A minha dúvida seria quanto uma criança de 2 anos com diagnóstico de autismo leve que recém começou

19 respostas
A minha dúvida seria quanto uma criança de 2 anos com diagnóstico de autismo leve que recém começou na escola, é normal apresentar piora? Qual o tempo de adaptação?
Olá! Cada criança é única e reage de maneira diferente a novos ambientes e rotinas. A piora temporária no comportamento é algo comum em muitas crianças durante períodos de transição, como o início na escola. Porém, para uma criança com autismo leve a adaptação pode exigir mais tempo e paciência. É importante lembrar que a escola pode ser um ambiente desafiador, com estímulos sensoriais intensos e interações sociais complexas. É fundamental oferecer apoio e compreensão durante esse período, criando um ambiente acolhedor e previsível para a criança. Os profissionais da escola e os pais podem trabalhar juntos para criar estratégias de adaptação individualizadas, como uma introdução gradual ao ambiente escolar, rotinas consistentes e comunicação clara. Entretanto, persistindo a dificuldade, é importante também buscar ajuda de especialistas.

Quando uma criança com diagnóstico de autismo leve inicia na escola, é comum haver um período de adaptação que pode ser desafiador tanto para a criança quanto para os cuidadores e educadores. Essa fase de adaptação pode envolver mudanças no comportamento da criança, que algumas vezes podem ser percebidas como uma "piora". No entanto, essas mudanças geralmente refletem a maneira como a criança está processando novos estímulos e ambientes.

O tempo de adaptação varia significativamente de criança para criança. Algumas podem levar apenas algumas semanas para se ajustar, enquanto outras podem precisar de vários meses. Fatores como o ambiente escolar, o suporte disponível na escola, e a consistência e qualidade das rotinas diárias em casa e na escola podem influenciar esse período de adaptação.

Como psicólogo e psicanalista, seria adequado acompanhar de perto essa transição, trabalhando em conjunto com os pais e os professores para criar estratégias que ajudem a criança a se sentir mais segura e compreendida. Isso pode incluir intervenções como ajustes no ambiente escolar para diminuir estímulos sensoriais excessivos ou garantir uma comunicação clara e previsível. Observar e ajustar continuamente essas estratégias será crucial para ajudar a criança a se adaptar ao novo ambiente de maneira mais confortável e eficaz.
Existem diferentes graus de autismo e cada ser humano é diferente. No entanto, a criança com autismo precisa de rotina para sentir-se segura ela precisa saber o que vai acontecer no decorrer do dia; assim sendo, fale para ela com carinho e amor: agora vamos colocar a roupa, comer, ir para a escola e a professora vai receber você. Você vai brincar, fazer trabalhinhos, tomar lanche e depois vou buscar… conte para ela tudo que vai acontecer e procure manter a rotina.
A rotina traz tranquilidade para a criança.
Ame essa criança do jeito que Deus te deu. Isso será otimo para você e para ela também
Um abraço,
Lea
A adaptação de uma criança envolve muitos fatores. É um ambiente diferente em que também as pessoas são estranhas, inclusive aos familiares da criança. Portanto, é um período delicado pois as novas atividades incluem vários desconfortos: locomoção; novo ambiente; novas pessoas, novos alimentos, novos sons, nova rotina. Aém disso, a separação de tudo que é conhecido, mesmo que por algum tempo, causa impacto emocional na criança. Esta complexidade é de difícil assimilação para uma criança, especialmente para uma criança com autismo. A pressa não vai ajudar, será necessária paciência e tempo, para que todos se acomodem aos poucos. Importante levar em consideração outras indicações dos especialistas já listadas. Boa sorte no processo.
Olá!
Em geral é comum apresentar uma mudança no comportamento ao ser exposta a novos estímulos.
Quanto ao tempo de adaptação ira variar de criança para criança, mas o mais relevante neste período de mudanças e o acolhimento dado a criança. Quanto mais segura conseguimos deixa-lá, tende a ser menor o tempo de adaptações as mudanças.
Alem de tudo que os colegas ja mencionaram,credito, que para que ela se sinta melhor é preciso que a mãe ou a cuidadora esteja junto por um bom tempo nesse processo de adaptação até que ela consiga sentir algum tipo de familiaridade.A experiencia de iniciar a vida escolar é ambigua e provoca muitos sentimentos inominaveis na criança se ela tiver pontos de apooio pelo caminho sera mais facil se adaptar .
A adaptação escolar pode ser um desafio para todas as crianças. Pode levar um tempo pois é um processo. É necessário acomapanhar e ver como fica essa adaptação ao longo dos mese.
A escola é um ambiente desafiador para todas as crianças que iniciam sua experiência escolar. Para a criança autista é necessário dispor maior atenção e disponibilidade neste momento visto que pode se mostrar sensível aos diversos novos estímulos e desafios que este ambiente oferece, como novas relações e ambiente, novas rotinas e novas regras. Sendo assim é possível observar mudanças em seu comportamento e humor. Recorrer aos profissionais da escola buscando apoio e orientação é importante assim como um especialista que possa acompanhar os desafios que esta fase apresenta.
Olá, é bastante comum que crianças com autismo enfrentem desafios ao iniciar na escola, especialmente durante o período de adaptação inicial. Essas dificuldades podem incluir comportamentos como regressão temporária em habilidades sociais, emocionais ou de comunicação que já haviam sido adquiridas. O tempo de adaptação pode variar de criança para criança. Algumas podem se ajustar rapidamente, enquanto outras podem precisar de semanas ou até meses para se sentir confortáveis e seguras no ambiente escolar. Durante esse período, é importante oferecer um ambiente de apoio e compreensão, tanto na escola quanto em casa.
É compreensível sua preocupação com a adaptação escolar de seu filho de 2 anos com diagnóstico de autismo leve. Sim, é comum que crianças autistas apresentem um período de piora no comportamento após o início da escola. Isso pode se dar por conta de novas rotinas e ambientes, mudanças na comunicação ( a comunicação na escola ser diferente da comunicação familiar, exigindo novas habilidades da criança), estimulação sensorial, interações sociais e etc

