A minha filha tem 9 meses, é necessário que ela me olhe todas as vezes que eu chamar? Pq tem vezes q

20 respostas
A minha filha tem 9 meses, é necessário que ela me olhe todas as vezes que eu chamar? Pq tem vezes q ela muito intretida com algo ou tentando andar que ela não me olha logo tem que chamar mais vezes. Devo procurar avaliação?
E percebi também que ela me olha mais quando a chamo de longe do que de perto.
Dra. Jiciléia Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
Taboão Da Serra
Olá! Uma bebê de 09 meses ainda está "começando" seu desenvolvimento. Cada criança se desenvolve no seu tempo, você estar fazendo comparações com outras crianças ou até mesmo com outro filho, caso tenha. Levando em consideração somente sua fala aqui, sem mais detalhes, se te preocupa, sugiro que marque consulta com o pediatra dela, converse com ele sobre o esse assunto. O médico vai te passar todas as orientações, inclusive exames de audição, entre outros. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Eduarda França
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá, cada criança se desenvolve no seu tempo, é importante avaliar o estímulo que você da a ela, pois como você disse ela está com atenção voltada pra outra coisa do interesse dela. Mas se isso te preocupa, converse com um pediatra de sua confiança, te esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o desenvolvimento. Espero ter ajudado, fico à disposição!
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Importante entender que cada criança tem seu tempo. Reconhecer o próprio nome leva tempo. Faz parte da aquisição da complexidade da linguagem que é ligar símbolos a objetos específicos e mais, a toda uma trama de significados. Então, sem que haja outras evidências que te chamem atenção, aguarde o tempo dela!
 Giselle Eckmann
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá,
Não necessariamente, se ela está com a atenção voltada a outras coisas , pode ser absolutamente natural ela não responder ou não olhar de primeira.
É sempre bom ir observando como isso vai ou não evoluindo, hoje em dia, devido ao medo e TABU referente aos transtornos mentais, quando algum comportamento sai do "script" logo ficamos super preocupados. Mas antes de mais nada, é necessário entender a situação, o contexto em que o comportamento está ou não acontecendo.
Outro ponto importante , é que antes de mais nada , seja feita uma avaliação física, para verificar se está tudo bem com a audição dela.
Mas inicialmente, o melhor é ir observando e vendo como ela vai respondendo e se desenvolvendo.
Imagine que ela é uma bebê que está começando a vida agora, tudo para ela vai ser novidade e exploração.

Acho que você não deve ficar tão preocupada, afinal, ela só tem 9 meses. Ela está aprendendo a como lidar com os mais diversos estímulos, o que para ela é tudo muito novo. Consultar os mais diversos profissionais das mais diversas especialidades é sempre importante do ponto de vista da prevenção e no presente caso, uma avaliação no que diz respeito a audição por ser interessante.
Olá! Entendo que você está preocupada(o) com o desenvolvimento de sua filha, e isso é muito legítimo e importante. Mas crianças têm diferentes ritmos de desenvolvimento, e o que você descreve não é algo alarmante, especialmente se for o único fato que chama a atenção. O que significa que muito provavelmente isso que você observa seja apenas uma característica dela, nesse momento. De qualquer forma, sugiro que você partilhe dessa sua preocupação com o(a) pediatra da sua filha, para que ele(a) avalie se seria necessário avaliação audiológica e/ou psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Parabéns pela preocupação com o seu bebê. Observe se há outros sinais e procure avaliação apenas se começar a apresentar problemas de comunicação ou atrasos. Lembre-se que o padrão de desenvolvimento é diferente para cada criança.
Importantíssimo observar nossas crianças pois, as informações sucintas e rápidas, orientam para o diagnóstico precoce de quaisquer distúrbios ou transtornos, facilitando e amenizando seus sintomas e sofrimentos. Cada criança amadurece a seu tempo mas é importante, por via de dúvidas, consultar seu pediatra para verificar se o desenvolvimento está adequado para a faixa etária e procurar uma avaliação psicológica. Sempre à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, uma avaliação pode ser muito importante, até para você ficar tranquila. E se caso houver algum atraso no desenvolvimento, ela já pode iniciar a estimulação precoce. Com relação ao olhar, talvez seja interessante utilizar os objetos (brinquedos) que ela goste para interação e assim convocar esse olhar.

