A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos

9 respostas
A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos e ansiosos que, sob tratamento com ISRS, sofrem com hipersonolência e piora cognitiva? Por que os psiquiatras não gostam de prescrevê-la?
A modafinila e a armodafinila são drogas que atuam especificamente sobre a vigilância, sendo indicadas para contrabalançar a sonolência excessiva em casos de depressão, apneia ou hipopneia do sono, a sonolência no tratamento por opioides (por exemplo em cuidados paliativos em pacientes terminais) e a fadiga, na esclerose múltipla. Pode ser usada também como coadjuvante no tratamento do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade e no "jet lag".

Não é uma droga cuja função seja a melhora cognitiva, a não ser que o problema cognitivo decorra de sonolência.

Outra questão é que, apesar de pessoas que tomam ISRS relatarem problemas cognitivos, não há provas científicas de que isto ocorra e é mais provável que sejam resíduos do próprio quadro depressivo ou ansioso.

A modafinila não melhora a depressão nem a ansiedade, podendo até piorar esta e não é porque o Dr. Google dê a entender que ela possa ser útil, que nosso(a) psiquiatra vai achar o mesmo para nosso caso específico ;) .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o modafinil pode ser utilizado como adjuvante ao tratamento com antidepressivos (como os ISRS) para tratamento de sonolência excessiva e dificuldade de concentração, porém não traz benefícios para ansiedade.
O cuidado na prescrição da modafinila é a possível piora do quadro ansioso, mas de resto é um excelente adjuvante no tratamento da depressão resistente.
Porque a prescriçao não é engessada. Embora a modafinila é usado no tratamento da narcolepsia, vale ressaltar que há outros coadjuvantes indicados para tal. É preciso avaliar outras variaveis endógenas (maior possibilidae de alergias) antes da prescriçao.
Confiar no seu Psiquiatra, Com boa empatia é um dos primeiros passos para sua melhora, não deixe de fazer Psicoterapia, já que um tratamento impulsiona o outro.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera PelizzRi
Boa noite. Modafinila é um remédio que causa dependência, existem outros fármacos que ajudam na depressão e na ansiedade. Alguns antidepressivos chamados Dual são eficazes e não causam dependência.
A Modafinila quando subministrada precisa de um acompanhamento mais rigoroso pelo medico que a prescreveu porque produz efeitos psicoativos, eufóricos e funciona como um estimulante do Sistema Nervoso Central. Quando utilizada pode provocar pensamentos confusos, nervosismo, alteração no humor e vários outros efeitos que precisam de um acompanhamento rigoroso do profissional que a prescreveu. Portanto a escolha de outros medicamentos que alcançam os mesmos benefícios sem provocar os efeitos colaterais da modafinila são de preferencia escolhidos.
Concordo com os colegas, seguir com o seu psiquiatra e com acompanhamento psicológico.
Sim, ela poderá ser uma boa adjuvante em casos depressivos. Mas a modafilina é um fármaco estimulante. Ela é contra indicada em pacientes hipertensos ou que apresentam arritmia cardíaca. Também não é indicada para tratar os casos de ansiedade, insônia e para depressão bipolar porque pode estimular a fase maníaca.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.