amamentadas. Relato
de apnéia, cianose e hipotonia em uma criança cuja
mãe fazia uso do medicamento durante a gravidez".
Cada caso deve ser avaliado individualmente.
" Q Uso criterioso durante a amamentação. Excretado no
leite materno, porém estudos mostraram baixa incidên-
cia de toxicidade em crianças amamentadas. Relato
de apnéia, cianose e hipotonia em uma criança cuja
mãe fazia uso do medicamento durante a gravidez".
Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Perguntas relacionadas
- Estou com dor muscular na mandíbula, posso tomar clonazepam para melhorar? Resolve?
- Tomei enxak pra enxaqueca com quantas horas após o uso posso tomar o Rivotril sublingual de 0,25mg?
- Minha mãe tomou Rivotril por 3 dias, mas não se sente bem com o medicamento. Suspender o uso pode causar abstinência ou outras reações ?
- Ola Estou amamentando bebê de 15 dias e precisei tomar um Rivotril de 2mg . Quanto tempo devo ficar sem amamentar aproximadamente?
- Normalmente tomo 5 gotas quando tenho crises um pouco mais forte, posso tomar uma cerveja depois de pelo menos 1hr ?
- É normal ter dificuldade na digestão e dores no estômago durante o período de abstinência do Rivotril ?
- Posso fazer a dieta cetonica tomando rivotril 2mg, gostaria de saber se influencia em algo?
- Tomei 20mg de clonazepam oque fazer ? Corro risco de vida?
- Bom dia! Minha filha faz uso de Lítio (manhã e tarde), Risperidona (noite) e Rivotril (se necessário). Fiquei com esta dúvida: Agora, pela manhã, permanece dormindo! Devo acorda-la para medicar o Lítio? Ou aguardo?
- Minha vó tem 93 anos está tomando clonazepam 2 comprimido para dormir e não dorme fica agitada e desce da cama tem alzheimer alguém pode me ajudar o que faço
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1653 perguntas sobre Rivotril
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.