A mirtazapina, é considerado um medicamento novo? Ele aumeta consideralvelmente a serotonina?

2 respostas
A mirtazapina, é considerado um medicamento novo? Ele aumeta consideralvelmente a serotonina?
Mirtazapina foi sintetizada em 1989 e começou a ser usada em 1994. A função de NENHUMA medicação antidepressiva é simplesmente "aumentar" a serotonina. Antidepressivos e ansiolíticos atuam em vários níveis e um deles pode ser um aumento da disponibilidade de serotonina na comunicação entre células nervosas. Mas, esta não é a única ação de nenhum deles, pois mesmo quando possuem esta ação, o efeito do aumento da serotonina desencadeia uma série de outros processos, nas céulas nervosas cerebrais. De qualquer forma, a mirtzapina é um bom antidepressivo, como muitos outros e, em alguns casos, ela pode ser a mais indicada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adão Leal
Psiquiatra
Governador Valadares
Boa tarde! A mirtazapina é um antidepressivo relativamente novo, começou seu uso por volta de 1990, não sei precisar exatamente a data de sua comercialização. A considero como um antidepressivo novo, porque é um dos melhores que existem ainda e que os psiquiatras podem lançar mão para tratar os pacientes depressivos. Devo ressaltar apenas que ela têm dois grandes inconvenientes de colaterais, o de provocar muito sono, que pode ser combatido o paciente usando ao deitar e outro inconveniente de ganho de peso (10% do peso corporal ou mais) que deve ser combatido com dieta e exercícios físicos. Ultrapassando este dois efeitos idiossincráticos (aumento de peso e sonolência) é um excelente antidepressivo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Remeron
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.