A mente da gente cria coisas na cabeça e faz a gente acreditar nessas coisas mesmo nem estando perto

16 respostas
A mente da gente cria coisas na cabeça e faz a gente acreditar nessas coisas mesmo nem estando perto de acontecer ?
Olá,
Ao longo da nossa trajetória, nós vamos desenvolvendo modos de lidar com situações e isso vai formando um determinado padrão, verdades que são absolutas para nós, mesmo que não sejam verdades do mundo externo, mas, do nosso mundo interno.
Essa é uma das formas que a nossa mente encontra de nos fazer resistir a experiências dolorosas e de conseguirmos superar essas experiências negativas.
Por outro lado, quando essas verdades são distorcidas, não condizem com a realidade, elas trazem prejuízos para várias áreas da nossa vida, como relacionamentos, vida financeira, família, lazer, entre outros.
É importante que você consiga identificar e modificar esses padrões para conseguir ajustar essa forma de funcionamento.

Inclusive, esses são alguns dos objetivos trabalhados no processo de Psicoterapia.

Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se a sua realidade não está sendo suficientemente satisfatória, é possível que sua mente use como mecanismo de defesa se refugiar na fantasia. Ou ainda é possível que a criação de ideais errôneas esteja ligada ao processo de projeção, onde o indivíduo vê em outras pessoas e no ambiente a sua volta questões não trabalhadas em si mesmo. A saúde mental deve ser levada a sério, antes que comece a afetar de forma significativa a vida do sujeito. Recomenda-se procurar um profissional da psicologia para promover o autoconhecimento e a melhora na qualidade de vida.
olá, bom dia. É importante notar e estar atento a quais fatores esses pensamentos estão relacionados e quando eles começam. Ficar alerta quando iniciam esses pensamentos dão um panorama de como e porque eles estão aparecendo e que eles tem uma logica que pode ser compreendida se houver mais detalhes sobre o que está se passando em outros aspectos de sua vida. quando mais detalhes for possível observar maior a possibilidade de que eles reduzam.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 60
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O pensamento é uma função psíquica muito importante. Cada pessoa precisa aprender a conhecer como é seu jeito de pensar, seu modus operandis de pensar, e aí isso permitirá desenvolver autocontrole. As pessoas ansiosas são as que mais precisam desse tipo de autoconhecimento e autocontrole e elas podem pensar e "remoer" coisas do passado, do presente ou do futuro como você relatou, e realmente em alguns momentos alguns acabam até acreditando em coisas criadas pelo pensamento.
Olá, Tudo bem?! Os nossos pensamentos são descrições da nossa realidade. Eles são como mecanismo de defesa, que podem ser utilizados para nos "proteger" de alguns episódios traumáticos.

Porém, precisa ser analisado as trajetórias desses pensamentos e como você está conduzindo sua realidade através desses pensamentos.

