A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos
9
respostas
A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos e ansiosos que, sob tratamento com ISRS, sofrem com hipersonolência e piora cognitiva? Por que os psiquiatras não gostam de prescrevê-la?
A modafinila e a armodafinila são drogas que atuam especificamente sobre a vigilância, sendo indicadas para contrabalançar a sonolência excessiva em casos de depressão, apneia ou hipopneia do sono, a sonolência no tratamento por opioides (por exemplo em cuidados paliativos em pacientes terminais) e a fadiga, na esclerose múltipla. Pode ser usada também como coadjuvante no tratamento do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade e no "jet lag".
Não é uma droga cuja função seja a melhora cognitiva, a não ser que o problema cognitivo decorra de sonolência.
Outra questão é que, apesar de pessoas que tomam ISRS relatarem problemas cognitivos, não há provas científicas de que isto ocorra e é mais provável que sejam resíduos do próprio quadro depressivo ou ansioso.
A modafinila não melhora a depressão nem a ansiedade, podendo até piorar esta e não é porque o Dr. Google dê a entender que ela possa ser útil, que nosso(a) psiquiatra vai achar o mesmo para nosso caso específico ;) .
Não é uma droga cuja função seja a melhora cognitiva, a não ser que o problema cognitivo decorra de sonolência.
Outra questão é que, apesar de pessoas que tomam ISRS relatarem problemas cognitivos, não há provas científicas de que isto ocorra e é mais provável que sejam resíduos do próprio quadro depressivo ou ansioso.
A modafinila não melhora a depressão nem a ansiedade, podendo até piorar esta e não é porque o Dr. Google dê a entender que ela possa ser útil, que nosso(a) psiquiatra vai achar o mesmo para nosso caso específico ;) .
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o modafinil pode ser utilizado como adjuvante ao tratamento com antidepressivos (como os ISRS) para tratamento de sonolência excessiva e dificuldade de concentração, porém não traz benefícios para ansiedade.
O cuidado na prescrição da modafinila é a possível piora do quadro ansioso, mas de resto é um excelente adjuvante no tratamento da depressão resistente.
Porque a prescriçao não é engessada. Embora a modafinila é usado no tratamento da narcolepsia, vale ressaltar que há outros coadjuvantes indicados para tal. É preciso avaliar outras variaveis endógenas (maior possibilidae de alergias) antes da prescriçao.
Confiar no seu Psiquiatra, Com boa empatia é um dos primeiros passos para sua melhora, não deixe de fazer Psicoterapia, já que um tratamento impulsiona o outro.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera PelizzRi
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera PelizzRi
Boa noite. Modafinila é um remédio que causa dependência, existem outros fármacos que ajudam na depressão e na ansiedade. Alguns antidepressivos chamados Dual são eficazes e não causam dependência.
A Modafinila quando subministrada precisa de um acompanhamento mais rigoroso pelo medico que a prescreveu porque produz efeitos psicoativos, eufóricos e funciona como um estimulante do Sistema Nervoso Central. Quando utilizada pode provocar pensamentos confusos, nervosismo, alteração no humor e vários outros efeitos que precisam de um acompanhamento rigoroso do profissional que a prescreveu. Portanto a escolha de outros medicamentos que alcançam os mesmos benefícios sem provocar os efeitos colaterais da modafinila são de preferencia escolhidos.
Concordo com os colegas, seguir com o seu psiquiatra e com acompanhamento psicológico.
Sim, ela poderá ser uma boa adjuvante em casos depressivos. Mas a modafilina é um fármaco estimulante. Ela é contra indicada em pacientes hipertensos ou que apresentam arritmia cardíaca. Também não é indicada para tratar os casos de ansiedade, insônia e para depressão bipolar porque pode estimular a fase maníaca.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.