A minha mãe tem epilepsia desde criança, foi controlada com remedios ate então .. mas de uns meses

3 respostas
A minha mãe tem epilepsia desde criança, foi controlada com remedios ate então .. mas de uns meses pra ca ela esta tendo crises quase todo mes ...senão semanas .. ela tem 60 anos.. o q fazer ?
Existem diversos fatores para uma descompensação de crises em um paciente epiléptico. Deve-se avaliar adesão da medicação anticonvulsivante, eventuais interações medicamentosas pelo uso de outros remédios, quadro infeccioso associado ou disturbo hidroeletrolítico. Os parâmetros de neuroimagem para descartar lesão estrutural e o acompanhamento eletroencefalográfico também são essenciais. É recomendado que haja um acompanhamento de um médico neurologista regularmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O primeiro passo é realizar uma investigação clínica e neurológica. Muitas vezes paciente epilépticos podem descompensar por outros distírbios que pouco têm a ver com o sistema nervoso (uma infecção urinária por exemplo). Além disso se não houver investigação recente com imagem (Ex. Ressonância de crânio), também seria interessante para se descartar parte das causas ditas secundárias.
A epilepsia é uma doença crônica que exige cuidados e acompanhamento ao longo do tempo. Vários fatores podem levar a "descompensção" de um quadro bem controlado previamente, na idade apresentada, por exemplo, a interação com outros remédios para doenças clínicas comuns (hipertensão, diabetes, anticoagulação, etc), a adequada adesão (uso regular do remédio na dose e horários certos?), as infecções, as alterações metabólicas e eletrolíticas, até mesmo lesão cerebral nova (doença cerebrovascular por exemplo) podem justificar o reaparecimento das "convulsões". O fundamental é manter o acompanhamento médico regular para sanar e ajustar esses percalços.

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Dalton Barros Ferreira

Dalton Barros Ferreira

Neurologista

Fortaleza

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.