A minha mãe tem 63 e já mais de 10 anos sobre de artrose nos joelhos. Ela possui mobilidade muito li

14 respostas
A minha mãe tem 63 e já mais de 10 anos sobre de artrose nos joelhos. Ela possui mobilidade muito limitada, os joelhos dela são bem inchados e as pernas se tornaram meio arqueadas com o tempo. Nos não temos como pagar uma cirurgia. Gostaríamos de saber se ela pode melhorar somente com exercícios?
OLÁ!
A ARTROSE É UM AFECÇÃO QUE SE CARACTERIZA POR DESGASTE PROGRESSIVO NA ARTICULAÇÃO ACOMETIDA. A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA É PARTE DO TRATAMENTO, E NESSES CASOS, DEVEM SER FEITAS COM O MÍNIMO DE IMPACTO POSSÍVEL (CASO DE HIDROGINÁSTICA), E PODE HAVER MELHORA SINTOMÁTICA. A CIRURGIA É UMA MODALIDADE DE TRATAMENTO, MAS NÃO É A ÚNICA. SERIA INTERESSANTE A AVALIAÇÃO CLÍNICA PARA DETERMINAR O TRATAMENTO MAIS ADEQUADO A SER PROPOSTO. FICO A DISPOSIÇÃO!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Excelente explicação acima!

Tratamento como a fisioterapia especializada e individualizada pode trazer grandes resultados sobre a dor - mobilidade e atividade funcional.

Sou de Jundiaí e se precisar atendo via teleconsulta
Olá. Para responder a pergunta o ideal era realmente se submeter à uma avaliação. Falando de maneira geral, é possível que alivie a dor, com um protocolo de tratamento bem estabelecido. Sugiro que passe por uma avaliação criteriosa, e conforme o colega acima respondeu, existe a possibilidade do atendimento via vídeo (teleconsulta).
Estou à disposição para sanar as dúvidas. Boa semana.
uma avaliação fisioterapeutica ajudaria muito para saber quais exercícios que poderiam melhorar a dor, principalmente em cadeia cinética aberta e aqueles que não tem ímpacto.
Espero ter ajudado
Muitos colegas já responderam. Mas acredito que unindo uma fisioterapia adequada e alguns ajustes enérgicos o corpo dela pode responder favorável. Lógico que talvez não 100% mas trazer a ela uma melhoria e qualidade de vida.
Ela pode sim melhorar com fisioterapia, acupuntura e exercícios. A acupuntura e aparelhos de fisioterapia podem ajudar com a dor e os exercícios vão ajudar a estabilizar e sobrecarregar menos as articulações !!
Olá! Além dos exercicios para melhora da mobilidade e também da dor, é importante investigar porque há a artrose na sua mãe. Você disse que ela está com as pernas arqueadas... será que não está pisando errado, e assim comprometendo o joelho e o quadril? Uma análise da pisada e o uso de palmilhas pode também trazer mais conforto e redução de dores.
Atividade no meio aquática será importantíssimo para melhora da mobilidade, alongamentos e flexibilidade de sua mãe....e ainda ha diminuição de sobrecarrega articular que o meio aquático pode oferecer.... procure um atendimento especializado de fisioterapia aquatica( hidroterapia )na sua cidade... Eu tenho várias pacientes com essa mesma patologias e encontraram uma ótima recuperação com a fisioterapia aquática (hidroterapia)
Boa noite! Hoje em dia, a Fisioterapia Clínica e Integrativa, pode melhorar muito a qualidade de vida de uma pessoa com Artrose avançada, a Cirurgia seria a última opção a ser pensada... após se esgotar todas as possibilidades. A Terapia Fotodinâmica, associada a Fotomedicamentos, Terapia Neural e Ozônioterapia, são alguns dos recursos que podemos dispor para lhe ajudar. A partir de uma avaliação de Exames Laboratoriais, podemos lhe indicar uma Fórmula Ortomolecular que também poderia lhe auxiliar muito, e livrar-lhe de medicamentos alopáticos que tanto prejudicam a sua saúde. Se você é do Rio de janeiro, agende uma consulta.
Boa noite. Os exercícios são parte fundamental do tratamento de artrose nos joelhos. O ganho de força da musculatura da perna de em média 30% é muito importante para a melhora da função e da dor no joelho. Em diversos casos a cirurgia pode ser adiada.
Procure uma ajuda de um Fisioterapeuta que oriente bons exercícios com o foco em ganho de força. Fico à disposição
Ela pode melhorar sim com os exercícios, assim como a maior parte dos pacientes, mas é preciso analisar variáveis importantes como sobrepeso e condições de saúde global. O importante seria buscar um atendimento personalizado e se possível também associar exercícios na água. Como você relatou a parte financeira, pode buscar alguma clínica escola de fisioterapia, ou um centro especializado vinculado ao SUS.
Exercícios somados a terapia anti inflamatória a analgésica irão melhorar muito os sintomas, mas não a alteração estrutural. Ainda assim, será muito importante para ela.
Pode melhorar, porém o quadro não será solucionado.
Olá;
Trata-se de um desgaste da cartilagem.
O tratamento na maioria das vezes tem sucesso, e novos tratamentos como ozônioterapia intra-articular , novos métodos de fisioterapia e a terapia e células tronco tem trazido cura a doença. Nos casos onde não se consegue a cura, existe o controle da doença.
Recomendo você procurar um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento para sua mãe.

Fortes abraços.

Especialistas

Rafaela Pessoa

Rafaela Pessoa

Fisioterapeuta

Fortaleza

Vitor Misugi

Vitor Misugi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Reumatologista, Médico clínico geral

Araraquara

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 153 perguntas sobre Artrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.