A pandemia e o isolamento social acentuaram algumas caracteristicas da personalidade das pessoas. Co

2 respostas
A pandemia e o isolamento social acentuaram algumas caracteristicas da personalidade das pessoas. Como consigo distinguir a acentuação da personalidade de um adolescente quase puramente esquizoide que prefere ficar sempre dentro do quarto, odeia ter que sair de casa para compromissos sociais e costuma ter algumas fobias de ansiedade, para um Transtorno esquizoide ou outro transtorno ?
Olá, a pandemia e o isolamento trouxe consequências a toda sociedade, com mudança nos relacionamentos e na conjuntura cultural. Além disso, todos esses problemas podem ter um papel de estressor ou gatilho para desenvolvimento de transtornos mentais. Para adolescentes, que já estão naturalmente passando por um processo de transformação pode ser ainda mais difícil.
Nesses casos, o melhor é avaliar se estes comportamentos estão atrapalhando sua rotina de atividades na escola, trabalho, amizades e lazer. Se houver prejuízo a sua funcionalidade ou você perceber que há sofrimento com esses comportamentos sugiro que ele seja avaliado por um psiquiatra. O tratamento do quadro deverá ser multimodal, envolvendo mudanças de estilo de vida (Como hábitos melhores de sono e diminuir os estressores) e uso de medicamentos em alguns casos.
Dessa forma, se já houver muito tempo sugiro que não retarde uma consulta com psiquiatra para que possa entender essa problemática, fazer os devidos esclarecimentos e propor a melhor conduta terapêutica. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Valendo ressaltar que o adolescente só pode ser diagosticado com transtorno de personalidade a partir dos 16 anos de idade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.