O tempo de adaptação varia de criança para criança, mas geralmente leva de algumas semanas a alguns meses. É importante ter paciência e compreensão durante esse processo, reconhecendo que cada criança tem seu ritmo individual.
É normal qualquer criança de dois anos apresentar mudanças de comportamento quando começa a escola. A questão dessas mudanças serem vistas como "piora" só existe no mundo adulto e, classificar como "pior" ou "melhor" em nada ajuda a adaptação ao novo ambiente e rotina. Cada criança tem seu tempo de processar novos ambientes, rotinas e amizades sem existir tempo certo de adaptação. A prática diária nos mostra que, quando a criança tem adultos criadores que estão presentes e atentos aos seus sentimentos e permitem que ela expresse esses sentimentos sem críticas e julgamentos a criança percebe a segurança desses adultos, e isso acelera sua adaptação ao que é novo.
Abraço!
Cada criança vai reagir de um jeito na adaptação escolar, mas sempre que a criança não estiver indo bem na adaptação os pais precisam ficar alertas (mesmo que seja um exagero).
Uma criança com autismo de suporte nível 1 (leve) de 2 anos consegue demonstrar aos pais o que ela não está gostando.
Olá, como tem passado?
Uma pergunta, como foi o diagnóstico de autismo de criança? Foi realizado de qual maneira e com quais profissionais envolvidos?
A piora se refere a o que exatamente? Agravamento de quais sintomas? É preciso pensar esse diagnóstico e conversar com os profissionais que o constituíram sobre o que fazer a partir dessa suposta piora.
Espero ter ajudado, até mais.
Olá; não existe diagnóstico de autismo com 2 anos de vida. O diagnóstrico verdadeiro se dará definitivamente com 5 ou 6 anos. Porém há evidências ou sinais que já indicam nessa faixa etária a prédisposição mental para o autismo, ou mesmo vários sinais dele. Sendo assim o importante é que os pais já atuem sem demora fortemente, orientados por profissionais que entendam esse transtorno, para que minimize esse quadro o máximo possível, pois a criança ainda está num desenvolvimento cerebral inicial e muita coisa pode ser melhorada ou evitada. Sobre a escola, a faixa de adaptação é variável a cada criança. Mesmo uma criança sem essa condição tem muitas dificuldades as vezes para se adaptar.
Qualquer criança, está sujeita à apresentar mudanças em seu comportamento quando inicia a vida escolar, independentemente da idade. São muitos os fatores que podem contribuir para que a criança tenha inseguranças e dificuldades durante a adaptação ao novo ambiente. Por exemplo: a nossa insegurança em deixar a criança na escola, o medo da separação (experimentado tanto pelo adulto que o deixa, como pela criança que fica); o ambiente desconhecido, novos hábitos e nova rotina de horários, alimentação e sono; a cultura local, a disputa por espaço, por posse e afeto, criar vínculos, aprender a compartilhar, entre outros fatores. Assim, estar observando e acompanhando as mudanças, manter o diálogo aberto e reflexivo com a escola, pode e muito, facilitar este processo além de reduzir dificuldades e favorecer a adaptação. O tempo que uma criança leva para adaptar-se a esta nova experiência, pode variar e é muito individual. Desta forma, se faz necessário levar em consideração que ele é uma criança que pode passar por todos estes desafios independentemente do diagnóstico. O importante é acompanhar o processo. Mas se ao longo do tempo não houver melhora em nenhum aspecto ou, se o desconforto e comportamentos aversivos se intensificarem, converse com o orientador escolar e se necessário, recorra à um terapeuta com a finalidade de entender as necessidades específicas da sua criança assim como, possíveis estratégias para facilitar esta transição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de orientação a familiares sobre problema na infância - R$ 150
Olá! O fato aqui pontuado sobre a criança ter iniciado recentemente algo novo pode afeta-la. Para algumas crianças a quebra da rotina e inserção de elementos novos pode ser sentida com maior intensidade. É possível que as crianças em geral possam ter movimentos regressivos por dificuldade de lidar com elementos novos. A cerca do tempo, cada criança demandará do seu próprio mediante as questões particulares a cada uma. A orientação profissional poderá auxiliar no amparo das angústias geradas e na construção de recursos facilitadores caso necessário.
É comum que crianças com diagnóstico de autismo leve, ao começarem na escola, apresentem mudanças em seu comportamento, e essas mudanças podem, por vezes, ser interpretadas como uma "piora". No entanto, essa resposta pode ser uma reação ao novo ambiente, que é repleto de estímulos diferentes, pessoas novas e mudanças na rotina. Esses fatores podem gerar estresse e ansiedade, o que pode levar a comportamentos que parecem regressão ou piora, como maior irritabilidade, choro, ou até mesmo comportamentos repetitivos.

