A mesalazina causa danos renais?

2 respostas
A mesalazina causa danos renais?
Sim, a mesalazina pode causar danos renais.
A mesalazina, um medicamento frequentemente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, está associada a nefrotoxicidade, incluindo nefrite intersticial aguda e crônica, e, raramente, insuficiência renal.
A Food and Drug Administration (FDA) recomenda o monitoramento regular da função renal em pacientes que utilizam mesalazina, especialmente aqueles com histórico de doença renal ou anomalias renais. Este monitoramento deve incluir a avaliação periódica da creatinina sérica e da taxa de filtração glomerular (TFG) para detectar precocemente qualquer comprometimento renal.
Portanto, é crucial que a função renal seja monitorada de perto durante o uso de mesalazina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Compreendo sua preocupação sobre o uso da mesalazina e seus possíveis efeitos nos rins. Sim, a mesalazina, utilizada no tratamento de doenças inflamatórias intestinais como colite ulcerativa e doença de Crohn, pode, de fato, causar danos renais, embora isso seja raro. Ela está associada a nefrotoxicidade, incluindo nefrite intersticial (tanto aguda quanto crônica) e, em alguns casos, insuficiência renal.

É por isso que o monitoramento regular da função renal é fundamental durante o uso desse medicamento, especialmente para quem já tem histórico de problemas renais. O acompanhamento deve incluir exames de creatinina sérica e da taxa de filtração glomerular (TFG), o que ajuda a detectar precocemente qualquer comprometimento renal.

Por esse motivo, o FDA recomenda que, enquanto estiver usando a mesalazina, você faça esses exames periodicamente para garantir que seus rins estão funcionando bem. O importante é manter esse acompanhamento próximo e conversar com o nefrologista caso note qualquer sintoma novo, como inchaço ou mudanças no volume urinário.

Uma teleconsulta pode ser uma maneira conveniente e segura de tirar mais dúvidas e discutir o acompanhamento necessário, evitando idas ao consultório e os riscos de exposição a infecções. A plataforma Doctoralia oferece fácil acesso aos médicos mais bem recomendados, e esse monitoramento pode ser feito de forma prática e rápida.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Primeira consulta Nefrologia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.