A minha mãe que submeter a uma cirurgia de colectomia Eletiva, ela e idosa de 89 anos, e possível ter

3 respostas
A minha mãe que submeter a uma cirurgia de colectomia Eletiva, ela e idosa de 89 anos, e possível ter que usar bolsa de colostomia permanente? e com essa idade é aconselhável essa cirurgia?
diagnostico Neoplasia de Colon, é possível algum tratamento através so de medicamento?
O tratamento básico de neoplasia de cólon é cirúrgico, normalmente só não se opera se o risco para o paciente for muito alto ou se se considerar que não é possível curá-la. A idade por si só não é uma contraindicação para a cirurgia, mas tudo depende do estado geral dela e seus possíveis outros problemas de saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na grande maioria dos casos, o tratamento do Câncer de Colon é Cirúrgico. A idade não é uma contra-indicação para o procedimento, mas as doenças associadas podem levar a uma condição clínica em que o risco pode ser maior do que o benefício. Esses fatores inclusive devem ser considerados na indicação da técnica cirúrgica a ser empregada, e se vai haver anastomose (emenda) ou colostomia. O objetivo é oferecer a melhor conduta, com o mínimo de risco possível.
Nos casos de tumor avançado, a quimioterapia paliativa é uma boa opção já que há alternativas de quimioterápicos via oral com boa tolerância pelos pacientes e baixa toxicidade. Em casos selecionados, em pacientes idosos mas com bom perfil fisiológico, até em casos metastáticos podem ser usadas abordagens pouco invasivas como radioablação de pequenas metástases no fígado. Abordagens cirúrgicas minimamente invasivas por videolaparoscopia podem ser usadas se o risco cirúrgico e cardiologico for tolerável.
A cirurgia para a retirada do tumor é o tratamento de escolha para os casos de câncer de cólon. A idade avançada não é uma contra indicação absoluta para cirurgia. A opção de colostomia depende muito da localização do tumor e pode ser tanto temporária quanto definitiva. A quimioterapia paliativa ou apenas o uso de medicamentos sintomáticos (dor, enjôo, etc...) podem ser usados nos casos em que o paciente não apresenta condições clínicas para suportar a cirurgia proposta ou em que o tumor já se encontra numa fase avançada sem chance de cura com a cirurgia.
Procure um Coloproctologista para que vocês juntos possam ponderar todos esses pontos e tomar uma decisão.

Especialistas

Marnay Helbo de Carvalho

Marnay Helbo de Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Juliana Bezerra Farias

Juliana Bezerra Farias

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Tatiane Cassano

Tatiane Cassano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Niterói

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 138 perguntas sobre Colectomia parcial (hemicolectomia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.