O tempo de adaptação varia muito de criança para criança, mas, em geral, o período de ajuste pode levar algumas semanas até alguns meses. Durante esse tempo, a criança está aprendendo a lidar com novas situações e a encontrar segurança em um ambiente desconhecido. Para uma criança com autismo, mudanças podem ser particularmente desafiadoras, pois elas podem ter mais dificuldade em processar novos estímulos e mudanças na rotina.

Aqui estão algumas considerações que podem ajudar durante esse período de adaptação:

Rotina e Previsibilidade: Manter uma rotina consistente tanto em casa quanto na escola pode ajudar a criança a se sentir mais segura. Comunicar com antecedência o que vai acontecer durante o dia, usando imagens ou outras ferramentas visuais, pode reduzir a ansiedade.

Apoio na Transição: Trabalhar em parceria com os professores e a escola para garantir que a transição seja gradual e apoiada pode fazer uma grande diferença. Isso pode incluir visitas prévias à escola, adaptação gradual do tempo de permanência na escola e a presença de um adulto familiar nos primeiros dias.

Comunicação: Estimular a comunicação, seja verbal ou através de outros meios, como sinais ou imagens, pode ajudar a criança a expressar o que está sentindo e facilitar a adaptação.

Observação e Ajustes: É importante observar como a criança responde ao novo ambiente e estar pronto para fazer ajustes conforme necessário. Em alguns casos, pode ser útil contar com o suporte de um terapeuta ocupacional ou psicólogo infantil especializado em autismo para ajudar na adaptação.

Se a "piora" nos comportamentos for significativa ou persistir por um período prolongado, é recomendável buscar orientação com o profissional que acompanha a criança para ajustar estratégias e intervenções. Lembre-se de que cada criança é única e o tempo de adaptação pode variar, mas com o apoio adequado, ela tem grandes chances de se ajustar ao novo ambiente escolar.
Cada pessoa apresenta um tipo de reação, mesmo que ambas possam ter o mesmo diagnóstico. É possível que essa piora possa ser diante da novidade de começar na escola, ele pode ser mais sensível às novidades. O importante é o acolhimento e encorajamento da criança. Caso em alguns meses não veja alguma melhora, converse com um profissional. Preferencialmente especialista na área.
Importante saber que cada criança no espectro autista terá dificuldades e incômodos muito singulares. Não é possível prever qual será a reação específica que uma criança com esse diagnóstico terá ao ser inserida em um ambiente novo, mas o esperado é que haja queixas principalmente sobre irritabilidade devido à maneira excessiva que os novos estímulos sensoriais poderão afetá-la e com isso propor intervenções adequadas às necessidades da criança, afim de promover um ambiente seguro para seu aprendizado e no tempo que ela precisar.