A ocorrencia de fraturas atipicas no femur tem sido atribuidas a medicamentos da classe dos alendronatos

2 respostas
A ocorrencia de fraturas atipicas no femur tem sido atribuidas a medicamentos da classe dos alendronatos e ibandronatos. Há pesquisas confiaveis que confirmem ou desmintam essa afirmacao? Qual o envolvimento dos fabricantes com os pesquisdores e com as pesquisas que venham a ser citadas?
Olá! A fratura atípica de fêmur é uma complicação rara do uso de bisfosfonatos já bem relatada.
Há critérios diagnósticos clínicos e radiográficos para fratura atípica. Chamamos de atípica porque não corre no colo de fêmur e está associada a baixo impacto.
Devemos considerar alguns pontos importantes: 1) os bisfosfonatos são o tratamento de 1a linha para osteoporose; 2) A incidência de fratura atípica ocorre na faixa de 1 para cada 100.000 pacientes em uso; 3) A incidência de uma fratura típica (de colo de fêmur) por osteoporose é muito maior que isso (podendo chegar a 740 fraturas para cada 100.000 pessoas), justificando o uso do bisfosfonato; 3) Quando um paciente em uso de bisfosfonato chega ao consultório com uma fratura, devemos avaliar se trata-se de fratura pela osteoporose (falha ao medicamento) ou uma fratura atípica. Espero ter te ajudado de alguma forma. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo que ligue imediatamete ao seu médico e o informe do ocorrido!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Alendronato Sódio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.