A orientadora da escola de minha filha observou mutilações (cortes) feitos no braço. Em conversa com

9 respostas
A orientadora da escola de minha filha observou mutilações (cortes) feitos no braço. Em conversa com a menina já em casa, ela pouco falou mas descreveu como um "peso" o que sente, e nos momentos que não suportou, acabou se cortando. Pode ser depressão? O psicólogo é o profissional certo?
Sugiro que a Sra leve a sua filha para uma avaliação psicológica. O fato dela se automutilar, pode ter vários significados: angústia, ansiedade, depressão, entre outros. A avaliação irá ajudar no diagnóstico. A sua filha está lhe mandando mensagens de que algo está errado através do corpo! Converse com um(a) psicólogo(a) e se for necessário terapia e terapia medicamentosa, o profissional com certeza irá orientá-la a procurar um psiquiatra. Boa sorte!!!!

Forte abraço!!!

Sim, este tipo de auto mutilação está relacionado `a depressão. Entenda esses cortes como um pedido de socorro! Procure um tratamento com psicólogo de imediato para cuidar do aspecto emocional. Se sua filha puder expressar e elaborar seu sofrimento através da linguagem, não precisará faze-lo através do corpo . indico também uma avaliação psiquiátrica .
Quanto mais novo é o paciente e quanto antes iniciar o tratamento melhor o prognóstico.
Os comportamentos auto-lesivos apresentados por sua filha indicam necessidade de avaliação por profissionais na área psi (psiquiátrico e psicológico), sendo o acompanhamento conjunto o mais indicado para esses casos.
Os números de adolescentes e pré-adolescentes que se "cortam" vem aumentando nos últimos anos. Boa parte dos casos estão associados a quadros depressivos ou a outros quadros psiquiátricos. Porém, há casos em que as automutilações ocorrem "apenas" como forma de "alívio" da angústia, do vazio, nos quais observa-se uma grande dificuldade no contato com sentimentos e, dessa forma, em encontrar caminhos para manejá-los. É então que a psicoterapia se apresenta como local imprescindível para condução desses casos, podendo auxiliar na identificação dos sentimentos e emoções e formas como melhor manejá-los, sem precisar causar danos permanentes a si.
Prezada mãe,

O Psicólogo realmente é o profissional mais indicado neste primeiro momento, devido a suas habilidades técnicas para identificar os aspectos de ordem emocional envolvidos no comportamento de "automutilação". No entanto, em muitos casos é necessário associar o acompanhamento psicológico com o acompanhamento psiquiátrico haja visto que a "automutilação" pode estar presente em diferentes patologias psiquiátricas além da depressão. O psicólogo pode identificar essa demanda e orientá-la.

Boa sorte.
O comportamento de se cortar é conhecido como "automutilação", normalmente associado á quadros de depressão moderada a grave, ou em quadros de transtornos psicóticos. Sua filha necessita urgentemente de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, de forma regular e contínua. Realizar apenas o tratamento psicológico, ou apenas o tratamento psiquiátrico não irá ajudar suficientemente sua filha, pois o psiquiatra é o médico que irá medicá-la (em quadros de automutilação o tratamento medicamentoso é essencial, devido a gravidade e intensidade dos sintomas apresentados - o não uso de medicações inviabiliza a evolução terapêutica). E o psicólogo é o profissional que a auxiliará a lidar com seus conflitos internos, afim de que ela seja capaz de superar, ou aprender a lidar de forma sadia com seus transtornos.
Mãe, com bem foi colocado pelos colegas, é possível tratar-se de depressão, no entanto, uma avaliação médica, e com psicólogos, possivelmente, um psiquiatra, é necessária. O mais importante é de você, mãe, não se alarmar diante de sua filha, demonstrando desespero diante do fato, mas com docilidade conversar com ela demonstrando seu amor e cuidado. Uma conversa franca sobre possíveis questões que a perturbem pode ajudar.
A automutilação pode configurar em muitos casos, uma forma de controlar as emoções, que na adolescência (suponha seja o caso) ocorrem de maneira muito intensa, também as ansiedades, raiva, sensação de vazio; são mal estares internos, proveniente de questões externas ou não. Perturbações da personalidade não podem ser descartadas, por isso a ajuda do psiquiatra em alguns casos.
Procure a ajuda de um/uma profissional de psicologia que, certamente, será de grande ajuda para sua filha.

Tudo de bom.
A automutilação é um sinal de que alguma coisa não está bem. É uma auto agressão voltada para si mesmo que pode representar vários conflitos com já citados acima pelos colegas como também a dificuldade com a auto-estima. Se faz necessário com urgência uma avaliação psicológica e se necessário psiquiátrica.
Sim, pode ser depressão. E é inegável que ela está em situação de sofrimento. Ela falar em uma psicoterapia sobre o que está passando e sentindo será muito útil nesse momento. Em virtude disso recomendo que procure um psicólogo o quanto antes. Tenho certeza que poderemos ajuda-la.
Complementando os colegas, acho importante ressaltar que a automutilação em áreas visíveis é um forte indício de que sua filha quer que alguém veja e ajude. Converse com ela e busque tratamento o quanto antes.