Procure ajuda profissional.
Fico a disposição
Sim! nossa mente tem um potencial enorme! cuidar dos pensamentos é muito importante, pois o que você pensa você se torna.
Olá! Sim, a mente pode criar uma infinidade de pensamentos distantes da realidade apresentada, suposições ilusórias do passado ou do futuro, que não coincidem com o que as evidências reais apontam. Quanto mais distante da realidade maior pode ser o sofrimento, as idealizações e/ou distorções cognitivas. Se isso tem sido algo recorrente e te causa prejuízo é importante que busque ajuda de um psicólogo. No processo terapêutico você conseguirá identificar esses pensamentos disfuncionais, a origem deles e como modificá-los. Vale muito a pena tomar consciência de como nossa mente funciona e investir na saúde mental!
Sim. Nossa mente tem esse poder de fantasiar, criar cenas como se fossem em um teatro, e muitas vezes acreditamos nessas cenas sem ao menos questioná-las. Isso pode ter muito a ver com "necessidades" não supridas principalmente na infância e adolescência e com desenvolvimento de esquemas, ou seja, modo que aprendeu a lidar diante dessas necessidades que "parecia funcionar" e a utilização de modo até hoje. Isso de forma fantasiosa nível bom, prazeroso, quanto catastrófico, medonho. São as distorções cognitivas em relação à realidade.
O psicólogo da abordagem TCC será um auxiliador eficaz para te ajudar a entender esse processo e a modificar sua forma de pensar.
Sim, são sintomas provenientes de ansiedade disfuncional ao qual a mente idealiza situações que não condiz com a realidade. Analisar o que vem na nossa mente como um observador pode te ajudar a perceber se o pensamento que vem naquele momento é real ou não deve ser levado em consideração. Busque ajuda de um psicólogo para te auxiliar a desenvolver essa habilidade e você conseguirá melhorar muito. Espero ter ajudado, um abraço!
Olá. Boa tarde! É muito importante que você busque uma avaliação psicológica para entender melhor. A nossa mente é muito poderosa e pode sim te levar para esse lugar que você descreveu. Mas existem diferentes níveis. São em cima desses níveis que iremos checar como cuidar. Busque uma avaliação para saber se é só uma ansiedade (que te tira do momento presente e te leva para um futuro imaginativo catastrófico) ou se é algo mais sério. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá! Sim, a mente humana é capaz de criar situações imaginárias e fazer com que a pessoa acredite nelas, mesmo que não estejam próximas de acontecer na realidade. Isso pode ser causado por diversos fatores, como ansiedade, estresse, medo, insegurança, entre outros. Quando esses pensamentos imaginários começam a afetar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para aprender a lidar com eles. Abraço!
Olá! Sim, a nossa mente tem grande poder em criar acontecimentos imaginários e podemos inclusive acabar nos comportando de determinada maneira que favoreça essa situação que imaginamos. Esses pensamentos geralmente são característicos de pessoas com ansiedade. Procure ajuda profissional de um psicólogo. Se cuide. Abraços
Boa tarde
A mente cria situações boas e ruins ,porém são os pensamentos negativos que mais causam desequilíbrios emocionais. A vigilância é um fator importante pois esses pensamentos desencadeiam ansiedades, pânico, estresse e dificuldade de concentração. Procure ajuda terapêutica para cuidar através de técnicas respiratórias e verbalização de sentimentos e buscar novos caminhos para lidar com os pensamentos ruins .
Olá! Sim, a ansiedade tende a criar imagens e cenários que podem a nunca vir a acontecer. Por isso é importante a terapia, lá vamos criar ferramentas para lidar com os pensamentos intrusivos, com as emoções, conseguindo lidar de forma mais funcional com eles.
Estou a disposição!
Sim, nossa mente tem o poder de criar cenários e preocupações que muitas vezes não têm uma base concreta na realidade imediata. Isso pode acontecer devido à ansiedade, medo do desconhecido ou experiências passadas que influenciam nossa percepção do futuro. A capacidade de antecipar situações é uma função natural da mente humana, mas às vezes isso pode levar à criação de preocupações excessivas ou cenários improbáveis que nos fazem acreditar que algo vai acontecer, mesmo que não haja evidências concretas para isso. É importante reconhecer esse padrão e trabalhar para equilibrar a antecipação saudável com uma avaliação realista das situações.
Desenvolver habilidades de autoconsciência, como a prática da atenção plena (mindfulness), pode ajudar a discernir entre pensamentos construtivos e preocupações irracionais. Além disso, buscar o apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode proporcionar perspectivas adicionais e estratégias para lidar com essas preocupações de forma mais equilibrada e consciente.
Olá! A resposta para sua pergunta é sim. Temos dois tipos de pensamentos que vem a nossa mente o tempo todo. Um deles é o pensamento funcional que é verdadeiro e condiz com a realidade. O outro tem o nome de disfuncional e esse não é verdadeiro e faz com que sejamos desviados dos nossos objetivos e planos. Vale mencionar que os pensamentos levam as emoções como ansiedade e medo. Quando acreditamos que o pensamento disfuncional é o verdadeiro sentimos ansiedade e sofremos por algo que ainda não aconteceu. A questão mais complexa de tudo isso é que esses pensamentos não são sempre conscientes e justamente por isso é necessário ter a ajuda de um Psicólogo para lidar melhor com eles. No processo psicoterapêutico os pensamentos são analisados e os que são identificados como disfuncionais são trabalhados em sessão para que sejam controlados pelo paciente e transformados em novos pensamentos.
Caso perceba que está com dificuldade de lidar com essa questão busque ajuda profissional.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.