Um abraço
Dr. Anderson Evaristo
Psicólogo
Guarabira
Não precisa se preocupar, 09 meses a criança está em desenvolvimento.
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Se a única questão "estranha" que percebes é essa, não há nada de errado. Sua filha ainda é muito pequena e ainda está aprendendo a associar o nome a ela mesma. Mas converse com o pediatra na próxima consulta para ter certeza que está tudo bem.
Olá, como vai? A sua bebê ainda é super pequena para pensarmos em uma resposta, cada criança tem um período no seu desenvolvimento. Neste sentido, te oriento a consultar o médico pediatra para que ele avalie o desenvolvimento da sua filha. Um forte abraço.
 Eloá Almeida
Psicólogo
Rio de Janeiro
09 meses ainda é muito novinha para qualquer tipo de diagnóstico e cada criança tem seu tempo estipulado. Entendo que como mãe temos essas angustias e ansiedade. Talvez seja necessário uma orientação do Pediatra e quem sabe psicológica para controlar a ansiedade.
Dra. Andrea De Vasconcellos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, é verdade que quanto mais precocemente percebermos sinais que nos chamam a atenção, melhor é o prognóstico de qualquer transtorno, precisaríamos avaliar vocês duas, juntas, em ação, em um ambiente de acolhimento, algumas sessões, para que ganhem confiança. É necessário escutar o que te preocupa, porque por algo te preocupam alguns comportamentos. E é necessário observar a sua filha e ver se está tudo bem com as formas de expressão corporais, verbais, emocionais e sociais. e Principalmente ajudar a fortalecer a relação das duas. Mas que fique muito claro que um diagnóstico o um nome não definem uma pessoa e muito menos uma criança de 9 meses... somos dinâmicos e as crianças têm potenciais que nos surpreendem cada dia mais. E mais importante ainda, é que não precisamos de um nome ou rótulo para ajudar com dificuldades de uma criança ou em uma relação cheia de desafios, que acaba de começar, com todas as incertezas e inseguranças próprias. O vínculo é fundamental em toda a primeira infância, e as vezes, pequenas intervenções geram grandes mudanças. Adoraria conhecer vocês e poder ajudá-las nessa jornada que recém começa. Acredito MUITO na prevenção.
Sua bebê só tem 9 meses, está muito pequena. Passe a observar em diante como será o processo de desenvolvimento, se há atrasos. Aí sim, deve consultar especialistas. Cada criança tem seu tempo.
É normal que bebês de 9 meses não respondam imediatamente quando chamados, especialmente se estiverem concentrados em algo. O fato de ela responder melhor de longe pode ser uma questão de foco ou distração. Se você perceber que ela tem dificuldades constantes em reconhecer o seu nome ou se há outros sinais de atraso no desenvolvimento, pode ser uma boa ideia consultar um pediatra para avaliar o desenvolvimento dela. Caso contrário, o comportamento que você descreve parece ser dentro do esperado para a idade dela.
É natural que bebês, especialmente com 9 meses, estejam explorando o mundo ao seu redor de forma intensa. Nesse estágio, eles estão frequentemente focados em atividades que estimulam seu desenvolvimento, como tentar andar ou brincar, e podem não responder imediatamente ao chamado dos pais, especialmente se estão entretidos. Além disso, o fato de sua filha responder melhor quando chamada de longe pode estar relacionado ao estímulo de curiosidade ou ao tom de voz que você usa nessas situações.

No entanto, é importante observar o comportamento dela de forma geral. Ela responde ao seu chamado com certa frequência? Demonstra interesse em interações sociais, como sorrisos, olhares ou sons? Cada criança tem seu ritmo, mas se perceber que há uma dificuldade persistente em estabelecer contato visual ou em responder a estímulos sociais, pode ser interessante buscar uma avaliação com um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil.

A psicoterapia pode ser uma aliada no acompanhamento dos pais, ajudando a lidar com inseguranças e dúvidas comuns nessa fase. Esse suporte oferece um espaço para compreender as necessidades emocionais da criança e da família, promovendo um vínculo mais saudável.
Seria interessante levar essa questão ao pediatra, pois a avaliação deve ser global e deve ser considerado diversos fatores do desenvolvimento da sua bebê.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O comportamento da sua filha parece estar dentro do esperado para a idade dela. Aos 9 meses, os bebês estão explorando o mundo com mais intensidade e, quando estão muito focados em algo – como brincar, tentar se movimentar ou explorar um objeto – podem simplesmente não responder imediatamente quando chamados. Isso acontece porque o cérebro dela ainda está desenvolvendo a capacidade de alternar a atenção entre estímulos diferentes.

O fato de ela te olhar mais quando você a chama de longe pode estar relacionado à novidade do som à distância, chamando mais a atenção dela do que quando está próxima. Além disso, nessa idade, os bebês ainda não entendem o chamado da mesma forma que uma criança mais velha. Eles podem reconhecer o tom de voz e o nome, mas o processamento da atenção seletiva ainda está em desenvolvimento.

Agora, se você perceber que sua filha, de maneira geral, raramente responde ao nome mesmo em momentos em que não está entretida, não estabelece contato visual significativo ou demonstra outros sinais como falta de interesse por interações sociais, dificuldade em imitar expressões ou falta de gestos comunicativos (como apontar ou balbuciar para se expressar), pode ser interessante buscar uma avaliação com um pediatra ou um neuropediatra. Mas, pelo que descreveu, parece mais uma variação normal do desenvolvimento atencional.

Seu instinto como mãe é muito valioso, então, se ainda sentir dúvidas, uma conversa com o pediatra pode trazer mais tranquilidade. Caso precise, estou à disposição!
Olá,
- Não necessariamente, avalie se ela deu algum sinal que possa indicar que ela estar com atenção no que você vai falar em seguida.
Qualquer dúvida, nos pergunte novamente.
Abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.