a minha mastite apareceu a primeira vez em 2009 e eu não estava amamentando pois fumava de lá pra cá

3 respostas
a minha mastite apareceu a primeira vez em 2009 e eu não estava amamentando pois fumava de lá pra cá ela nunca mais me deixou já tomei varios antibioticos. a maioria dos mastologistas disseram que era o fumo, pois tem 4 meses que parei de fumar e essa mastite continua o que faço? tenho 43 anos
Olá. Normalmente este tipo de infecção, com estreita relação com o tabagismo, costumam ser resolvido após 12 a 18 meses pós cessado o hábito de fumar. Alguns casos, como em paciente diabética descompensada ou com algumas doenças reumatológicas, esta mastite pode continuar aparecendo independente do cigarro. O abscesso subareolar recidivante é uma doença benigna porém com difícil cura. É fundamental uma avaliação de um especialista para descartar qualquer outra doença mais grave.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Este tipo de mastite causada pelo tabagismo se chama Mastite Peri Areolar residivante, pode continuar mesmo de pois de para de fumar por um certo periodo que é indivdual de cada pessoa.
O tabagismo cronico provoca alterações nas células do ducto mamário próximo à aréola, levando a obstrução destes ductos e acúmulo de secreções. Essas secreções extravasam para os tecido provocando um processo inflamatório local muitas vezes associado a infecções bacterianas (abscessos de repetição). A lesão nos ductos provocada pelo uso do cigarro não costuma regredir facilmente e o tratamento costuma ser longo e com recidivas frequentes. Sabe-se que os efeitos deletérios dos agentes nocivos encontrados no cigarro permanecem nos tecidos por muitos anos e por este motivo, parar de fumar o quanto antes é o principal meio de conseguir melhores resultados no tratamento.

Especialistas

Graziela Couto de Carvalho

Graziela Couto de Carvalho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

José Ricardo Lopes Filho

José Ricardo Lopes Filho

Ginecologista

Goianésia

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Mastologista, Ginecologista

Três Pontas

Melissa Avena

Melissa Avena

Mastologista

Salvador

Maira Costa

Maira Costa

Mastologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 406 perguntas sobre Mastite (inflamação da mama)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.