A minha Vitamina D abaixa sempre e tomo remédio e até aumenta porém em questão 4,5 meses volta abaix

3 respostas
A minha Vitamina D abaixa sempre e tomo remédio e até aumenta porém em questão 4,5 meses volta abaixar mesmo eu tomando sol, é normal?
Olá, o ideal é investigar a queda vitamina D através de exames para identificar a possível causa. Porém, sua reposição pautada em níveis séricos ideias reduz o risco devido sua deficiência.

Olá! Alguns detalhes precisam ser observados na sua história clínica. Sabemos que o melhor horário para fazer a vitamina D na pele é o horário do meio dia. Uma pequena área exposta nesse horário por 10 minutos já é suficiente para tal. Mas geralmente não estamos nesse horário disponíveis, ou estamos em locais fechados. Também se o risco de câncer de pele for alto, também não é recomendado. Existem novos consensos que indicam faixas e reposições adequadas para cada idade e momento de vida. Estou a disposição para analisar melhor o seu caso. Grande abraço!
A Vitamina D é encontrada naturalmente em baixas concentrações em alguns poucos alimentos como salmão, bacalhau, sardinha e ostras, estando na
natureza concentrada apenas no óleo de fígado de bacalhau. Outros alimentos como o leite e cereais não contém Vitamina D, mas são enriquecidos com a mesma. Assim, a principal fonte de Vitamina D é a conversão o 7-
dehidrocolesterol em pré-calciferol (pró-Vitamina D3) na pele por atuação dos raios UV-B do sol.
Ainda na pele sofre isomerização para colecalciferol que, após hidroxilação hepática e renal, forma o calcitriol (Vitamina D ativa).
Atualmente sabe-se que é realmente inadequada a recomendação estabelecida de uma ingestão diária de Vitamina D para crianças, adultos e idosos acima dos 70 anos.
Com a descoberta de suas importantes funções, e a observação de que se pode prevenir doenças e aperfeiçoar a saúde com doses muito maiores de vitamina D, passou-se a considerar o nível sérico de Vitamina D como
parâmetro para suplementação.
Nos EUA, nos últimos 15 anos, a prevalência
de níveis séricos adequados (30-40ng/ml) caiu de 45% para 23% apenas, indicando a existência de uma epidemia de hipovitaminose D sub-clínica.
O uso apropriado de protetor solar reduz em até 95% a capacidade da pele de formar a pró-Vitamina D3, já que para tanto se faz necessária a absorção dos raios ultra-violeta B(UVB),que por sua vez sãojustamente os responsáveis pelo
eritema solar e pelo desenvolvimento do câncer de pele. Além disto, a vida moderna em grandes cidades restringe cada vez mais a exposição solar da população.
Pessoas com grande quantidade de melanina na pele (afro-descendentes, por exemplo) possuem menor capacidade de sintetizar Vitamina D3 e estão associados a menores níveis séricos de Vitamina D. Obesos têm menor nível sérico de Vitamina D por retenção da mesma nas células adiposas.
A recomendação de suplementar a Vitamina D passa a ser uma medida de saúde preventiva muito importante para a vida moderna. A melhor forma de alcançar os níveis séricos saudáveis de Vitamina D é a suplementação da Vitamina D3.
Sem Vitamina D o intestino delgado é capaz de absorver apenas 10-15% do cálcio ingerido, com níveis adequados de Vitamina D essa absorção aumenta para 30%, chegando até 80% em períodos críticos como gravidez, lactação e
crescimento. É exatamente por esse mecanismo que a deficiência grave de Vitamina D leva ao raquitismo em crianças e à osteoporose e à osteomalácia (não mineralização da matriz de colágeno) em adultos.
Descobriu-se que existem receptores de Vitamina D em quase todos os tecidos e órgãos do organismo humano, como coração, estômago, pâncreas, pele, gônadas, rins, linfócitos T e B, além do intestino, músculos e ossos, assim como
em células neoplásicas. Após ligar-se a estes receptores, segue a sua ativação e dimerização, então se liga a elementos de resposta de hormônios no DNA, estimulando a transcrição dos genes associados. Um número considerável de
genes é regulado pelo calcitriol (Vitamina D ativa).
Existem evidências que níveis inadequados de Vitamina D crônicos estão associados com doença coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes tipo 1, osteoporose, fraqueza e distensão muscular, periodontite, além de doenças auto-imunes como artrite reumatóide, psoríase e esclerose
múltipla. A deficiência de Vitamina D também pode ser erroneamente diagnosticada com fibromialgia, pois acarreta dores musculares e articulares.
Previne e trata infecções como Gripes e Resfriados. Uma das funções biológicas mais intrigantes da Vitamina D é sua capacidade de regular e inibir a hiper-proliferação celular, e induzir a apoptose celular. Está comprovado que níveis inadequados de Vitamina D crônicos estão associados com mais de 17 tipos de câncer (especialmente câncer de cólon, de mama e de próstata).
Células normais e tumorais possuem receptores que respondem à forma ativa da Vitamina D reduzindo a proliferação e aumentando a maturação celular, reduzindo a malignidade.
INDICAÇÕES E USOS:
• Tratamento e Prevenção de distúrbios ósseos
(osteomalácia,osteoporose, raquitismo);
• Tratamento Adjuvante e Prevenção
do Câncer;
• Imunomodulação;
• Prevenção de hipertensão e doença
cardiovascular;
• Prevenção e Tratamento de Gripes e Resfriados.